1 / 71

Taxonomia de Objetivos Educacionais: Aplica o na rea de Ci ncias da Administra o

nemo
Download Presentation

Taxonomia de Objetivos Educacionais: Aplica o na rea de Ci ncias da Administra o

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    2. Aprendizagem é um fenômeno plural e interativo.

    3. A aprendizagem ocorre simultânea e interativamente em, pelo menos, três domínios: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor.

    4. DOMÍNIOS DA APRENDIZAGEM

    6. DOMÍNIOS DA APRENDIZAGEM

    9. Taxonomia (do grego taxis -- ordenação -- e nomos -- sistema, norma) é todo sistema de classificação que possua três características: (a) cumulatividade, (b) hierarquia e (c) eixo comum.

    10. Cumulatividade significa que uma categoria do sistema de classificação abrange as categorias precedentes.

    11. Hierarquia implica em que no sistema de classificação uma categoria é superior ás que a precedem e inferior as que lhe sucedem.

    12. Eixo comum é a propriedade que uma taxonomia possui de ter um traço comum a todas as categorias que a integram.

    13. No caso presente, trata-se de uma Taxonomia de Objetivos Educacionais. Novamente, o que é isso? Vejamos por partes.

    14. Primeiro, é um sistema de classificação com propriedades de cumulatividade, hierarquia e eixo comum, destinado a classificar objetivos educacionais. Isso nos remete à expressão objetivos educacionais.

    15. Objetivos educacionais são enunciados de expectativa de aprendizagem que um instrutor tem com relação a seus alunos. Dois aspectos são salientes num objetivo educacional: Aprendizagem e alunos.

    16. Aprendizagem são modificações observáveis que ocorrem num indivíduo em decorrência de uma instrução. Conseqüentemente, aprendizagem tem a ver com alunos, a instrução é domínio do professor.

    17. Transportemos este conjunto de noções para a Administração. Vejamos um exemplo daquilo que seria um objetivo educacional na área de administração.

    18. “Diferenciar as três etapas das organizações no decorrer do século XX: Era Clássica, Era Neoclássica e Era da Informação.

    19. Observemos a presença dos dois aspectos, referidos anteriormente, neste objetivo educacional: Primeiro, ele expressa aprendizagem, ou seja, um comportamento que pode ser observado. Segundo, é um comportamento dos alunos.

    20. Agora é tempo de verificar a aprendizagem. Escreva um objetivo educacional para o ensino de administração, economia ou contabilidade, sobre tema de sua preferência.

    21. Retomemos o tópico Taxonomia de Objetivos Educacionais. Vimos anteriormente que a aprendizagem pode ocorrer em três domínios: no afetivo, no cognitivo e no psicomotor.

    22. Pois bem, existem taxonomias para objetivos educacionais de cada domínio. Essas taxonomias foram elaboradas por professores universitários nos Estados Unidos, entre eles, Benjamin Bloom.

    23. Vejamos as taxonomias para os três domínios; as categorias que as integram, acompanhadas de exemplos da Administração.

    24. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO COGNITIVO

    25. Examinando-se o diagrama, observa-se que a categoria de processos cognitivos mais simples denomina-se Conhecimento, enquanto que a que representa processos cognitivos mais complexos denomina-se Avaliação.

    26. Iniciando a trajetória das seis categorias pela mais simples, aprendemos que a categoria Conhecimento corresponde a processos de memória ou recordação -- de dados, datas, classificações, definições, modelos, etc.

    27. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO COGNITIVO

    28. São seis, portanto, as categorias de objetivos educacionais que integram o Domínio Cognitivo da aprendizagem. Por extensão, pode-se dizer que essas seis categorias representam processos cognitivos distintos.

    29. Um exemplo de um objetivo da categoria Conhecimento poderia ser, entre outros: “Após a aula expositiva, o aluno será capaz de definir gestão de pessoas.” Observe que, o que se espera do aluno é que ele recorde uma definição que lhe for apresentada anteriormente”.

    30. A categoria de objetivos de complexidade imediatamente superior à de Conhecimento é Compreensão.

    31. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO COGNITIVO

    32. Processos cognitivos de Compreensão requerem que o aluno transforme a informação. Isto pode ser feito, entre outras maneiras, expandindo-a, reduzindo-a, comparando-a com outra, ou dando um exemplo dela.

    33. Processos cognitivos de Compreensão requerem que o aluno transforme a informação. Isto pode ser feito, e entre outras maneiras, expandindo-a, reduzindo-a, comparando-a com outra, ou dando um exemplo dela.

    34. Um exemplo de um objetivo representando processos de Compreensão seria: “A partir da exposição do professor, o aluno deverá estar capacitado a distinguir características da ARH antes e agora”.

    35. A categoria que representa processos cognitivos imediatamente mais complexos do que Compreensão é Aplicação.

    36. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO COGNITIVO

    37. Processos cognitivos de Aplicação implicam em que o aluno translade a informação para uma situação dada. Esta situação deve ser nova, real e problemática.

