1 / 9

Custeio Variável/Direto

Custeio Variável/Direto. Análise Custo/Volume/Lucro CVL – Análise Gerencial. Introdução. Os custos para que se possa efetuar a análise CVL precisam ser classificados em Variáveis e Fixos. Variáveis em relação ao volume de vendas; Fixos que independem do volume de vendas. Absorção x Variável.

ilori
Download Presentation

Custeio Variável/Direto

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Custeio Variável/Direto Análise Custo/Volume/Lucro CVL – Análise Gerencial

  2. Introdução • Os custos para que se possa efetuar a análise CVL precisam ser classificados em Variáveis e Fixos. • Variáveis em relação ao volume de vendas; • Fixos que independem do volume de vendas.

  3. Absorção x Variável • No método de custeio por absorção dos custos indiretos, assim como os custos diretos são absorvidos pelos produtos durante o processo produtivo não importando se são custos vinculados à produção ou às instalações da empresa. • Entretanto, para o custeio variável existem alguns custos, como é o caso do aluguel, que são fixos e não interferem no volume da produção. Se a empresa produzir 100 ou 1000 unidades, o aluguel permanecerá o mesmo, pois não está vinculado à produção, mas à estrutura física das instalações da fábrica. Logo, para o custeio variável, os custos mais importantes são aqueles decorrentes do processo produtivo, logo que irão variar com a quantidade. • Custeio Variável aloca aos produtos custos que variam com o volume da produção, sejam eles custos diretos ou indiretos, com o objetivo de levantar a margem de contribuição de cada produto.

  4. Margem de Contribuição • É o que resta da receita de venda depois de abatidas as despesas e os custos variáveis da produção. • Mostra a capacidade de cada produto tem de cobrir os custos e as despesas fixas da empresa. • PV – CV = Margem de Contribuição • MC/PV = Rentabilidade do Produto

  5. Vamos analisar o quadro abaixo, levando em consideração que a empresa deseja parar de fabricar um dos produtos. Que decisão deveria ser tomada, lembrando que os custos fixos da empresa somam R$ 165.000?

  6. Se a MC é 212.600 e os CF somam 165.000, o Lucro da empresa será de R$ 47.600.

  7. Análise da Lucratividade com a retirada de um dos produtos do mercado.

  8. Análise CVL do Exemplo • O produto Y é o que tem a maior capacidade de cobrir os custos fixos da empresa, sendo o mais rentável e lucrativo em comparação com os outros dois. • O produto Z é o que apresenta a menor capacidade de cobrir os custos fixos, embora seu preço de venda seja o segundo maior. Mesmo sendo o produto mais vendido da empresa, por ter seu custo variável alto, é o que apresenta a menor margem de ganho. • A retirada de qualquer um dos produtos do mercado trará prejuízo. Sendo assim, na retirada de um produto, outro deverá ter sua produção aumentada, como o incentivo à venda no mercado consumidor. Esta é a única forma de manter a margem de lucratividade da empresa de 4% ou elevá-la.

  9. Quadro comparativo dos Produtos para a Análise CVL

More Related