1 / 15

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC. O que é o Pronatec?.

henry
Download Presentation

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC

  2. O que é o Pronatec? O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

  3. Quais são as suas ações? O Pronatec envolve um conjunto de iniciativas, que abrange diversos sub-programas com aspectos específicos. Uma delas é a Bolsa-Formação, um financiamento por meio do qual serão oferecidos diversos cursos nas escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT para diversos grupos sociais (estudantes, trabalhadores, beneficiários, etc).

  4. Quais são os cursos oferecidos? • Técnico para quem está matriculado no ensino médio – Catálogo Nacional de Cursos Técnicos • Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional – Guia Pronatec de Cursos FIC

  5. Quem pode se inscrever nos cursos? • Trabalhadores; • Povos indígenas; • Comunidades quilombolas; • Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; • Desempregados; • Pessoas com deficiências; • Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; • Praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra; • Estudantes.

  6. Como é feita a inscrição para a Bolsa-Formação? • Através das instituições ofertantes; • Através de encaminhamento dos parceiros do MEC (Secretarias de Educação, Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Defesa (MD) e do Turismo (MTUR) • Através do site do Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br

  7. Qual é a assistência estudantil oferecida ao estudante? • Kit com material escolar individual; • Fornecimento de lanche diariamente; • Uniforme – 2 camisetas; • Passe Livre ou Auxílio Transporte; • Material didático; • Possibilidade de concorrer aos programas do IFB.

  8. O que é o IFB? O Instituto Federal de Brasília (IFB) surgiu a partir da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que já existe há mais de 100 anos. Os Institutos Federais são instituições públicas vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), presentes em todo o Brasil, que oferecem cursos gratuitos de formação inicial e continuada (FIC), cursos técnicos de nível médio, cursos de graduação e curso de pós-graduação, articulados a projetos de pesquisa e extensão. Atualmente é composto por 9 unidades e a 10ª em implantação.

  9. Onde está o IFB? Vídeo Institucional IFB

  10. Quais cursos serão ofertados no Campus Taguatinga Centro em 2012? Carga Horária cursos: 205 horas Término dos cursos: 19/12/2012

  11. Critérios de Avaliação: • Nota mínima para aprovação 5,0 • Frequência mínima de 75% da carga horária total do curso • Não há possibilidade de repetição do módulo.

  12. Do que se trata o meu curso? AGENTE DE VIAGENS Planeja e comercializa serviços turísticos, incluindo passagens aéreas nacionais e interna­cionais, reservas hoteleiras, pacotes turísticos, informações ao viajante, seguro de viagens e demais informações pertinentes ao bem estar de clientes em viagens de turismo, trabalho e estudo. AGENTE DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS Informa e orienta turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos, bem como presta informações históricas, culturais e artísticas locais. Apresenta capacidade de comu­nicação, organização, discrição, iniciativa, adaptação a novas situações, eficiência e espírito de equipe. RECEPCIONISTA Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (te­lefone, virtual e presencial), utilizando o Português e, excepcionalmente, o Espanhol e o Inglês. Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Tria informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização, de modo a atender com rapidez e eficiência às necessidades do cliente. Ao identificar dificuldades no atendimento, propõe alternativas de solução ou melhoria.

  13. Do que se trata o meu curso? RECEPCIONISTA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM Recepciona e acolhe diferentes hóspedes/clientes por meio de diversos canais de comu­nicação. Efetua os procedimentos de recepção, com atenção aos princípios éticos e ob­servância às questões legais, de modo a promover satisfação e garantir a qualidade e excelência do atendimento. RECEPCIONISTA DE EVENTOS Recepciona e acolhe pessoas em eventos. Conduz, orienta e fornece informações, mate­riais e equipamentos necessários. ORGANIZADOR DE EVENTOS Planeja, promove e coordena a organização de eventos em todas as etapas do processo. Elabora o projeto, busca a captação e a negociação dos eventos. Vende e administra.

  14. Mudança de Instalações

  15. Contatos: Secretaria: 2103-2241 Recepção: 2103-2249 Departamento Administração: Carine - 2103-2240 Coordenação Adjunta: 2103-2247 melina.salgado@ifb.edu.br www.ifb.edu.br

More Related