1 / 76

Controle de Contas, Transparência e Responsabilidade / Parcerias na Administração Pública

Controle de Contas, Transparência e Responsabilidade / Parcerias na Administração Pública. Introdução. O tema de “controle da Administração Pública” é, atualmente, um dos mais importantes nos debates contemporâneos.

brady-day
Download Presentation

Controle de Contas, Transparência e Responsabilidade / Parcerias na Administração Pública

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Controle de Contas, Transparência e Responsabilidade / Parcerias na Administração Pública

  2. Introdução O tema de “controle da Administração Pública” é, atualmente, um dos mais importantes nos debates contemporâneos. A compreensão adequada de suas tendências atuais pressupõe visão renovada da atividade administrativa, de seu escopo e de sua organização, principalmente em face da reforma do Estado, do processo de democratização e da constitucionalização dos direitos. A disciplina será desenvolvida com base nessa perspectiva.

  3. Introdução Para isso, o tema será estudado a partir dos seguintes pontos: 1. Importância do controle da Administração Pública 2. Controle da Administração Pública e Direitos Fundamentais 3. Atividade de controle e federalismo 4. Visão Geral sobre os tipos de controle no Brasil 5. Controle Externo no Brasil

  4. Introdução 6. Tribunais de Contas: análise geral 7. Tribunal de Contas de Minas Gerais 8. Ministério Público de Contas 9. Estudo a respeito de Auditoria Governamental 10. Em quê precisamos evoluir?

  5. Compreendendo o Controle da Administração Pública 1. Visão Geral sobre Controle a) Noções Conceituais - São ideias importantes para se compreender a noção de controle: fiscalização; acompanhamento, monitoramento, comparação, entre outras. - Importante ter em mente que a noção de controle não se aplica apenas à Administração Pública, mas, igualmente, à iniciativa privada.

  6. Compreendendo o Controle da Administração Pública Para a ciência da Administração, o controle é tido como uma das funções administrativas essenciais. - Taylor e Fayol: compreendiam que o ciclo da administrativa alcançava o planejamento, organização, direção e controle.

  7. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Chiavenato: o controle monitora e avalia os resultados alcançados para assegurar que o planejamento, a organização e a direção sejam bem-sucedidos. O controle compreende: - fixação de metas; - análise de desempenho; - comparação de desempenho e metas - ação corretiva

  8. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Assim, controle é a função administrativa que fiscaliza, inspeciona, examina e acompanha ações gerenciais e administrativas, segundo certos critérios, para averiguar o cumprimento do determinado ou identificar desvios, visando corrigi-los, além de decidir acerca da regularidade dos atos praticados. Emite-se, pois, um juízo de valor.

  9. Compreendendo o Controle da Administração Pública b) Controle da Administração Pública - Conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalizar e de rever a atividade administrativa em qualquer das esferas de Poder - Não obstante isso, o conceito de controle antes discutido aplica-se igualmente aqui, com adaptações necessárias.

  10. Compreendendo o Controle da Administração Pública c) Importância - Em um regime jurídico que se pretende legítimo e democrático, as normas de atribuição de poder devem ser acompanhadas de modos de controle. - Concepção gerencial ao invés de burocrática

  11. Compreendendo o Controle da Administração Pública - A importância do controle vem sendo evidenciada tanto no âmbito público quanto no setor privado. - Prova disso é o crescente número de auditorias e a relevância que vem sendo dada à governança corporativa e à transparência das entidades, o que, inclusive, é fator chave para captação de recursos no mercado.

  12. Compreendendo o Controle da Administração Pública A atividade de controle permite: - verificar a fidedignidade de informações e o respeito aos processos e normas de ação; - avaliar a eficiência das medidas adotadas para se concretizar os fins visados pela organização; - identificar acertos e falhas operacionais que demandam revisão de procedimentos e a definição de ações corretivas e o grau de urgência para sua adoção;

  13. Compreendendo o Controle da Administração Pública - preservar o patrimônio da instituição e garantir que ela não se desvie dos seus fins institucionais; - garantir transparência na gestão operacional, de recursos e de ações; - fortalecer a credibilidade institucional; - identificar a necessidade de treinamento e qualificação de equipe técnica e operacional

  14. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Honestidade acompanhada da eficiência - Parâmetros de má gestão e de boa gestão da coisa pública - Melhoria de procedimentos e avaliação de metodologias aplicadas

  15. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Por tudo isso, atualmente, as entidades, sejam públicas ou privadas, não podem mais renunciar a uma adequada atividade de controle, sob pena de comprometer o alcance dos seus fins institucionais.

