280 likes | 802 Views
ENFERMIDADES DA ALMA. Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas. LIÇÃO 10 Superando o complexo de inferioridade. Igreja: <Adicione sua igreja>. Professor: <Adicione o nome do professor>. LIÇÃO 10 Superando o complexo de inferioridade.
E N D
ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas
LIÇÃO 10 Superando o complexo de inferioridade Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>
LIÇÃO 10 Superando o complexo de inferioridade Texto Áureo “E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.” Jz 6.15 Verdade Aplicada O complexo de inferioridade nos torna incapazes de perceber nosso verdadeiro potencial.
LIÇÃO 10 Superando o complexo de inferioridade • Objetivos da Lição • Definir o que é complexo de inferioridade; • Explicar os perigos dessa enfermidade; • Apresentar o caminho para a cura.
LIÇÃO 10 Superando o complexo de inferioridade Textos de Referência Jz 6.11Então, o Anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Jz6.12Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso. Jz6.13Mas Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas. Jz6.14Então, o Senhor olhou para ele e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? Jz6.15Eele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.
LIÇÃO 10 Superando o complexo de inferioridade Igreja:<Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>
1. INTRODUÇÃO Complexo de inferioridade está diretamente relacionado à imagem que fazemos de nós mesmos, quem sofre deste complexo geralmente tem uma imagem distorcida de si e é levado a desenvolver o mesmo tipo de imagem em relação aos outros, em relação a sua vida e também em relação ao Criador.
1. O QUE PROVOCA O COMPLEXO DE INFERIORIDADE Gideão se revelou um grande general da história do povo de Israel. Com seu pequeno exército, derrotou seus inimigos forte e poderosamente armados. Foi um feito militar inigualável até os dias atuais. Ele desconhecia sua própria capacidade, mas Deus sabia do seu valor.
1. O QUE PROVOCA O COMPLEXO DE INFERIORIDADE • Os principais sintomas do complexo de inferioridade • Sentimento de culpa, depressão, irritabilidade e ainda confusões quanto a sua existência acabam por torná-lo extremamente instável emocionalmente, o que pode provocar um comportamento agressivo
1. O QUE PROVOCA O COMPLEXO DE INFERIORIDADE • Complexo de inferioridade na Igreja • Muitos de nossos irmãos se sentem incapazes para fazer algo mais na obra do Senhor por não se verem como competentes. Em alguns casos, o indivíduo que sofre de complexo de inferioridade tende a apresentar-se pessimista diante da vida.
1. O QUE PROVOCA O COMPLEXO DE INFERIORIDADE • Como se comporta quem sofre desta enfermidade • Quem vive o passado vive triste, quem vive o futuro vive ansioso, o ideal é viver o presente. Pessoas com sintomas de complexo de inferioridade, na maioria das vezes, apresentam um intenso desinteresse por projetos atuais, ficam sempre presos a acontecimentos do passado nos quais obtiveram sucesso, ou então focando insistentemente em sonhos e projetos futuros.
2. GIDEÃO E O ANJO DO SENHOR O diálogo de Gideão com o Anjo do Senhor nos mostra o quanto se considerava incapaz. Gideão se apresenta como o menor entre os menores (Jz 6.15), deixando claro a impressão acerca de si.
2. GIDEÃO E O ANJO DO SENHOR • SENTIMENTO DE NEGATIVIDADE • Podemos observar que se abateu sobre eles um sentimento de negatividade natural em pessoas que sofrem com o complexo de inferioridade, declarações como: “não vamos conseguir vencer”, “sabia que isso ia acontecer”, “não temos condições de enfrentar esta situação”, são algumas das posições tomadas por pessoas que sofrem deste mal.
2. GIDEÃO E O ANJO DO SENHOR • SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA • A insubordinação de Miriã e Arão era reflexo da inveja destrutiva existente em seus corações. Moisés havia sido escolhido por Deus para liderá-los, e eles achavam que também poderiam ser como ele.
2. GIDEÃO E O ANJO DO SENHOR • A AÇÃO DA GRAÇA SOBRE O COMPLEXO DE INFERIORIDADE • Quando o Senhor nos observa, assim como fez com Gideão embaixo do carvalho, Ele sempre está nos proporcionando a oportunidade de experimentar a ação integral de sua Graça, que nos regenera, isto é, nos faz nascer de novo, nos renova fazendo de nós novas criaturas e restaura-nos devolvendo à comunhão com Deus.
3. O CAMINHO PARA CURAR-SE DO COMPLEXO DE INFERIORIDADE Assim como outras enfermidades da alma, o complexo de inferioridade também pode não desaparecer com a conversão ao evangelho. No entanto a busca pela presença de Deus pode se tornar uma arma poderosa associada a tratamentos terapêuticos em direção à cura.
3. O CAMINHO PARA CURAR-SE DO COMPLEXO DE INFERIORIDADE Como se vê o indivíduo que sofre com esse problema • Gideão se colocou como inapto para realização do grande projeto que Jeová tinha para Israel. Pessoas com complexo de inferioridade tendem a desconfiar de tudo e de todos, diante de suas incapacidades, forjam uma imagem distorcida em relação aos outros, semelhante a que forma de si próprio. “Como imaginou a sua alma assim é” (Pv 23.7).
3. O CAMINHO PARA CURAR-SE DO COMPLEXO DE INFERIORIDADE Ação do complexo de inferioridade na personalidade • A atitude de Gideão em relação ao Anjo do Senhor pondo-o a prova deixa claro a falha produzida pelo complexo de inferioridade em sua personalidade. Alfred Adler apresenta em seus estudos o termo arrogância compensatória que leva o indivíduo a desconfiar da capacidade de outros em realizarem determinadas tarefas que eles não podem realizar.
3. O CAMINHO PARA CURAR-SE DO COMPLEXO DE INFERIORIDADE Como Deus age nos casos de complexo de inferioridade • Na história de Gideão vemos que Deus queria não só livrar o povo da opressão dos povos vizinhos, mas mostrar também que, com Ele no comando, não existe complexo de inferioridade que possa derrotar os seus servos, visto que o maior inimigo que o homem pode ter é ele mesmo, sendo assim, provou que, com apenas trezentos homens, pode-se vencer uma multidão.
CONCLUSÃO O menor no povo de Deus é o maior (Lc 7.28c); o Senhor, quando nos olha, não vê o que somos, mas o que podemos vir a ser. O complexo de inferioridade não é e nunca será suficientemente grande diante da grandiosidade do poder de Deus na vida de seu servo, logo podemos concluir que, mesmo que pensemos que não alcançaremos êxitos em nossos projetos ou nos projetos de Deus para nós, o Espírito do Senhor nos levará a vitória (2Co 12.10).
ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas