1 / 25

Mitologia Egípcia Cosmogonia Prof. Fábio Mesquita / Filosofia

Mitologia Egípcia Cosmogonia Prof. Fábio Mesquita / Filosofia. Cosmogonia Egípcia Criação por NUM NUM: Masculino e Feminino Eterno / Infinito / Criador/Auto Fecundação / Tempo / Espaço. Fora de NUM existe o Caos (Aquilo que não é, que não existe, o Nada). CAOS NADA. CAOS NADA. NUN

roscoe
Download Presentation

Mitologia Egípcia Cosmogonia Prof. Fábio Mesquita / Filosofia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mitologia EgípciaCosmogoniaProf. Fábio Mesquita / Filosofia

  2. Cosmogonia Egípcia Criação por NUM NUM: Masculino e Feminino Eterno / Infinito / Criador/Auto Fecundação / Tempo / Espaço. Fora de NUM existe o Caos (Aquilo que não é, que não existe, o Nada).

  3. CAOS NADA CAOS NADA NUN Existência / SER CAOS NADA CAOS NADA

  4. CAOS NADA CAOS NADA NUN Existência / SER Criação de ATUM / RÁ CAOS NADA CAOS NADA

  5. TEFNUT (Água) CHU (Ar) ATUM (Nilo Sagrado)

  6. CAOS CAOS NUM ATUM CHU TEFNUT CAOS CAOS

  7. Deus Chu + Deusa Tefnut Deus Geb (Terra) Deusa Nut (Céu)

  8. CAOS CAOS NUM TEFNUT ATUM CHU GEB NUT CAOS CAOS

  9. Deus Chu + Deusa Tefnut Deusa Nut (Céu) Deus Geb (Terra) Í S I S N É F T I S O S Í R I S S E T H

  10. CAOS CAOS NUM → Chu + Tefnut Atum → Geb + Nut Osíris, Ísis, Seth e Néftis. CAOS CAOS

  11. Hórus: Hórus, detentor de uma personalidade complexa e intrincada, surge como a mais célebre de todas elas. Hórus representa um deus celeste, regente dos céus e dos astros neles semeados, cuja identidade é produto de uma longa evolução, no decorrer da qual Hórus assimila as personalidades de múltiplas divindades. Integra a cosmogonia de Heliópolis enquanto filho de Ísis e Osíris, englobando díspares divindades cuja ligação remonta a este parentesco .

  12. Hátor: Senhora do céu", "alma das árvores", ama-de-leite de Hórus, a vaca Hátor aparece com freqüência nos mitos. É uma deusa benevolente, adorada em várias regiões, principalmente em seu templo de Dendera. Vaca tranqüila que geralmente personifica o olho de Rá, amamentou Hórus quando nasceu. Uma vaca que usava um disco solar e duas plumas entre os chifres representava Hathor, deusa do céu e das mulheres, nutriz do deus Hórus e do faraó, patrona do amor, da alegria, da dança e da música, mas também das necrópoles. Seu centro de culto era a cidade de Dendera, mas havia templos dessa divindade por toda parte. Também era representada por uma mulher usando na cabeça o disco solar entre chifres de vaca, ou uma mulher com cabeça de vaca.

  13. Anúbis:Deus com cabeça de chacal (um dos cães selvagens que então eram comuns no Egito), que domina a arte secreta de impedir que os corpos apodreçam. O “Senhor das necrópoles”, como é chamado muitas vezes, encarrega-se de velar os túmulos e introduzir no outro mundo as almas dos defuntos.

  14. Sobeque: é considerado o senhor do Universo, associando-se ao Sol (algumas divindades tornaram-se solares sem nenhuma justificativa em sua personalidade de origem, é o caso do deus crocodilo Sobeque).

More Related