  16. Compreendendo o Controle da Administração Pública d) Visão Histórica - Não há consenso quanto ao início do reconhecimento da importância de controle; - Contudo, é certo que em nenhum regime os governantes admitem desvios, desperdício ou subtração dos recursos necessários à sua finalidade.

  17. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Do ponto de vista da administração de empresas, a história de controle tem os seus contornos próprios, os quais não serão explorados nesse momento. - Não se nega, no entanto, que entre eles haja entrelaçamento e influenciação recíproca ao longo do tempo.

  18. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Grécia - Havia espécie de “Corte de Contas”, composta por dez oficiais eleitos anualmente pela assembleia geral do povo que tomava as contas dos arcontes, estrategas, embaixadores, sacerdotes e todos que giravam com recursos públicos.

  19. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Aristóteles defendeu em “Política” a necessidade de prestação de contas por aqueles que gerissem recursos públicos e a punição daqueles que os malversassem. - Roma - Atribui-se aos romanos a criação da auditoria, ou seja, aquele que ouve.

  20. Compreendendo o Controle da Administração Pública - A ideia de uma Corte de Contas, no entanto, pode ser localizada no final da Idade Média, em países com a Inglaterra, França e Espanha. - Exchequer – Inglaterra – Sec. XII - Tribunal de Cuentas – Espanha – Sec. XV

  21. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Revolução Francesa - A rigor, apenas com a adoção da teoria da separação de poderes é que se pode falar na adoção de controle externo. - Diz-se externo o controle realizado por outro Poder, de forma independente, em relação àquele do qual emanou o ato a ser controlado.

  22. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Pode-se afirmar que a organização do primeiro Tribunal de Contas, com as feições atuais, foi levado a cabo por Napoleão Bonaparte, com o Decreto Imperial de 28/09/1807, ao reorganizar a CoursdesComptes. - Desde então, assiste-se à consagração da importância do controle e as melhores formas de o exercer.

  23. Compreendendo o Controle da Administração Pública Pelo exposto, o que se observa é que a ideia de controle se torna fundamental e uma parceira indissociável da noção de gestão. Adiante retomaremos o tema para discutir as formas que esse controle é desenvolvido na Administração Pública brasileira.

  24. Compreendendo o Controle da Administração Pública 2. Administração Pública a) Aspectos Conceituais - Sentidos Objetivo e Subjetivo - Conceito b) Elementos fundamentais da noção de gestão/administração

  25. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Pessoas - Bens - Estrutura - Interesses - Finalidades e Metas - Processos e Projetos - Marco regulatório - Recursos - Prazos

  26. Compreendendo o Controle da Administração Pública A depender da maneira como esses elementos se interagem e qual a importância que é destacada a cada um deles, é possível se identificar tipos de Administração. A compreensão dos tipos de Administração é fundamental para se entender a importância e a forma de se conduzir o controle sobre ela.

  27. Compreendendo o Controle da Administração Pública b) Tipos de Administração Pública b.1) Administração Patrimonialista - Centralização do poder na mãos de poucos; - Viés autoritário; - Apropriação privada de recursos, de cargos e de patrimônio públicos; - Confusão entre as esferas pública e privada; - Ausência de preocupação com o interesse público;

  28. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Ausência de preocupação com eficiência e resultados das ações; - Administração marcada por corrupção, nepotismo, imoralidade e desvio de finalidade da gestão pública - Exemplos históricos

  29. Compreendendo o Controle da Administração Pública b.2) Administração Burocrática - Primeira metade do século XX; - Centralização da preocupação na racionalidade administrativa, baseada no cumprimento integral de leis e de procedimentos, como forma de combater o patrimonialismo. - Substituição da preponderância de interesses privados pelo respeito aos procedimentos e regras de ação.

  30. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Foco no respeito aos procedimentos e concentração das preocupação com os meios em detrimento dos fins; - Formalidades essenciais para a prática de atos e para a realização de atividades - A forma como um fim em si mesmo - Exemplos históricos

  31. Compreendendo o Controle da Administração Pública b.3) Administração Gerencial - Discussões a partir da segunda metade do século XX; - Contexto histórico: mudanças econômicas, políticas, sociais e avanços tencológicos. Discussão em torno da internacionalização e questionamentos dos fins do Estado; - Mudança do foco e do enfoque da atividade administrativa;

  32. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Modelo baseado na eficiência, na redução do custo da estrutura administrativa e no aumento da qualidade dos serviços públicos; - Preocupação com resultados, com adequada gestão de patrimônio e de receitas; - Moralidade administrativa e otimização de resultados.

