540 likes | 850 Views
Professora: Luiza de Marilac 9º ano - Santos Anjos JF. ÁSIA POLÍTICA. O continente asiático possui 47 países; É o continente mais populoso do mundo; Destacam-se os dois países mais povoados do mundo: China e Índia. Mapa político da Ásia. ÁSIA FÍSICA.
E N D
Professora: Luiza de Marilac 9º ano - Santos Anjos JF
ÁSIA POLÍTICA • O continente asiático possui 47 países; • É o continente mais populoso do mundo; • Destacam-se os dois países mais povoados do mundo: China e Índia Mapa político da Ásia
ÁSIA FÍSICA • O continente asiático é o maior continente do mundo; • É um continente muito montanhoso e apresenta o ponto mais alto da Terra: o monte Evereste ; • Possui, igualmente extensas planícies e áreas desérticas.
ESPAÇOS GEOGRÁFICOS MUNDIAIS Mapa hipsométrico do continente asiático
Com a maior área territorial das Ásia; Clima Polar e Subpolar; Vegetação de Tundra e Taiga (Conífera) 1- Norte da Ásia- SetentrionalRússia (parte asiática) Solo tchernozion: Rico em nutrientes Região rica de petróleo e gás!!!
Situada na Rússia; Domínio de planícies e baixos planaltos; É cortada por vários rios, como: Angara, Lenissei, Don, Lena, o Ob, o Dniepre e o Neva; Região pouco povoada devido as baixas temperaturas; Fonte de grandes recursos minerais: petróleo, carvão mineral, gás natural e metais diversos. Ásia Setentrional - Planície Siberiana
Região mais úmida da Ásia; Clima tropical; Vegetação de Floresta equatorial NPIs- Novos Países industrializados; Chamados de Tigres Asiáticos 2- Sudeste Asiático
Hong Kong (cidade chinesa), é um dos Tigres Asiáticos. Cingapura - Núbia
A Ásia central é uma das 5 regiões do continente asiático. Caracteriza-se por ser formada por países que pertenciam à União Soviética (URSS), por tanto, são considerados ex-repúblicas soviéticas. São países da região:Cazaquistão , Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Outra característica importante da Ásia Central é a grande produção de petróleo, o que a torna interessante para grandes potências econômicas como os EUA, Rússia, China e União Europeia. Predomina na região o clima árido e é uma região que não possui saída para mares abertos e oceanos, o que dificulta o comércio internacional. Há, no entanto o Mar Cáspio e o Mar de Aral (ambos mares fechados). Este último sofre com sérios problemas ambientais e está desaparecendo. 3- Ásia Central Caso do mar Aral!!!
Regiões de deserto e semideserto; 4- Oriente Médio Região situada entre o Oriente e Ocidente tendo como referência o Mar Mediterrâneo, o Oriente Médio inclui os países costeiros do Mediterrâneo Oriental (da Turquia ao Egito), a Jordânia, Iraque, Península Arábica, Irã e geralmente o Afeganistão. O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Conflitos:Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial. A religião predominante no Oriente Médio é o islamismo. Existe a adoração a Alá e a população segue os ensinamentos do profeta Maomé, registrados . Para os muçulmanos, Meca, na Arábia Saudita, é uma cidade sagrada. Há varios grupos menores de mulçumanos. Conflitos: A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para esse fato, A própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; entre outros. O conflito religioso é entre os sunitas e os xiitas, divisões do islamismo. Os sunitas são mais apegados ao texto fiel do Alcorão e os Xiitas são radicais expansionistas.
O Muro de Israel – também chamado de Muro da Cisjordânia - é um projeto do governo israelense que começou a ser executado no ano de 2002 e que ganhou repercussão internacional por causa da polêmica e pelas críticas que vem recebendo, inclusive de dentro da própria Israel. Sua intenção é dividir o território do país com o da Cisjordânia, pertencente à Palestina. O motivo para a construção do muro, segundo os seus idealizadores, é servir como meio de defesa contra os ataques terroristas palestinos. O conflito entre palestinos e israelenses é historicamente longo, além de ser motivado pela disputa territorial da região da palestina pelas duas nações. Entretanto, o muro vem sendo bastante criticado, chegando até mesmo a ser apelidado de “novo muro da vergonha”. Muro de Segurança em Israel – Responsável direto pela redução em 99,5% dos ataques suicidas em Israel
O acampamento de refugiados palestinos de Shuafat pode ser visto do outro lado do muro que o separa do assentamento israelense de PisgatZeev. Foto: JillianKestler-D’Amours/IPS Os palestinos solicitarão à Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que a cidade de Belém e a Basílica da Natividade que ali se encontra sejam proclamadas Patrimônio da Humanidade, se finalmente frutificar sua proposta de reconhecimento ante Nações Unidas e Palestina termine sendo admitida como membro de pleno direito.
