100 likes | 308 Views
Santo Antônio padroeiro da Paróquia Santo Antônio do Partenon. Santo Antônio é um dos Santos Populares que, neste mês de junho, é particularmente celebrado pelos paroquianos e devotos que, com muita fé, visitam a Igreja Santo Antônio e participam das celebrações festivas do Santo.
E N D
Santo Antônio padroeiro da Paróquia Santo Antônio do Partenon Santo Antônio é um dos Santos Populares que, neste mês de junho, é particularmente celebrado pelos paroquianos e devotos que, com muita fé, visitam a Igreja Santo Antônio e participam das celebrações festivas do Santo.
Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal) em 1192, foi batizado com o nome de Fernando que mais tarde trocaria por Antônio. Era filho de pais ilustres: Martinho de Bulhões, e Maria. Os maiores títulos de nobreza dos pais de Fernando eram de ordem espiritual. Ambos professavam uma grande fé e solidariedade com os mais necessitados. Fernando herdou essas virtudes dos pais.
Aos 15 anos de idade, Antônio ingressou no mosteiro de São Vicente de Fora dos Agostinianos. Desejoso de seguir o exemplo dos Franciscanos, e talvez o martírio, mudou seu nome para Antônio, e foi aceito no Ordem Franciscana. Desde bem jovem, Fernando estabelecera seu futuro. Decepcionado e desprezando aquela vida fútil dos castelos, Fernando dobrava o seu tempo de oração e pedia a Nossa Senhora que o iluminasse.
Em 1219, Fernando ordenou-se sacerdote. Dedicou sua aguda inteligência a conhecer mais profundamente as Sagradas Escrituras, que, sendo livros inspirados por Deus, contém a plenitude da sabedoria. Lecionou teologia em várias Universidades. Proferiu célebres sermões adquirindo grande fama como orador sacro. Sua palavra era acompanhada por milagres e prodígios diversos, o que contribuiu para o crescimento de seu prestígio e santidade.
No ano de 1230, Frei Antônio retirou-se para uma localidade perto da cidade de Pádua. Com a saúde debilitada pelo excesso de trabalho apostólico, pelo jejum e pela penitência, recolheu-se no convento de Arcela dos frades franciscanos, em Camposampiero. Um dia, enquanto fazia a frugal refeição no convento de Argela, foi acometido por um forte mal-estar que paralisou todos os membros do seu corpo. Os frades o levantaram e deitaram sobre um leito de palhas. Antônio foi piorando progressivamente.
Pediu para confessar-se e receber a unção dos enfermos. Depois de ter comungado, entoou seu hino predileto dedicado a Nossa Senhora, a quem sempre demonstrara grande devoção: ("Ó Senhora gloriosa excelsa sobre as estrelas"). Depois com um sorriso e uma expressão de paz imensa, disse aos que o cercava: "Vejo o meu Senhor“, e entregou a alma a Deus.
Era sexta-feira 13 de junho de 1231, tinha apenas 39 anos. Poucos dias depois, o corpo do frei Antônio recebeu sepultura na igreja do convento dos frades menores de Santa Maria de Pádua. Um ano após, em 30 de maio de 1232, o papa Gregório IX, inscreveu no catálogo dos santos.
ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA • Ó Deus, que escolhestes Santo Antônio como testemunho do Evangelho e mensageiro da paz no meio de vosso povo, escutai a prece que fazemos por sua intercessão. • Santo Antônio santificai nossas famílias, ajudando-as a crescer no amor e na fé; conservai nelas a unidade, a paz e a serenidade. • Abençoai e socorrei os que são provados pelo sofrimento e a solidão. Fortalecei-nos nas fadigas de cada dia, dando-nos o vosso amor. Amém!
ORAÇÃO PELAS CRIANÇAS • Ó Deus, criador e conservador das pessoas e das coisas, tu que gostas tanto da inocência e da bondade, abençoa as nossas crianças, cuja pureza, simplicidade e encanto nós te oferecemos. • Conserva nelas a bondade que transpiram, dá a cada uma delas o afeto, os cuidados e a orientação segura de seus pais; ajuda-as a crescer na fé e na sabedoria cristã, protegendo-as de todos os males. • Ó querido Santo Antônio, avaliza com tua valiosa intercessão esta nossa oração. Fica sempre bem perto de nós e de todas as crianças, confortando-nos sempre com a tua proteção. Amém!