200 likes | 334 Views
1- Ano da FÉ 2012-2013. Tenhamos fixos os olhos em Jesus , que nos há-de guiar pelo CAMINHO da FÉ e nos leva à plenitude ( Heb 12, 2). Monjas de Sant Benet de Montserrat. O olhar fixo em Jesus do EVANGELHO DE MARCOS. EVANGELHO DE MARCOS Um evangelho TEOLÓGICO.
E N D
1- Ano da FÉ 2012-2013 Tenhamosfixos os olhos em Jesus, que nos há-de guiar pelo CAMINHO da FÉ e nos leva à plenitude (Heb 12, 2) Monjas de Sant Benet de Montserrat
Oolhar fixo em Jesus do EVANGELHO DE MARCOS
EVANGELHO DE MARCOSUm evangelho TEOLÓGICO A teologia de Mc é a mais próxima de Jesus; a de João é a mais tardia e elaborada. O Jesus histórico não diz abertamente que Ele é o Messias, o Filho de Deus, deixa que os seus seguidores o vão descobrindo
Título do EVANGELHO “Evangelho de Jesus Messias, Filho de Deus” Mc 1,1 1-O MESSIAS, “o Ungido”, para salvar a humanidade, é o tema: 1ª parte do evangelho de Mc. 2-O título deFILHO DE DEUSdiz-nos que Jesus é quem traz Deus ao mundo:2ª parte do evangelho.
TEOLOGIA DE MARCOS Mc faz teologia na própria estrutura do livro, pondo os “títulos” de Jesus em lugares importantes 1ª PARTE -Afirmações cristológicas:- O Pai proclama que é o Filho (Baptismo) - Os demónios confessam-n’O (Santo, Filho) - O povo interroga-se (1, 27; 2, 7; 4, 41; 8, 18; 8, 21) NO CENTRO: Pedro reconhece-o MESSIAS (1º título) 2ª PARTE-Afirmações cristológicas: - O Pai chama-Lhe Filho (Transfiguração) - Jesus diz que será um Messias crucificado - Jesus confessa que é o Messias-Filho (14, 62 paixão)FINAL: Na Cruz, o centurião confessa-O FILHO DE DEUS (2º título)
1ª PARTE DO EVANGELHO Mc 1, 2 a 8, 26 Introdução Mc 1, 2-13: -João Baptista prepara o caminho- O Pai chama-Lhe Filho- Satanás tenta-O
Introdução: Mc 1, 2-8João Baptista prepara o caminho 2 Está escrito no profeta Isaías: «Vou envíar à tua frente o meu mensageiro, que prepará o teu caminho. 3 Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”». 4 Apareceu João Baptista no deserto a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. 5 Acorria a ele a gente da região da Judeiae todos os habitantes de Jerusalém e eram por ele baptizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6 João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 7 E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. 8 Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo».
João Baptista prepara o caminho João Baptista é o último profeta do Antigo Testamento, de modo que a obra de João fica resumida num texto de Isaías: “Preparai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas” . Abri caminhos novos, os caminhos do EVANGELHO
No deserto, João baptiza para ajudar TODOS a começar o novo caminho João prega um baptismo de CONVERSÃO, e anuncia que depois de si vem O MAIS FORTE, que baptizará com o ESPÍRITO SANTO Deserto, desprendimento e plenitudeJesus, o FORTE, baptizará con o ESPÍRITO Santo
(Continuação) Introdução: Mc 1, 9-11 Quando Jesus é baptizado, o ESPÍRITO desce, e uma Voz (o Pai) chama-Lhe FILHO, ELEITO 9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no rio Jordão. 10 Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre Ele. 11 E dos céus ouviu-se uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência».
BAPTISMO DE JESUS O olhar fixo em Jesus A VOZ O FILHO O AMADO Não clicar
BAPTISMO DE JESUS O LIMPO de pecado O olhar fixo n’ELE O INOCENTE Não clicar
BAPTISMO DE JESUS Não clicar O olhar fixo Ele tem TODA a COMPLACÊNCIA de Deus PAI Ele merece que encontremos n’ELE toda a nossa COMPLACÊNCIA
(Continuação) Introdução: Mc 1, 12-13 O ESPÍRITO impele Jesus para o deserto, para ser TENTADO 12 Depois disto, o Espírito impeliu Jesus para o deserto. 13 Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O.
Jesus passa quarenta dias no DESERTO Como Noé, na Arca, esperando que termine o Dilúvio, para começar a Nova Vida (Gén 7, 4) Como o povo caminhando pelo deserto, antes de entrar na Terra Prometida (Êx 16, 35) Como Moisés, dentro da nuvem, antes de escrever as Tábuas da Lei (Êx 24,18) Como Caleb e os exploradores, preparando-se para conquistar a Nova Terra (Núm 13, 25) Como Ezequiel, quando carregou durante 40 dias com o pecado de Israel (Ez 4, 6) Como Judit, antes de salvar a cidade de Betulia (Jd 7,20).
Jesus TENTADO por SATANÁS Começa a aventura de Alguém que VIVE sem pecado Ele é o novo Adão que supera a tentação
Jesus, TENTADO por SATANÁS Começa a aventura de um novo POVO sem ídolos Ele não adora nunca o BEZERRO de OURO
Jesus é TENTADO como NÓS Cada um é tentado pelos seus próprios maus desejos, que o atraiem e o seduzem. (Jm 1, 14) “Mas podeis confiar em Deus, que não vos deixará sofrer provas mais duras do que aquelas que possais suportar. Pelo contrário, quando chegar a prova, Deus vos dará também o modo de sair dela, para que possais suportá-la”. (1 Cor 10,13).
CRÊMOS no Jesus do evangelho de Mc - Senhor, Jesus, crêmos que João Baptista é para nós um modelo para que hoje continuemos a preparar-Te os caminhos. - Senhor, Jesus, crêmos que no Baptismo, nos baptizastes com o Espírito Santo. - Senhor, Jesus, crêmos que és o FILHO, o amado do Pai, e por isso Te amamos tanto. - Senhor, Jesus, crêmos que és bom e ino- cente, sem nunca teres caído em tentação alguma.
stbenet@benedictinescat.com www.benedictinescat.com FIM continuará