1 / 102

O ensino de matemática e a Prova Brasil/SAEB

O ensino de matemática e a Prova Brasil/SAEB. Claudia Vanessa Cavichiolo Lisiane Cristina Amplatz Lucimar Donizete Gusmão Renata Cristina Lopes Equipe de Matemática DEB/SEED/PR debmatematica@gmail.com (41) 3340 1714. OBJETIVO DO EVENTO. Discutir : O instrumento de avaliação e seu objetivo;

lukas
Download Presentation

O ensino de matemática e a Prova Brasil/SAEB

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O ensino de matemática e a Prova Brasil/SAEB

  2. Claudia Vanessa CavichioloLisiane Cristina AmplatzLucimar Donizete GusmãoRenata Cristina LopesEquipe de MatemáticaDEB/SEED/PR debmatematica@gmail.com(41) 3340 1714

  3. OBJETIVO DO EVENTO Discutir: • O instrumento de avaliação e seu objetivo; • Matrizes (Saeb x Estado); • A análise e a utilização dos resultados; • A construção dos itens (descritores / distratores); • Sobre o planejamento escolar; • A relação ensino de Matemática e Prova Brasil. • Resolução de Problemas: na Prova Brasil e na sala de aula.

  4. PROVA BRASIL / SAEB Objetivos Gerais da Avaliação: a) avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado; b) contribuir para o desenvolvimento, em todos os níveis educativos, de uma cultura avaliativa que estimule a melhoria da qualidade e equidade da educação brasileira;

  5. c) concorrer para a melhoria da qualidade de ensino, redução das desigualdades e democratização do ensino público nos estabelecimentos oficiais, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional; d) oportunizar informações sistemáticas sobre as unidades escolares.

  6. PROVA BRASIL / SAEB O SAEB é composto por dois processos: • ANEB/SAEB: Avaliação Nacional da Educação Básica. • ANRESC/Prova Brasil: Avaliação Nacional do Rendimento Escolar

  7. PROVA BRASIL / SAEB • SAEB: é realizada por amostragem e é aplicado para alunos do 5º ano/4ª série, 9º ano/8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. • Prova Brasil: Avalia todos os estudantes da rede pública matriculados no 5º ano/4ª série, 9º ano/8ª série do Ensino Fundamental.

  8. A Prova Brasil e o SAEB constituem a base para a definição do:

  9. O IDEB combina dois indicadores: rendimento escolar (taxa de aprovação) e desempenho dos estudantes (avaliação do Saeb e Prova Brasil). Prova Brasil: é utilizada para o cálculo do IDEB de municípios e de escolas da rede pública. SAEB: subsidia o cálculo do IDEB dos estados e do IDEB nacional.

  10. IDEB: Padrões e Critérios que combinam: Taxade aprovação Resultados das avaliações de aprendizagem PROVA BRASIL (5ºano/4ªsérie e 9º ano/8ª série dos municípios e das escolas da rede pública)‏ e SAEB (5ºano/4ªsérie e 9º ano/8ª série do EF e 3ª série do EM das Unidades da Federação e do Brasil)‏ RendimentoEscolar

  11. A metodologia adotada na construção e aplicação dos testes da Prova Brasil/Saeb é adequada para avaliarredes ou sistemas de ensino, e não alunos individualmente.

  12. Um aluno não responde a todas as habilidades previstas, em uma única prova. Um conjunto de alunos responde a várias provas. (21 cadernos) • Os resultados não refletem a porcentagem de acertos de um aluno respondendo a uma prova, mas a de um conjunto de alunos, respondendo às habilidades do currículo proposto, distribuídas em várias provas diferentes.

  13. PROVA BRASIL / SAEB Como são elaboradas as avaliações? • A partir das Matrizes de Referência - documento em que estão descritas os conhecimentos a serem avaliados e as orientações para a elaboração das questões. Essas matrizes reúnem o conteúdo a ser avaliado em cada disciplina e série.

  14. As matrizes são elaboradas a partir: • PCN • Referenciais curriculares estaduais (DCE) e municipais • Consulta a professores • Exame de livros didáticos • Análise final de professores especialistas

  15. IMPORTANTE! • As matrizes de referência representam um recorte das matrizes curriculares feito com base no que pode ser aferido por meio dos instrumentos utilizados na Prova Brasil/Saeb. • Elas não englobam todo o currículo escolar e não podem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas, pois um recorte é feito com base naquilo que pode ser aferido.

  16. PROVA BRASIL / SAEB As Matrizes de Referência estão subdivididas em tópicos ou temas e estes, em descritores. • O descritor é o detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. • Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados.

  17. Exemplo: Espaço e Forma

  18. Há descritores que permitem a elaboração de itens por meio de situações-problema. Outros descritores focalizam conhecimentos de nível técnico e dão origem a itens com textos curtos (calcule, efetue) bastante usuais em livros didáticos e no ensino de matemática, ainda hoje. • Um fator que merece destaque é que esse tipo de item não apresenta contextualização, a não ser na própria Matemática, mas também fazem parte da avaliação porque é necessário que esses conhecimentos sejam isolados, a fim de que se possa distinguir onde está a dificuldade/facilidade pedagógica do aluno

  19. Há Descritores que permitem a elaboração de itens por meio de situações-problema. • Outros descritores focalizam conhecimentos de nível técnico e dão origem a itens com textos curtos (calcule, efetue) bastante usuais em livros didáticos e no ensino de matemática, ainda hoje.

