1 / 11

Chás medicinais

Chás medicinais. Os chás terapêuticos são fáceis de preparar e melhoram a digestão, acalmam a mente e diminuem a fadiga. Confira as sugestões.

zelda
Download Presentation

Chás medicinais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Chás medicinais Os chás terapêuticos são fáceis de preparar e melhoram a digestão, acalmam a mente e diminuem a fadiga. Confira as sugestões

  2. Por Cesar Cândido dos SantosDe cultura milenar, a fitoterapia – uso de plantas para tratar doenças – tem se tornado cada vez mais popular no mundo todo. Hoje, os chás medicinais são usados para os mais diferentes fins, como acalmar, cicatrizar machucados, expectorar, emagrecer, combater enxaqueca e artrite, melhorar o sistema digestivo, diminuir a fadiga, a insônia e as dores musculares, e possuem a maior parte de seus benefícios comprovados cientificamente.“Existe chá para tudo. A grande maioria deles já tem seus princípios ativos, composição e efeitos comprovados cientificamente. É claro que também existem muitos que são apenas crendices populares, por isso, é importante procurar profissionais especializados na área”, afirmou Zenaide Barcala Pires, professora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS). “As ervas são a forma mais antiga de se tratar da saúde. Hoje, elas são utilizadas por muitos médicos. No exterior, a fitoterapia é reconhecida merecidamente. No Brasil, por meio de estudos prolongados e sérios feitos em universidades, ela começa a ocupar o seu devido lugar”, disse o fitoterapeuta André Resende, escritor dos livros “O poder das ervas” e “Alquimia das ervas”.

  3. CuidadosApesar da eficiência comprovada, é preciso ter cautela na hora de tomar chás ou iniciar qualquer tipo de tratamento com plantas medicinais, pois a crença popular, às vezes, distorce as coisas e faz muitos acreditarem que, por serem naturais, as plantas não provocam nenhum mal.“A fitoterapia usada de uma maneira inadequada, sem a orientação de um terapeuta, pode trazer graves conseqüências. Até um simples boldo poderá ocasionar sérios distúrbios. As pessoas pensam que só porque é natural não faz mal. Mas, para um bom resultado, o uso dos chás não pode ser abusivo”, afirmou AndréOutro cuidado que deve ser tomado é conhecer a procedência dos produtos e sempre adquiri-los em lojas confiáveis, pois a forma incorreta de armazenamento das ervas pode transformá-las em ineficientes e até prejudiciais ao organismo.“É muito importante não comprar os produtos em barraquinhas ou locais impróprios. As ruas de todo o país estão cheias de ervas com fungos, poluição e sujeiras, que podem trazer danos à saúde”, alertou André Resende.

  4. Método convencionalPor melhor que sejam os tratamentos fitoterapêuticos, eles não devem substituir completamente a medicina convencional, a não ser que sejam indicados por um médico. “Não se pode tratar uma doença grave só com fitoterapia. Além disso, é preciso conhecer muito bem as propriedades das ervas, pois existem algumas que não devem ser tomadas com determinados medicamentos”, afirmou Zenaide.Ervas e exercíciosPara os praticantes de atividades físicas, os chás e ervas medicinais mais indicados são o ginseng, a marapuama e o guaraná, que funcionam como estimulantes e trazem mais disposição. Já a marcela do campo e o capim cidreira são ótimos para relaxar e aliviar as dores musculares, comuns após treinos e competições.“A marcela do campo utilizada como sedativo e trabalha na recuperação de dores e contraturas musculares. Apesar de ser relaxante, ela pode ser utilizada sem problemas após os treinos, pois não vai diminuir a disposição ou deixar a pessoa sonolenta, como alguns medicamentos”, disse Zenaide Barcara Pires.

  5. PreparoExistem diversas maneiras de preparar os chás medicinais, e isto pode afetar diretamente nos benefícios trazidos pelas ervas. Cada planta, ou distúrbio que se quer tratar, exige uma forma de manipulação específica para atingir os efeitos desejados. Também não é indicado que se tome a bebida de um dia para o outro, por isso, deve se fazer a quantidade suficiente para o consumo imediato, ou em no máximo 24 horas.InfusãoÉ usada principalmente para preparar as partes mais delicadas das plantas, como as flores, folhas e caules. Coloque as ervas em uma vasilha e despeje água fervendo sobre elas. Tampe e deixe em repouso por dez minutos antes de tomar.DecoaçãoEste método é utilizado para o preparo das partes mais duras das plantas, como raízes, sementes e alguns tipos de caule. Coloque as ervas em água fria e leve ao fogo até ferver. Retire a vasilha do fogo e conserve tampada. Depois é só coar e tomar.

