1 / 18

A REVOLUÇÃO INGLESA

A REVOLUÇÃO INGLESA. O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA. MARCA O INÍCIO DA ERA DAS REVOLUÇÕES. PROCESSO REVOLUCIONÁRIO INGLÊS.

brigitte
Download Presentation

A REVOLUÇÃO INGLESA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A REVOLUÇÃO INGLESA O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA

  2. MARCA O INÍCIO DA ERA DAS REVOLUÇÕES

  3. PROCESSO REVOLUCIONÁRIO INGLÊS • A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. • O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688. As duas fazem parte de um mesmo processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII e não Revoluções Inglesas.

  4. AS ETAPAS DA REVOLUÇÃO: • A GUERRA CIVIL. • A DITADURA DE CROMWELL. • RESTAURAÇÃO MONÁRQUICA. • REVOLUÇÃO GLORIOSA.

  5. O POVO SOFRENDO

  6. A NOBRESA TRANQUILA

  7. GUERRA CIVIL • Na guerra civil, as forças se dividiam em dois partidos político-militares: os cavaleiros que permaneceram ao lado do rei Carlos I apoiados pelo clero, pela aristocracia do norte e do oeste do país e pelos grupos favorecidos pelos monopólios reais e os cabeças redondas que apoiaram o Parlamento sendo eles principalmente a burguesia mercantil e os empresários rural sendo a maioria puritana ou presbiteriana. Os cabeças redondas sofreram reveses, mas após a liderança de Oliver Cromwell venceram as tropas da monarquia, prendendo o rei Carlos I que foi julgado e condenado à morte. Foi decapitado em 1649, ano em que Cromwell proclamou a república e assumiu a nação.

  8. A DITADURA DE CROMWELL • O governo de Cromwell unificou a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda, formando a Comunidade Britânica. Além disso, deu grande impulso ao capitalismo inglês com o Ato de Navegação, o qual determinava que o comércio com a Inglaterra seria feito apenas com navios ingleses ou do país exportador. Governo centralizador e autoritário.

  9. RESTAURAÇÃO MONÁRQUICA • Após a morte de Cromwell, ocorreu a Restauração, isto é, a Inglaterra voltou a ser governada por reis absolutistas. • Jaime II, irmão de Carlos II, subiu ao trono. Buscou restaurar o absolutismo e o catolicismo, punindo os revoltosos, aos quais negava o habeas-corpus. Em 1688, o Parlamento convocou Maria Stuart, filha de Jaime II e mulher de Guilherme de Orange, governador das Províncias Unidas, para ocupar o trono. Foi um movimento pacífico. Jaime II refugiou-se na França e um novo Parlamento proclamou Guilherme e Maria rei e rainha da Inglaterra.

  10. REVOLUÇÃO GLORIOSA • Os novos soberanos tiveram de aceitar a Declaração dos Direitos, baixada em 1689, que decretava: o rei não podia cancelar leis parlamentares e o Parlamento poderia dar o trono a quem lhe aprouvesse após a morte do rei; haveria reuniões parlamentares e eleições regulares. • O Parlamento votaria o orçamento anual; inspetores controlariam as contas reais; a manutenção de um exército em tempo de paz foi considerada ilegal. Nascia a monarquia parlamentarista.

  11. AS IDÉIAS REVOLUCIONÁRIAS • O LIBERALISMO POLITICO: • THOMAS HOBBES (1588-1679): O LEVIATÃ ( O HOMEM É O LOBO DO HOMEM). • JOHN LOCKE (1632-1704): O PAI DO LIBERALISMO POLÍTICO (OS HOMENS TEM O DIREITO DE ESCOLHER OS SEUS GOVERNANTES).

  12. JOHN LOCKE

  13. FIMO PARLAMENTO

More Related