70 likes | 195 Views
Televisão e Obesidade. fonte bebe.sapo Estar muito tempo em frente da televisão aumenta o risco de obesidade nas crianças. As crianças têm um enorme fascínio pela televisão e passam muito tempo diante do ecrã a ver desenhos animados ou a jogar playstation.
E N D
Televisão e Obesidade fonte bebe.sapo Estar muito tempo em frente da televisão aumenta o risco de obesidade nas crianças. As crianças têm um enorme fascínio pela televisão e passam muito tempo diante do ecrã a ver desenhos animados ou a jogar playstation. Muitos pais dispõem de pouco tempo para estar com os filhos e esta é uma maneira cómoda de os manterem entretidos.
Com esta atitude, esquecem, todavia, que as crianças nesta idade, para crescerem de um modo saudável necessitam de exercício físico. Jogar à bola, andar de triciclo ou até mesmo correr são actividades preferíveis a manterem-se sossegadas sentadas no sofá ou no chão a verem os seus desenhos animados preferidos. Era uma vez, um jardim.... Há uns anos, víamos grupos de crianças a brincarem no jardim, a jogarem à bola na rua, a andarem de bicicleta. Hoje em dia, a maior parte das crianças passa mais tempo dentro de casa do que ao ar livre.
Esta mudança deve-se às alterações que a nossa sociedade tem sofrido na última década. As crianças estão nas escolas ou nos infantários até à hora do regresso dos pais do trabalho e quando chegam a casa já não são horas de passear no jardim ou de brincar na rua. Também a insegurança, o medo de que as crianças possam ser lesadas, levou a que a maioria dos pais prefira que os seus filhos fiquem em casa a ver televisão do que na rua a brincarem sem um adulto presente.
Meio caminho para a obesidade Segundo os especialistas, as causas da obesidade infantil estão bem definidas. As principais causas desta “epidemia” são: o aumento do consumo de alimentos ricos em gordura, em especial os fast-food e a diminuição da actividade física. Assim, cabe aos pais alterar a sua atitude para permitir que os seus filhos tenham uma vida mais saudável. Como? Educando as crianças a terem bons hábitos alimentares, inscrevendo-as numa actividade física adequada à sua idade e não permitindo que os hábitos sedentários se instalem na rotina da criança. Afinal, o que é preferível: dar um passeio diário pelo quarteirão ou ficar a jogar playstation?
Televisão e computadores com peso e medida Muito embora a televisão possa ser importante para o seu desenvolvimento, como tudo na vida, tem a hora e a medida certas. O sedentarismo, provocado por horas a fio sentados frente a um televisor, é não só prejudicial pela falta de actividade física, como também, pelo hábito de “depenicar” que as crianças têm para se manterem ocupadas. Uma bolacha agora, depois um caramelo, outra bolacha.... e o pacote de bolachas desaparece sem que se apercebam. Chegou a altura dos pais evitarem alguns comportamentos que levam a que o seu filho “use e abuse” da televisão ou do computador.
O que deve fazer: • Não deixe o seu filho levantar-se ao fim-de-semana e ir directo • para a sala ver televisão enquanto vocês dormem ou você arruma a casa. • - Feche a porta da sala à chave e não permita que o seu filho tenha um televisor • no quarto, ou se o tiver, retire-o sempre que necessário. • - Deixe-lhe livros e brinquedos no quarto para que se possa entreter. • Sempre que possível vá ao parque com o seu filho e pratique uma actividade, • como correr, jogar à bola, andar de escorrega. • Enquanto prepara as refeições e se o quer manter longe da televisão, • conte-lhe uma história. • - Cantem em conjunto uma canção. • - Deixe-o ver televisão apenas quando estiverem a emitir programas • para a sua idade.
Nota final: Não se esqueça que a função da televisão não é a substituição da companhia humana, nem o substituto da chupeta ou do seu objecto de estimação.