150 likes | 403 Views
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém Antropologia da Imagem 2009/2010. Ordem de Santiago. Ordem de Santiago.
E N D
Instituto Politécnico de SantarémEscola Superior de Educação de SantarémAntropologia da Imagem2009/2010 Ordem de Santiago
Ordem de Santiago • A Ordem Militar de Santiago é uma ordem religiosa-militar, castelhano-leonesa, instituída por Afonso VIII de Castela e aprovada pelo Papa Alexandre III, tornando-a assim uma ordem supranacional, directamente responsável perante o chefe máximo da Cristandade; • Apesar disso, os primórdios da ordem são confusos, já que, antes de ser instituída formalmente por Afonso VIII, já o seu sobrinho-neto Fernando II de Leão lhes havia concedido a guarda da cidade de Cáceres, na Estremadura (a qual, no entanto, tiveram que abandonar por haver sido conquistada pelos muçulmanos).
Ordem de Santiago • Os Cavaleiros de Santiago, chamados de Santiaguistas ou Espatários (por ser o seu símbolo uma espada em forma crucífera – ou uma cruz de forma espatária)
A Ordem em Portugal • Em Portugal, a ordem começou também a actuar logo desde os seus primórdios, ainda em reinado de Afonso Henriques, mas só teve maior visibilidade a partir do reinado de Afonso II, e sobretudo, Sancho II; • Detiveram como sedes o castelo de Palmela e, depois, o de Alcácer do Sal, que se tornou sede da província espatária portuguesa.
A Ordem em Portugal • Como recompensa, a Ordem foi agraciada, em territórios portugueses, com várias dessas terras do Alentejo e do Algarve, com a missão de as povoar e defender. A isso não é alheio, ainda hoje, o facto de muitas delas terem por orago Santiago Maior, e de nas suas armas figurar a cruz espatária; • Chamada mais tarde de Ordem de Santiago da Espada, constituiu-se em ordem honorífica em Portugal, da qual o chefe do Estado português se constitui o Grão-Mestre.
Ordem Honorifica Portuguesa: Ordem de Santiago de Espada • A Ordem de Santiago da Espada é uma Ordem honorífica Portuguesa que herdou o nome da Ordem de Santiago, e que é concedida por mérito literário, científico e artístico; • Apesar da sua designação e não obstante estar incluída no grupo das antigas ordens militares, esta é uma ordem civilista por excelência. Tem por objectivo distinguir o mérito literário, científico e artístico, embora o seu Grande Colar seja exclusivamente destinado a agraciar chefes de Estado.
Discrição das Insígnias O distintivo: Legenda: «Ciências, Letras e Artes»
Discrição das Insígnias Grande-colar
Discrição das Insígnias Colar
Discrição das Insígnias Banda
Discrição das Insígnias Placa
Conclusão • No contexto da Reconquista, a Ordem Militar de Santiago foi fundada precisamente para combater os muçulmanos, e a pertença à Ordem tornou-se uma grande dignidade. Mais tarde dividir-se-ia em dois ramos, um em Espanha, e o outro em Portugal; • A Ordem foi agraciada, em territórios portugueses, com várias terras do Alentejo e do Algarve, com a missão de as povoar e defender; • Chamada mais tarde de Ordem de Santiago da Espada, constituiu-se em ordem honorífica em Portugal, da qual o chefe do Estado português se constitui o Grão-Mestre.
Instituto Politécnico de SantarémEscola Superior de Educação de SantarémAntropologia da Imagem2009/2010 Vanessa Salomé Santiago 090236032