  6. MaceraçãoDeixe as ervas de molho em água fria durante 12 horas. Neste processo, os sais minerais e vitaminas são mais aproveitados.Confira as propriedades de algumas ervasCidreiraIndutora do sono, alivia dores de cabeça e gases intestinais. É indicada para digestão, cólicas menstruais e intestinais, distúrbios renais, conjuntivites, tosse, espasmos, febres, diarréias, reumatismos, histerias, afecções do estômago, nervos e palpitações do coração. É sedativa, analgésica, calmante, diurética, hipotensora, depurativa e expectorante.Marcela do CampoÉ estimulante e contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo. Indicada para males do estomago e cólicas intestinais.MarapuamaÉ estimulante e combate a fadiga e a depressão nervosa.

  7. GuaranáCombate o esgotamento físico e mental. Tônico, estimulante e energético. Indicado em estado de debilidade e depressão nervosa. Estimula as funções cerebrais e favorece as funções e atividades intelectuais. Previne a arteriosclerose e artritismo.GinsengÉ revitalizante, inibidor do crescimento das células cancerígenas e ativa a circulação do sangue. Combate o stress e estimula as funções sexuais.BoldoEstimula a digestão, a secreção biliar, os distúrbios intestinais e hepáticos. O chá combate a prisão de ventre, gases intestinais, transtornos do fígado e atua na degradação de gorduras.CamomilaDesintoxica o fígado, auxilia no tratamento de reumatismo e da excitação nervosa, alivia enxaqueca, dores de dente, insônia, enjôos e é tônico para pele. É antiinflamatório e calmante, utilizado em crises histéricas, depressivas e febres intermitentes.

  8. CidreiraIndutora do sono, alivia dores de cabeça e gases intestinais. É indicada para digestão, cólicas menstruais e intestinais, distúrbios renais, conjuntivites, tosse, espasmos, febres, diarréias, reumatismos, histerias, afecções do estômago, nervos e palpitações do coração. É sedativa, analgésica, calmante, diurética, hipotensora, depurativa e expectorante.CarquejaIndicado para má digestão, cansaço físico, prisão de ventre, gastrite, azia, anemia, fígado, rins, diabetes, inflamações urinárias, próstata, colesterol, gota, gastrite, afecções do baço e angina. Auxilia no processo de desintoxicação e emagrecimento. É revigorante das funções genitais, diurético, antiasmática, antibiótica e depurativa.Erva DoceAcalma os nervos, elimina o mau hálito, as toxinas da pele, as cólicas intestinais e do ventre. Estimula o apetite, a digestão e a secreção biliar. Restaura o fluxo menstrual e aumenta o leite das lactantes. Bom contra azia, também utilizado na culinária como aromatizante.

  9. HortelãIndicada para o tratamento da febre, vermes, espasmos, gases intestinais, sistema nervoso, inflamações uterinas, resfriado, faringite, tosse, problemas de garganta, coceiras, inchaços, dor de cabeça, rinite, conjuntivite, cólicas, diarréia, problemas estomacais, intestinais e respiratórios. O chá é estimulante digestivo, anti-séptico, descongestionante nasal, anestésico e analgésico.Chá PretoAlivia os sintomas da depressão e dor de cabeça. É tônico, energético, estimula os nervos, músculos e cérebro e auxilia no tratamento de obesidade. É o chá mais consumido no mundo.CanelaÉ indicado contra ulcerações da gengiva, mucosa da boca, dores estomacais, diarréia, calafrios, tosses, amenorréia, pressão baixa, respiração ofegante, espasmos, escorbuto e reumatismos.

  10. PorangabaÉ altamente diurética, não laxativa, elimina o excesso de gordura e edemas. Tem ação tônica sobre a circulação e auxilia no emagrecimento. Auxilia no combate da fadiga, asma, bronquite, diarréias agudas, cólicas intestinais e inflamações renais. Ajuda a diminuir a barriga, estômago alto, pernas inchadas e gorduras localizadas.Chá Misto de MorangoÉ depurativo, vermífugo e diurético. Combate as areias da bexiga, retenção da urina e inflamação dos rins. Indicado em casos de azia, diarréia, reumatismo e gota. Contém cálcio, ferro, fósforo e vitamina C.Chá Misto Sabor MaracujáÉ refrescante, sedativo, calmante, diurético, desinfetante, antiinflamatório e depurativo. Indicado para insônia e dores em geral. Combate diabete, asma e diarréia. A raiz e a semente combatem vermes.Chá Misto Sabor de CerejaCalmante, vermífugo, elimina cálculos renais e da bílis. È bom para dores reumáticas, nervos, diarréias e regulador do sono. Combate gripes, anginas do peito e afecções da garganta.

  11. Chá de AbacaxiAuxilia nas doenças respiratórias, dor de garganta, bronquite e previne osteoporose. É expectorante, depurativo, diurético, auxilia a digestão e as funções do fígado.Chá de MaçãÉ tônico, calmante, sonífero e diurético. Possui atividades antibacteriana, antiviral, antiinflamatória, ativa o fígado e dissolve o ácido úrico.Chá de Frutas CítricasRico em vitamina C , é calmante, contribui para o bom funcionamento do intestino e evita problemas na garganta.

More Related