  33. Compreendendo o Controle da Administração Pública c) Análise da importância de cada tipo de Administração d) Administração Pública Brasileira - Qual tipo de Administração se aplica à Administração Pública brasileira?

  34. Compreendendo o Controle da Administração Pública e) Controle nos diversos tipo de Administração e.1) Controle na Administração Patrimonial e.2) Controle na Administração Burocrática e.3) Controle na Administração Gerencial

  35. Compreendendo o Controle da Administração Pública Para adequada compreensão do controle da Administração Pública, ainda se deve estudar - A relação entre controle da Administração Pública e o Federalismo; - A relação entre controle da Administração Pública e Direitos Fundamentais e Ordem Democrática; - Visão geral dos mecanismos de controle da Administração Pública no Brasil

  36. Compreendendo o Controle da Administração Pública 4. Controle da Administração Pública e Federalismo a) Federalismo a.1) Ideia a.2) História a.3) Características - Elementos disjuntivos - Elementos integrativos

  37. Compreendendo o Controle da Administração Pública a.4) Federalismo no Brasil b) Importância de se estudar o federalismo para o exercício do controle da Administração Pública

  38. Compreendendo o Controle da Administração Pública 5. Controle da Administração Pública e Direitos e garantias fundamentais a) Constitucionalização dos direitos b) A centralidade dos direitos e garantias fundamentais na ordem jurídica brasileira

  39. Compreendendo o Controle da Administração Pública c) Direitos e garantias fundamentais c.1) Sentido c.2) História e conquistas c.3) Importância d) O controle da Administração Pública e o respeito aos direitos e garantias fundamentais

  40. Compreendendo o Controle da Administração Pública 6. Sistemática de Controle da Administração Pública a) Objeto de estudo - Compreender os instrumentos e as formas de se exercer o controle na Administração Pública brasileira

  41. Compreendendo o Controle da Administração Pública b) Tipos de controle b.1) Quanto à natureza do controlador - Legislativo - Judicial - Administrativo

  42. Compreendendo o Controle da Administração Pública b.2) Quanto à extensão do controle - Controle interno: exercido por órgãos de um Poder sobre condutas administrativas produzidas dentro de sua esfera - Controle externo: o órgão fiscalizador se situa em Administração diversa daquela de onde a conduta administrativa se originou.

  43. Compreendendo o Controle da Administração Pública Quanto ao controle externo, ainda se pode dizer que é uma exigência e condição do regime democrático, devendo se capacitar cada vez mais e converter-se em instrumento de cidadania. Tem por objeto atos administrativo emanados pelos outros Poderes

  44. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Sistemas de controle externo - Auditorias Gerais - Cortes de Contas - Pontos comuns - órgãos integrados ao aparelho do Estado, em geral com previsão constitucional;

  45. Compreendendo o Controle da Administração Pública - órgãos com elevado grau de independência e de autonomia, mesmo nas hipóteses em que há vínculo com o Poder Legislativo; - vínculo com Poder Legislativo; - atuam no controle externo; - normalmente, suas decisões não se encontram sujeitas à revisão por outro órgão ou instância;

  46. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Sistema de Auditoria-Geral (ou Controladoria-Geral) - Normalmente, controle de caráter opinativo ou consultivo, sem dispor de poderes “jurisdicionais” ou coercitivos; - Manifestações em forma de pareceres ou recomendações subscritos monocraticamente pelo Auditor ou Controlador-Geral;

  47. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Auditor ou Controlador-Geral: nomeado pelo Parlamento, com mandato previamente fixado. - Exemplos: National Audite Office (Reino Unido); GovernmentAccountabilitty Office (EUA); Office ofthe Auditor General (Canadá)

  48. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Sistema de Tribunal (ou Corte) de Contas - Caracteriza-se pelo caráter colegiado de suas decisões e pelo poder coercitivo de impor sanções. - Em razão de tais características, torna-se necessária a ênfase no processo, com procedimentos de fiscalização com maior rigor e respeito a direitos fundamentais.

  49. Compreendendo o Controle da Administração Pública - Procura-se conferir maior estabilidade aos membros dos Tribunais de Contas, seja com mandatos fixos que ultrapassem legislatura (Espanha) ou mesmo com o reconhecimento da vitaliciedade. - Exemplos: França, Brasil, Itália, Bélgica, entre outros.

  50. Compreendendo o Controle da Administração Pública b.3) Quanto à natureza do controle - Controle de legalidade: Faz uma análise do respeito dos atos praticados tendo em vista a ordem normativa - Controle de mérito: Analisa-se a conveniência e oportunidade da prática do ato. Discutir a polêmica envolvendo o controle do mérito do ato administrativo.

More Related