150 likes | 966 Views
2. Sistemas de Suporte Gerencial. SIG (sistema de Informa??o Gerencial)SAD (Sistema de Apoio ? Decis?o)SSE (Sistemas de Apoio ? Executivos ou Sistema de Suporte a Executivos) . Servem a diferentes grupos e interesses da empresa. . 3. Um SIE (Sist. Inf. Executivos) SSE (Sist. Suporte Executivos) .
E N D
1. Sistema de Suporte Executivo 2/2006
Fundamentos de Sistemas de Informação
Profa. Jiani Cardoso
2. 2
3. 3 Um SIE (Sist. Inf. Executivos)SSE (Sist. Suporte Executivos) É um tipo especial de SAD e, como tal, um SSE destina-se a apoiar os executivos de ALTO NÍVEL na tomada de decisões ESTRATÉGICAS (Gerentes sênior, presidente).
São desenvolvidos sob medida para executivos individualmente, enquanto os SAD não são destinados a um usuários em particular.
4. 4 A algumas décadas atrás os gerentes de alto nível não admitiam que fosse apropriado que eles operassem um teclado, tarefa que identificavam como adequada ao trabalho burocrático.
A alta administração geralmente deixava para assistentes e funcionários a tarefa de encontrar e apresentar os dados.
5. 5 SSE É uma ferramenta INTERATIVA e útil que permite que o executivo focalize, filtre e organize dados e informações de modo que possa fazer uso mais efetivo deles.
De modo geral eles devem ser extremamente FÁCEIS DE USAR, dar suporte a todos os níveis de tomadas de DECISÕES ESTRATÉGICAS, ser facilmente PERSONALIZADOS e ter apresentação flexível.
6. 6 SSE Atendem as necessidades de informação dos gerentes dos níveis mais altos da organização através de interfaces mais convenientes para estes;
Combinam dados de fontes internas e externas para auxiliar a alta administração a solucionar problemas não-estruturados.
7. 7
8. 8 SSE Obtêm dados do processamento de pedidos, do planejamento de recursos de materiais e do livro-razão(SIT) e relatórios dos SIG;
Fontes internas
Além dessas fontes internas, as entradas de dados provenientes de bd externos são tratados pelo bd do SSE e no bd de modelos, sendo acessadas por meio do software do SSE.
9. 9 Utilizam o que há de mais moderno em tecnologias gráficas, telecomunicações, simulações
Lentes de zoom, podem ser focalizadas rapidamente em problemas detalhados ou retraídas para proporcionar uma visão ampla da empresa.
O sistema da HERTZ, empresa de aluguel de carros, permite que os executivos examinem as tendências de aluguel relativas a uma determinada área clicando em um mapa.
10. 10 FACILIDADE DE USO: o recurso mais importante de um executivo pode ser seu tempo. Por isso, um SSE deve ser fácil de aprender e de usar e não ser complexo demais.
São projetados explicitamente visando à alta administração;
São utilizados pela alta administração sem técnicos intermediários;
11. 11 Oferece uma vasta gama de recursos computacionais: computadores pessoais, sistemas de grande porte e redes. Um SSE deve permitir o acesso e utilização de uma grande variedade de hardware, software e recursos de gerenciamento de banco de dados.
12. 12 Manipular uma variedade de dados internos e externos: os executivos de alto nível estão constantemente monitorando os processos no interior da empresa, enquanto estudam o ambiente, a economia, concorrentes, clientes e organizações governamentais.
13. 13 Executar sofisticadas análise de dados: executam análise de simulação e de atingimento de metas relacionadas a decisões executivas.
Ajudar um presidente a verificar o impacto de uma fusão com uma empresa pretendente em termos de viabilidade financeira global.
Fornecer flexibilidade: precisam ser flexíveis e adaptável em termos dos tipos de análise que podem ser feitas.
Deve possibilitar ao executivo criar formatos especializados e telas de saída.
14. 14 Os SSE dão suporte a decisões executivas, tais como: Suporte a uma definição de uma visão global: inclui as principais linhas de produtos e serviços da organização, os tipos de negócios que ela mantém hoje e para o futuro.
Suporte ao planejamento e controle estratégico: envolve a determinação de objetivos de longo prazo através da análise dos pontos fortes e fracos da organização, pela previsão de tendências futuras e desenvolvimento de projetos de novos produtos;
Suporte ao gerenciamento de crises: planos de contingência para ajudar a organização a se recuperar de crises e emergências;