80 likes | 295 Views
O relevo da Terra. Chão em que pisamos é a parte superficial da camada de rochas que forma a terra. Essa camada rochosa apresenta formas diferentes às quais damos o nome de relevo.
E N D
O relevo da Terra • Chão em que pisamos é a parte superficial da camada de rochas que forma a terra. • Essa camada rochosa apresenta formas diferentes às quais damos o nome de relevo. • O relevo é o resultado das transformações que o nosso chão sofreu em milhões de anos, desde o surgimento do planeta Terra. Essas transformações são provocadas por vários agentes, como a água, o calor e o frio, os ventos, os terremotos, os vulcões e, principalmente os seres humanos • O resultado da constante ação desses agentes é a formação de uma camada de rochas desgastadas, que constitui o solo. O solo é camada mais externa da superfície terrestre, onde vivem todos os vegetais e animais. • Na superfície terrestre, as formas modeladas por esses dois processos – o de erosão e o de sedimentação – recebem nomes diferentes.
- Montanhas: porções mais elevadas do relevo da Terra, que ainda não sofreram um processo de erosão significativa, por serem as partes mais novas da superfície terrestre.
- Depressões: as porções mais baixas em relação às áreas vizinhas; áreas rebaixadas no relevo da Terra.
-Planícies: porções geralmente aplainadas (com pouca variação de altitude) e baixas da superfície terrestre, onde o processo de sedimentação é muito intenso.
- Planaltos: porções da crosta terrestre com altitudes médias, onde o processo de erosão é mais intenso, resultando em diferentes formas: chapadas, serras e cuestas.
Degradação do solo: • A utilização e a transformação aceleradas do solo pelos seres humanos, antes ocupados apenas pela vegetação natural, causam impactos que o destroem. As espécies de vida que dele precisam para existir são prejudicadas bem como o próprio ser humano. • Os impactos mais comuns registrados atualmente por causa do uso indevido do solo: ▪ Erosão: processo de desgaste do solo que acelerou por causa do desmatamento, da prática incorreta da agricultura, de queimadas e de ocupação urbana sem planejamento. ▪ Desertificação: expansão de áreas desérticas no mundo, em virtude do emprego de técnicas incorretas na agricultura e pecuária. ▪ Deslizamentos: desmoronamentos das partes superiores do relevo sobre as áreas mais baixas, causados principalmente pelo desmatamento das encostas para a ocupação humana e a extensão das cidades. ▪ Contaminação: processo de envenenamento dos solos causado por depósitos de lixo, às vezes, contaminado, mineração, uso indiscriminado de agrotóxicos na lavouras, etc.