1 / 4

original diario parte 22

blenda
Download Presentation

original diario parte 22

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Da casa de Juquita fomos até a casa do Rei e da Rainha que repassaram a coroa no último ano, que fica na Rua Argina Silvino. Estes dois são genro e filha da irmã de Seu Zeca e de Seu Dola. Aqui uma novidade para mim: mesmo depois de já ter recebido e repassado a coroa, o Reinado Festeiro ainda tem compromissos de oferecer comida durante a Festa. Estes ofereceram um farto lanche para todos os que acompanhavam o evento, foram servidos salgados (coxinhas, quibes, etc), refrigerante, suco, vinho e doces (brigadeiro, suspiro, etc.). A banda e os familiares de seus componentes ficavam num lugar distinto dos demais que acompanhavam a Festa.

  2. Ao deixar a casa o grupo se dispôs para cantar uma música em agradecimento pela comida recebida. A música dizia: “Deus lhe pague seu café e também sua merenda. Os perigos que houver Nossa Senhora lhe defenda”, e na retirada da bandeira: “Minha bandeira vai sair de vagarim, vou pedir Nossa Senhora pra tomar conta de mim.” Deste local fomos até a casa de Seu Zeca, neste percurso se cantou: “O exemplo do cativeiro, quando o senhor me batia. Eu gritava por Nossa Senhora, meu Deus, quanto a pancada doía”. Cantou-se também: “A beija-flor toma conta do jardim, vou pedir Nossa Senhora pra tomar conta de mim.”

  3. Ao chegar a casa de Seu Zeca a banda começou a anunciar o fim do evento do sábado a noite. Cantaram: “Oh entende, oh entendê, Nossa Senhora da Conceição. Acabou a nossa festa, acabou a procissão.” Cantou-se também: “A banda vai, vai recolher; com muita alegria olê, lê; com muito prazer.” Esta etapa da Festa terminou as duas horas, já que naquele dia começou o horário de verão. Dormi na casa da nora e do filho de Seu Zeca. Na casa dormiu também uma estudante da Unicamp presente na Festa. Os donos da casa nos levaram até este local, arrumaram nossas camas e disseram que poderíamos ficar a vontade e que os desculpassem, pois eles nos deixariam lá para esperar acordados num pagode o início da alvorada marcada para as quatro horas.

  4. A alvorada iniciou-se pontualmente as quatro horas em frente a casa de Seu Zeca. De lá caminhamos até o cruzeiro localizado próximo a Igreja. Aí chegando, foram entoadas músicas que se referiam a este lugar. Ainda no cruzeiro foram rezados um Pai Nosso e várias Ave Marias em intenção dos congadeiros já falecidos, dos governantes do Brasil, de outras paróquias e arquidioceses próximas e das pessoas que acompanhavam a Festa.

More Related