1 / 9

Sociedade em Comandita por Ações

Sociedade em Comandita por Ações. Equipe: Edilene Cordeiro Eulalia Reis Fabíola Martins Luana Maria Noriê Santos. Introdução.

kalil
Download Presentation

Sociedade em Comandita por Ações

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sociedade em Comandita por Ações Equipe: Edilene CordeiroEulalia ReisFabíola MartinsLuana MariaNoriê Santos

  2. Introdução A Sociedade em Comandita por Ações originou-se na França, tendo sido instituída pelo Código Civil de 1807, adquirindo, ao longo do século XIX, considerável notoriedade.

  3. Conceito A sociedade em comandita por ações pode ser definida como aquela na qual o capital é dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas da sociedade anônima.

  4. Caracteristicas • possui sócios de responsabilidade limitada e sócios que, em virtude da função que ocupam, assumem responsabilidade subsidiária, ilimitada e solidária pelas obrigações sociais. • somente o acionista pode fazer parte da diretoria, • os diretores serão nomeados pelo estatuto por tempo indeterminado e só podendo ser destituídos por deliberação de 2/3 dos acionistas. • pode adotar firma ou denominação,

  5. A assembléia geral não pode mudar o objeto essencial da sociedade, prorrogar seu prazo de duração, aumentar ou reduzir seu capital social, sem a anuência dos diretores. • não tem natureza contratual e sim institucional • não poderão os menores ou incapazes ocupar as funções de gerentes ou diretores

  6. Responsabilidade dos sócios A responsabilidade dos sócios varia de acordo com o seu posicionamento diante a sociedade. • Para se tornar sócio precisa-se ser acionista de ações disponíveis na sociedade • o Sócio que desejar ingressar como diretor da sociedade deverá ser nomeado no ato constitutivo da sociedade • “ apenas o sócio ou acionista tem qualidade para administrar ou gerir a sociedade, e como diretor ou gerente, responde subsidiária, mas ilimitada e solidariamente, pelas obrigações da sociedade “art. 282, da LSA ( 6.404/76 ),

  7. Com base no art. 1.091, § 1º, do CC, “ se a sociedade obtiver mais de um diretor, todos respondem solidariamente, após esgotados os bens sociais ”. • Com uma possível futura exoneração do diretor, o mesmo continuará respondendo mesmo que não componha função na diretoria, durante dois anos pelas obrigações sociais contraídas durante sua administração.

  8. Dissolução/Extinção Dissolução é o processo de extinção do contrato de uma sociedade. Uma sociedade é dissolvida: • Por prazo determinado, nos casos previstos no estatuto ou contrato; • Por consenso unânime dos sócios; • Por deliberação da Assembléia Geral; • Por extinção, na forma da lei, da autorização para funcionar; • Em caso de falência.

  9. Considerações Finais Esse tipo de sociedade permite o exercício comercial a pessoas que querem investir pouco capital, investindo, em troca, poucos bens e seus conhecimentos administrativos e habilidades como líder. Mas hoje, raramente se constitui uma Sociedade em Comandita por Ações, o que a torna um objeto em extinção no mundo empresarial. Tudo isso devido a procura, através dos novos investidores, pela sociedade limitada e anônima, sendo mais atrativa através de suas flexibilidades.

More Related