1 / 3

QUEM É O TRABALHADOR DO CONHECIMENTO?

QUEM É O TRABALHADOR DO CONHECIMENTO?.

aldan
Download Presentation

QUEM É O TRABALHADOR DO CONHECIMENTO?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. QUEM É O TRABALHADOR DO CONHECIMENTO? Actualmente, vivemos um período de transição entre o "modelo industrial" e o "Modelo do conhecimento", sendo esta transição parte de um processo económico em que as sociedades de um modo geral estão envolvidas.Segundo o Autor, Ricardo Saldanha tenta mostrar a interactividade simultânea entre activos culturais e a acção macro-económica. É correcto afirmar que os meios de comunicação, não só os de massa, mas principalmente a Internet, contribuem dia-a-dia para mudanças graduais e acentuadas na cultura da sociedade de uma forma geral.A "passividade" do conhecimento passa a ser um factor cada vez mais remoto, onde o conhecimento passa a ser partilhado, distribuído e discutido por todas as vias e sentidos.A cada dia que passa, o conhecimento deixa seus primórdios "unilaterais", para uma ampliação de fluxos constantes e binários.Os trabalhadores do conhecimento são estes: Os que contribuem, constroem, aprendem, ensinam e partilham a informação da sociedade de uma forma geral. A cada dia que passa, o conhecimento deixa seus primórdios "unilaterais", para uma ampliação de fluxos constantes e binários.

  2. O CONTEXTO… O trabalhador do conhecimento é aquele que mudou o seu modo de pensar/agir para uma vertente mais pro-activa, deixando de lado a imagem do "mais uma peça do jogo", pela ideia de ser "parte decisiva no jogo".Os trabalhadores do conhecimento são cada vez mais activos, e tendencialmente voltados a uma vertente que necessita do reconhecimento. A posição dos trabalhadores do conhecimento é cada vez mais a visão inversa do modelo industrial.O modelo " administração pensa e os funcionários executam" passou a uma fase remota, visto os trabalhadores do conhecimento tomarem decisões e criarem situações até então inviáveis.

  3. A MUDANÇA O "Auto comprometimento" actual, na sociedade de conhecimento, substitui o processo "forçoso" antes utilizado nos sistemas industriais. Contudo, ainda é grande a quantidade de empresas que permanecem no sistema industrial, ainda que haja um confronto directo por partes dos que optam pelo sistema do conhecimento. Uma situação cada vez mais habitual, é a luta entre os trabalhadores do conhecimento que ainda estão "presos" à organizações com mentalidades antiquadas. Para finalizar, uma frase que pode generalizar o processo acima mencionado."Seria bem mais fácil trocar o pneu do carro, com ele parado"Em suma, as mudanças devem ser feitas gradualmente, acompanhando o processo e quebrando paradigmas, mas nunca de encontro ao processo natural de crescimento da humanidade.

More Related