    38. Um exemplo de objetivo de Aplicação pode ser o que segue: “Utilizar os conceitos de metodologia estatística para formular e testar a validade de hipóteses sobre a média e a proporção de população (Ladir Freitas)”.

    39. Processos cognitivos da categoria Análise são de complexidade cognitiva imediatamente superior aos da categoria Aplicação, é o que estabelece a Taxonomia de Objetivos Educacionais.

    40. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO COGNITIVO

    41. Análise conota processos cognitivos nos quais o aluno deve identificar elementos, princípios e relações subjacentes a uma ou mais informações.

    42. Um exemplo de objetivo de objetivo de Análise seria, por exemplo: “O aluno lerá um caso sobre desmotivação por problema de remuneração e elaborará uma estratégia de solução para o problema exposto, identificando de acordo com o conteúdo das aulas sobre remuneração e clima organizacional”.

    44. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO COGNITIVO

    45. Processos cognitivos dessa categoria caracterizam-se pela produção inovativa, pessoal do aluno. Ou seja, o aluno utiliza os processos cognitivos precedentes e produz algo seu próprio.

    46. Um exemplo de objetivo da categoria Síntese seria: “Após a exposição, o aluno terá um conhecimento sistemático dos processos de avaliação e desempenho e será capaz de elaborar um, a partir dos elementos fornecidos sobre determinada organização”.

    47. Finalmente chegamos à categoria mais complexa na Taxonomia do Domínio Cognitivo. Ela é denominada Avaliação.

    48. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO COGNITIVO

    49. Em que consistem os processos cognitivos dessa categoria? Avaliação implica em emitir um juízo com base em critérios.

    50. Observe o enunciado deste objetivo da categoria Avaliação. “Ao término da aula, os alunos estarão aptos, diante de uma dada situação fática e exemplificativa, a identificar o tipo de processo seletivo aplicado”.

    51. Recapitulando, a Taxonomia de Objetivos Educacionais, Domínio Cognitivo é constituída de seis categorias. Em seqüência de complexidade crescente essas categorias são: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação.

    52. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO COGNITIVO

    53. Assim como existe uma Taxonomia para processos cognitivos, existe igualmente um sistema de classificação -- uma Taxonomia -- para processos afetivos associados à aprendizagem.

    54. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO AFETIVO

    55. Nesta Taxonomia, nos ocuparemos apenas das três primeiras categorias, ou seja, Recepção, Resposta e Valorização.

    56. Essa Taxonomia tem como eixo comum a internalização de um valor e é integrada por cinco categorias. Elas estão representadas no diagrama que segue.

    57. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO AFETIVO

    58. A categoria Recepção, também denominada Aquiescência, representa processos afetivos predominantemente passivos. Neste nível o indivíduo tolera -- não recusa -- o valor que lhe é apresentado.

    59. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO AFETIVO

    60. A categoria taxonômica que representa processos cognitivos mais internalizados do que Recepção denomina-se Resposta.

    61. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO AFETIVO

    62. Como se caracterizam processos afetivos da categoria Resposta? Nesse nível taxonômico o aluno sai da passividade do nível anterior e age; a categoria Resposta representa comportamentos ativos.

    63. Aqui está um objetivo da categoria Resposta: “Dado determinado exemplo, após aula expositiva, o aluno identificará em que espécie de foco o ARH está atuando: operacional ou estratégico”.

    64. Entretanto, comportamentos afetivos da categoria Resposta são esporádicos, irregulares, inconsistentes.

    65. Na categoria de comportamentos afetivos Valorização o aluno evidencia condutas consistentes e duradouras. Além disso, nessa categoria o aluno busca persuadir outros a aderir ao valor internalizado por ele.

    66. Este é um objetivo da categoria afetiva Valorização: “Por conseqüência da instrução, o aluno propenderá a conduzir bem as implantações de Programas de Treinamento e Desenvolvimento que lhe forem confiadas durante o exercício profissional, inclusive para orientar seus estagiários e demais auxiliares”.

    67. Neste belo exemplo de objetivo da categoria Valorização notam-se as três características de comportamentos desse nível; ou seja, consistência, persistência e persuasão.

    68. TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: DOMÍNIO AFETIVO

    69. Recapitulando, as categorias taxonômicas que integram o domínio afetivo são cinco. São elas: Recepção, Resposta, Valorização, Organização e Caracterização.

    70. A seguir, você participará de um jogo cujo propósito é verificar sua habilidade de classificar e elaborar objetivos educacionais para o ensino na administração de empresas.

    71. Instruções: Nesse jogo você trabalhará em duplas e receberá uma lista de objetivos de ensino, com a classificação feita pelo autor dos mesmos. Um dos pares fará a análise e colocará a resposta no campo Classificação 1 e o outro fará o mesmo no campo Classificação 2 e depois juntos, faremos a Classificação final.

    72. Taxonomia de Objetivos Educacionais: Área de Administração Os objetivos de ensino constantes deste programa foram elaborados por professores da Universidade Metodista de São Paulo, como parte de treinamento realizado em 2003.

More Related