1 / 12

6. Aprenda a orar

6. Aprenda a orar. Nesta lição você vai aprender: Como fazer a oração que Jesus ensinou a seus discípulos. Os elementos de uma oração eficaz. Dicas práticas de como orar. Introdução.

carl
Download Presentation

6. Aprenda a orar

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 6. Aprenda a orar Nesta lição você vai aprender: Como fazer a oração que Jesus ensinou a seus discípulos. Os elementos de uma oração eficaz. Dicas práticas de como orar.

  2. Introdução • As promessas sobre oração estão entre as mais sensacionais de toda a Bíblia. Jesus disse: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito ” (Jo. 15:7). Você consegue imaginar algo assim? Poder pedir o que quiser? É o mesmo que ter um cheque em branco assinado pelo próprio Deus. Aprender a orar, portanto, é uma das coisas mais importantes na vida cristã. • Certa vez, Jesus ensinou os seus discípulos a orar. Essa oração ficou conhecida como a oração do “Pai nosso”. Muitas pessoas a repetem todos os dias, de forma mecânica e religiosa, sem nem mesmo saberem o que estão dizendo. Todavia, não era isso que o Senhor tinha em mente. Essa oração é um roteiro de como deve ser conduzido o nosso tempo com Deus diariamente. É um modelo ou padrão a ser seguido em nossas orações. Use a oração do “Pai nosso” como roteiro de suas orações diárias observando os seguintes pontos:

  3. 1. Comunhão - Pai nosso que estás no céu. • Um judeu não podia chamar a Deus de Pai, mas você, pela fé em Cristo, foi feito filho de Deus e pode entrar com ousadia na presença d’Ele chamando-o de Pai. Para o mundo, Ele pode ser o Senhor Deus, mas para você Ele é o seu Pai. • Paulo diz que devemos até chamá-lo de “paizinho ou papaizinho” numa intimidade profunda com Deus: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai”. (Rm. 8:15). Aba Pai significa “paizinho”.

  4. 2. Louvor e adoração - Santificado seja o teu nome. • Santificar é separar, é colocar o nome de Deus acima de todo o nome. Mas qual é o nome de Deus? • No Velho Testamento Ele se revelou a Moisés como o “Eu Sou”. É como se ele dissesse: “Eu sou tudo aquilo de que você necessita”. Essa expressão no Hebraico é Jeová (A pronúncia correta é desconhecida e alguns dizem Javé e outros Yaweh). • Existem sete nomes redentivos de Deus no Velho Testamento. Quando você orar, santifique um desses nomes a cada dia ,de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, se você está enfermo, santifique o nome “Jeová Rafá” que significa “O Senhor é nossa cura”. • Na Bíblia, o nome é a realidade da pessoa e sabemos que Deus não pode negar o seu nome. Por isso, a nossa fé é no nome do Senhor. Santifique-o honrando, exaltando e confessando bem alto, e você será abençoado. Não diga o nome de Deus em vão e nem aceite brincadeiras com o nome d’Ele.

  5. 3. Clamor - Venha o teu reino. • Você precisa pedir para que o reino venha. O reino ou o governo de Deus precisa se manifestar em sua vida pessoal, em sua família, em sua igreja e em sua nação. • Sabemos que depois da queda do Diabo, a terra caiu debaixo da mão usurpadora dele. O homem foi criado para tomar de volta a terra, mas ele caiu e a terra foi então legalmente colocada debaixo do domínio maligno. • Então, Jesus veio. Ele veio para estabelecer o Seu reino na terra. O Seu reino hoje está restrito dentro de nós, na Igreja, mas vem a hora quando Ele reinará sobre toda a terra.

  6. 4. Intercessão - Faça a tua vontade. • Ser um discípulo é seguir a vontade do mestre. Estar no reino é se submeter à vontade do Rei soberano. Muitos crentes ainda governam as suas próprias vidas e fazem tudo de acordo com o seu próprio pensamento. • Você precisa orar todos os dias para conhecer e fazer a vontade de Deus em todas as áreas de sua vida. Peça para que essa vontade seja feita.