  20. Exemplo: Números e Operações/Álgebra e Funções - (9º ano/ 8ª série)

  21. PROVA BRASIL / SAEB • As matrizes de Matemática estão estruturadas por anos e séries avaliadas. • Para cada um deles são definidos os descritores que indicam um determinado conhecimento que deve ter sido desenvolvido nessa fase de ensino. Esses descritores são agrupados por tema que relacionam um conjunto de objetivos educacionais.

  22. Matriz de Referência de Avaliação e Matriz Curricular: Diferenças Fundamentais

  23. Matriz Curricular é constituída por várias dimensões que direcionam o trabalho em sala de aula:

  24. A Matriz Curricular é um documento prescritivo, que direciona o ensino, insere-se no Projeto Pedagógico da instituição e é construído coletivamente pela comunidade escolar, com base em orientações curriculares da área indicadas por órgãos oficiais e na realidade escolar. • Matriz de Referência de Avaliação é um documento descritivo, no geral escrito por técnicos, e que leva em consideração documentos curriculares oficiais. É um “recorte” de uma Matriz Curricular que não direciona o ensino, mas que delimita o que vai ser avaliado na prova a ser realizada em um programa de avaliação em larga escala.

  25. A Matriz de Referência de Matemática para o SAEB/Prova Brasil, da maneira como está elaborada, apresenta um conjunto de conhecimentos básicos que se deseja ver desenvolvidas em estudantes no fim de cada etapa escolar, mas destaca apenas a dimensão conceitual (noções e conceitos matemáticos).

  26. Matrizes Curriculares destacam, no processo de ensino e aprendizagem de matemática, a resolução de problemas como eixo norteador. • Os descritores da Matriz de Referência também apontam que as questões presentes na avaliação do SAEB/Prova Brasil tenham como foco a resolução de problemas.

  27. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA

  28. Temas 5º Ano/4ª Série

  29. Temas 9º Ano/8ª Série

  30. Temas 3ª Série - EM

  31. MATRIZ DE REFERÊNCIA X DCE

  32. PROVA BRASIL / SAEB Parte importante do currículo para:

  33. PROVA BRASIL / SAEB Parte importante do currículo para:

  34. PROVA BRASIL / SAEB Parte importante do currículo para:

  35. PROVA BRASIL / SAEB Parte importante do currículo para:

  36. ATIVIDADE 1 Aproximação entre Descritores e Expectativas de Aprendizagem.

  37. Discutindo ... Todas as expectativas são contempladas nos descritores? O descritor, em análise, está presente em quais séries? Há expectativas que não podem ser aferidas em uma avaliação de larga escala, como a Prova Brasil?

  38. Exemplo ... TEMA: Espaço e Forma CONTEUDO ESTRUTURANTE: Geometrias

  39. D11: Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações. C.E.:5ª série (57) Diferencie círculo e circunferência identificando seus elementos. 6ª série (112) Reconheça círculo e circunferência e alguns de seus elementos: centro, raio, arco, diâmetro e corda.

  40. ESCALA DE PROFICIÊNCIA • Os resultados da avaliação de Matemática são organizados em uma escala de proficiência. A escala é numérica e varia de 0 a 500. Conhecimentos: 4ª EF < 8ª EF < 3ª EM

  41. Como os números indicam apenas uma posição, é feita uma interpretação pedagógica dos resultados por meio da descrição, em cada nível, do grupo de conceitos que os alunos demonstraram ter desenvolvido, ao responderem às provas. • É possível saber, pela localização numérica do desempenho na escala, quais conceitos os alunos já construíram, quais eles estão desenvolvendo e quais ainda faltam ser alcançados.

  42. NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA • O que caracteriza um nível de proficiência é um conjunto de conceitos. Isto significa que, às vezes, um conjunto de estudantes está alocado em um nível de proficiência, pois mostra ter desenvolvido os conceitos desse nível. • Esse mesmo grupo de estudantes pode também ter desenvolvido alguns conceitos alocadas no nível seguinte, mas não o conjunto de conceitos desse nível.

  43. O que determinará que um grupo de estudantes esteja em um nível e não em outro é exatamente o fato de esses estudantes demonstrarem, na resolução dos itens, um conjunto de conceitos desenvolvidos que caracterizam esse nível. • Assim, em cada nível, destacamos o conjunto de habilidades mais frequentes, o que caracteriza o nível de proficiência.

  44. Na Prova Brasil e no SAEB os níveis são subdivididos de 25 em 25. Importante • Fazer a leitura mais integral da escala observando-se não apenas a posição do desempenho de sua escola, mas também o significado dos intervalos posteriores ou anteriores ao que a escola ficou posicionada.

  45. PESQUISANDO O ÍNDICE DE PROFICIÊNCIA DA SUA ESCOLA www.inep.gov.br

More Related