1 / 19

Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação

Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação. Dermeval Saviani. A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos.

Download Presentation

Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação Dermeval Saviani

  2. A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. • Os animais irracionais, se adaptam à realidade natural, enquanto os homens adaptam a natureza em si, retirando da natureza os meios para sua sobrevivência e transformá-la, criando um mundo humano.

  3. O que diferencia o homem dos outros animais é o trabalho. • Trabalho é uma ação intencional. • Trabalho= Ação intencional do homem que transforma a Natureza.

  4. Trabalho material: Trabalho que se separa de quem o produz. • Trabalho não-material: trabalho que não se separa de quem o produz, virando idéias, valores, conceitos. • Educação como trabalho não-material.

  5. O ato de dar aula, é inseparável da produção desse ato e de seu consumo. (produzida pelo professor e consumida pelos alunos • Trabalho educativo: é o de produzir direta e direcionalmente, em casa individuo singular, a humanidade que é produzida histórica.

  6. O objeto de educação diz respeito identificação dos elementos culturais e a descoberta das formas mais adequadas para atingir seu objetivo. • Quem educa o educador é o próprio educando.

  7. O clássico não se confunde com o tradicional. • A escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado. • Saber sistematizado não se trata de qualquer tipo de saber.

  8. Ciência é exatamente o saber metódico, sistematizado. • Em grego há três palavras referentes ao fenômeno do conhecimento: doxa, sofia, episteme.

  9. O conhecimento que produz palpites, não justifica a existência da escola; • O conteúdo fundamental da escola elementar:ler, escrever, contar, os rudimentos das ciências naturais e das ciências sociais;

  10. Currículo é tudo o que a escola faz; • Currículo é  o conjunto das atividades nucleares desenvolvidas pela escola;

  11. No ano letivo é reservado muito tempo para todo tipo de comemoração, e muito pouco para transmissão-assimilação de conhecimentos sistematizados; • A escola tornou-se um mercado de trabalho disputado pelos diferentes tipos de profissionais;

  12. E neutraliza o seu papel de democratização ; • Não entramos na fase clássica continuamos na romântica; • O clássico na escola é a transmissão – assimilação do saber sistematizado;

  13. Equívoco da Escola Nova em relação ao problema da atividade e da criatividade; • Ensino Tradicional  perde de vista os fins, tornando mecânicos e vazios do sentido dos conteúdos que transmitia.

  14. O automatismo é condição da liberdade e que não é possível ser criativo sem dominar determinados mecanismos.

  15. A liberdade só será atingida quando os atos forem dominados. e isto ocorre no momento em que os mecanismos forem fixados. portanto, por paradoxal que pareça, exatamente quando se atinge o nível em que os atos são praticados automaticamente que se ganha condições de se exercer, as atividades que compreende os referidos atos.

  16. Objeto da atividade é afirmar que o aprendiz, no exercício daquela atividade nunca é livre. • Linguagem escrita é necessária dominar os mecanismos próprios, e fixar certos automatismos, incorporá-los, isto é, torná-los, parti do nosso corpo, do nosso organismo, interá-los em nosso próprio ser.

  17. Aspectos mecânicos na medida em que vai se libertando do aspecto mecânico, o alfabetizando pode, progressivamente, ir concentrando cada vez mais sua atenção no conteúdo, isto é, no significado daquilo que é lido ou escrito.

  18. Hábito significa criar uma situação irreversível. Para isso, porém é preciso ter insistência e persistência; face mister repetir muitas vezes determinados atos até que eles se fixem.

  19. Ação escolar pela mediação da escola acontece à passagem do saber espontâneo ao saber sistematizado, da cultura popular a cultura erudita. • Alunas: Ariani, Michele, Jussara

More Related