  7. 5. Petição - Dá-nos o pão de cada dia. • O pão aqui pode significar tanto o suprimento material como o espiritual. Sabemos que o Senhor não deseja que nos preocupemos com o dia de amanhã,por isso Ele orienta para que peçamos o pão a cada dia. • Entenda que Deus se preocupa com o seu suprimento. Não existe nada tão grande que Deus não possa fazer, mas também não existe nada tão pequeno para nós que não seja também importante para Ele.

  8. 6. Confissão - Perdoa-nos como nós perdoamos. • A única barreira que o Senhor colocou para as suas orações é guardar-se do rancor e do ressentimento. Se você não perdoar aos outros também não será perdoado. • Esse é um ponto muito importante, porque se você se recusar a perdoar a sua oração será imediatamente bloqueada e, você não poderá manter comunhão com Deus. Ele se recusará a ouvi-lo até que você resolva a questão. Por isso, tenha o perdão como estilo de vida. Perdoe diariamente. • Sendo todos nós pecadores, você não tem o direito de cobrar perfeição de quem quer que seja. Assim, o nosso perdão é simplesmente esquecer o erro do outro.

  9. 7. Proteção - Não nos deixe cair quando tentados. • Jesus foi tentado e testado e você o será da mesma forma. Os testes virão, por isso prepare-se para eles. A maneira como você deve se preparar é pedindo a Deus que o livre da tentação e da queda. • Reconheça que você está sentindo desejos e tentações dentro de você. Seja humilde e reconheça que você não pode vencer pela sua própria força. Peça, então, o socorro ao Espírito Santo e você experimentará vitória diariamente. A experiência mostra que a melhor maneira de pedirmos socorro é em voz alta, talvez até mesmo gritando. Experimente fazer isso e veja o poder de Deus.

  10. 8. Guerra espiritual - Livra-nos do mal. • Você precisa entender que está inserido numa guerra espiritual. Por um lado, o Diabo é o sedutor e tentador e, por isso, você orou para não cair quando tentado. Mas, por outro, saiba que o inimigo é o destruidor e ele tentará de todas as formas destruir seu conforto, sua alegria, sua vida, sua família e tudo o mais. Ore todos dias pela proteção de Deus.

  11. 9. Entrega - Teu é o reino, o poder e a glória. • Reino, poder e glória é tudo aquilo que o homem anda buscando. Eles são a expressão do nosso ego. Nosso ego quer ser deus e, por isso, precisamos entregar tudo a Deus. • O que é reino? O reino nos fala de bens, riqueza, respeito e reconhecimento. Todo homem procura essas coisas e até mesmo fica ofendido quando não alcança esse objetivo. Todos queremos construir um reinozinho pessoal, pensando com isso encontrar a realização. Entregue seu reino para Deus. • O que é poder ? É aquele desejo íntimo de mandar, de ter a primazia. Muitas vezes gostamos de poder dizer: "Vá e diga ao fulano que fui eu quem lhe mandou". Isso é realização. É ser conhecido na praça. O poder também nos fala de dons e capacidades. Eu posso fazer certas coisas que os outros não podem. Ou posso fazer coisas melhores que os outros. Isso me faz sentir feliz e realizado. Entregue todas as suas habilidades e posições para Deus. • Por fim, o Senhor entregou a glória. Aqui está um ponto realmente crucial para o ego: o elogio, a glória, a fama. A vida de cruz consiste em se abrir mão do reino, do poder e da glória. • Porque dizemos que a força, a glória, a sabedoria, o poder e a majestade pertencem a Deus? Porque todos nós, inconscientemente, estamos buscando estas coisas. Você precisa declarar, dia após dia, que elas pertencem a Deus. • Esta é a parte de louvor e adoração dentro do modelo da oração do “Pai nosso”. É a adoração genuína que trata definitivamente com o ego e a independência do homem.

More Related