1 / 9

2.ª questão geradora

2.ª questão geradora. O desejo de consumir, quem o incentiva?. O que é a publicidade?. A publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços

shona
Download Presentation

2.ª questão geradora

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 2.ª questão geradora O desejo de consumir, quem o incentiva?

  2. O que é a publicidade? • A publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços • Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial actividades como o planeamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias. • A publicidade é claramente orientada para o produto, tem como objectivo estimular a compra ou a notoriedade desse produto, podendo servir ainda simplesmente para informar

  3. A 1.ª publicidade • Foi encontrada arqueólogos uma tabuleta em argila a qual continha inscrições babilónicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na Antiguidade.

  4. Publicidade Propaganda • Em Portugal o termo publicidade é usado diversas vezes como sinónimo de propaganda ou para representar a actividade realizada por uma agência de publicidade. • O termo "propaganda" refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial. É uma comunicação de carácter persuasivo que visa defender os interesses económicos de uma indústria ou empresa. • Já a "publicidade" tem um significado mais amplo, pois refere-se à qualquer tipo de comunicação tendenciosa (as campanhas eleitorais são um exemplo, no campo dos interesses políticos). Assim, publicidade é um campo que envolve e contém a propaganda.

  5. Utilização da publicidade • Hoje, todas as actividades humanas beneficiam como o uso da publicidade: • Os profissionais liberais, como médicos, engenheiros, que divulgam por meio dela, os seus serviços; • Os artistas anunciam as suas exposições, os seus discos, os seus livros, etc…, • A ciência utiliza os recursos da publicidade, para promover as suas descobertas e os seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros. • (…)

  6. O que é o Marketing? • Marketing é despertar nos consumidores as suas necessidades reprimidas e demonstrar com suprimi-las através de produtos e/ou serviços. (NÓBREGA, Moacir, 2008). • Marketing engloba todo o conjunto de actividades de planeamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos. Incorpora obrigatoriamente a publicidade, as promoções, o merchandising, força de vendas, patrocínios e as relações públicas. • O marketing surgiu da necessidade de atender às necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" ideias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida • É a cultura de vender a qualquer preço

  7. Merchandising • Conjunto de técnicas comerciais que visam promover o consumo, através da apresentação e localização dos produtos nos locais de venda. • O aparecimento do merchandising é consequência do aparecimento do comércio de grandes superfícies( supermercados e hipermercados). • O merchandising define qual a superfície de venda a atribuir aos produtos, o material a utilizar (montra, prateleiras, etc), o local e o modo de apresentação com a finalidade de obrigar o consumidor a percorrer várias zonas dentro do hipermercado e deste modo obrigá-lo a comprar bens que não esperava comprar.

  8. Branding • O Brandingé considerado um trabalho de marca. É como se criasse uma imagem para ser reconhecida por todo o mercado, de forma que o público a consiga identificar e apreciar. • Ao criarmos e gerirmos uma marca, estamos a potenciar o valor do produto e da empresa dona da marca. Trata-se não só de identificar e diferenciar o produto ou empresa, mas também gerar uma expectativa de qualidade de imagem que vai trazer grande notoriedade. • É exemplo de branding, o que é feito ao nível das marcas franqueadas, onde não basta identificar o produto, mas transmitir uma certa segurança de qualidade ao ser multiplicada por n lojas. • Existe um valor originado pela marca e que obviamente tem a ver com a actividade desenvolvida pelas agências de publicidade quando fazem branding, ou seja, trabalho de marca. É tão simples como dizer… é de marca é de confiança.

  9. O Publicitário... • Publicitário não come, degusta.Publicitário não cheira, sente a fragrância.Publicitário não toca, examina o design.Publicitário não dá a resposta, cria outra pergunta.Publicitário não conquista, persuade.Publicitário não ouve barulho, ouve ruído.Publicitário não fala, envia mensagem verbal.Publicitário não procura endereço, procura praça.Publicitário não escuta, descodifica a mensagem.Publicitário não tem ideias, tem brainstorm.Publicitário não recebe resposta, recebe feedback.Publicitário não tem memória, tem repertório.Publicitário não lê, decifra o código textual.Publicitário não pergunta, faz pesquisa.Publicitário não ouve música, ouve trilha sonora.Publicitário não tem lista, tem email.Publicitário não copia, se inspira.Publicitário não conduz, faz test-drive.Publicitário não morre, é seu ciclo de vida que chegou ao fim.

More Related