O que é Faixa de Gaza: A Faixa de Gaza tem cerca de 45 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura. Gaza está situada no território de Israel e possui mais de 1,5 milhões de pessoas, sendo que mais da metade dessas pessoas migrou para Gaza para fugir das guerras em Israel. O Hamas (Grupo Radical Islâmico), em 2006, assumiu o poder em Gaza e aí começam as guerras novamente entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina.Tentar explicar esse conflito é praticamente impossível, pois existem várias versões, vários acordos, várias acusações e, principalmente, poucos governantes e líderes com intenções realmente boas para resolver os problemas de atentados, guerras, fome, miséria e mortes na Faixa de Gaza.
Faixa de Gaza é um território localizado na Palestina, entre Israel e o Egito, ao longo do Mar Mediterrâneo. O território é conhecido por estar em constante conflito, uma vez que é reivindicado pela Autoridade Nacional Palestina, como sua propriedade. A Faixa de Gaza é um dos territórios mais povoados do planeta, e não possui nenhum recurso natural, e possui uma modesta indústria têxtil, alimentar e de cerâmica, que foi muito afetada com os bombardeamentos israelenses de 2008 e 2009. Apresenta pouca infraestrutura e a falta de água é constante. Faixa de Gaza:
Israel mantém o controlo das fronteiras e está atualmente a construir um muro de separação, com 700 quilômetros de extensão, que, na prática, anexa porções significativas da Cisjordânia ocidental ao seu território. A construção do muro, iniciada em 2004, isolou 160 mil famílias palestinas. Oriente Médio - Artigo publicado em 30 de Abril de 2012 - Israel começa construção de muro na fronteira com o Líbano Soldados da Finul patrulham construção do muro israelense na fronteira com a cidade libanesa de KfarKila. O Exército de Israel anunciou hoje que começou a construir um muro de mais de um quilômetro de extensão na f ronteira do país com o Líbano, para proteger de ataques a cidade israelense de Metulla. As obras são feitas em coordenação com a Finul, a força de paz das Nações Unidas no Líbano, e o Exército libanês. Apesar de Israel já dispor de uma cerca de segurança ao longo de sua fronteira com o Líbano, as autoridades israelenses alegaram ser essencial construir um muro de cimento, de 5 a 7 metros de altura, entre a cidade de Metulla e o vilarejo libanês de Kila. Vários incidentes contra os moradores de Metulla teriam sido registrados nos últimos meses, segundo afirmou o coronel Amit Fisher à rádio estatal de Israel.
Com uma superfície de 1050 km², correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia e a Israel. O Mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos, donde decorre a escassez de vida em suas águas Mar Morto
A Ásia Meridional (ou Sul da Ásia) é uma região formada pelos seguintes países: Afeganistão, Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e SriLanka. É uma das regiões com as maiores desigualdades sociais da Ásia e com países bastante pobres. Além disso, é uma região bastante violenta, inclusive, com o envolvimento da Índia e Paquistão que possuem armas nucleares. Esses dois países disputam o controle total da Caxemira, uma região desértica que durante a Guerra Fria tinha uma posição estratégica, pois fica próxima a China (rival dos EUA). Vale lembrar que tanto a Índia quanto o Paquistão foram colonias britânicas (da Grã-Bretanha) até 1947, quando conseguiram suas independências. 5- Ásia Meridional
ÍndiaA principal característica da sociedade indiana é sua divisão em castas. Este sistema possui aproximadamente 4.000 anos e classifica as pessoas de acordo com a etnia e ocupação profissional. A mobilidade entre as quase 3.000 castas existentes é praticamente nula, sendo que uma pessoa dificilmente consegue mudar de uma casta para outra. O sistema de castas é dividido de acordo com a estrutura do corpo do deus Brahma.Atualmente, a Índia faz parte do BRIC. O BRIC é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China, que são países que se destacam no mundo pelo rápido crescimento de suas economias em desenvolvimento. A África do Sul foi convidada a se juntar ao grupo, formando o BRICS.
Principal religião da Índia, o Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições é tnicas. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3.000 a.C na antiga cultura Védica. O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia. Crenças Aqueles que seguem o Hinduísmo devem respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; crer nas divindades; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores. O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brâmanes, pertencentes as castas "superiores" podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posições de autoridade dentro dos templos.
Milhões de hindus se banham no rio Ganges durante festival religioso Domingo é o principal dia de banhos durante o Kumbh Mela na Índia; segundo o hinduísmo, mergulhar na confluência de três rios indianos promove a limpeza dos pecados. Os dias em que os banhos devem ser realizados são decididos através do alinhamento das estrelas, e devotos do hinduísmo acreditam que um mergulho no rio sagrado em um desses dias os liberta do pecado e do ciclo da morte e renascimento. iG São Paulo | 10/02/2013
monções • Verão: • O continente se aquece mais rapidamente que o oceano; • Forma-se um centro de baixa pressão atmosférica sobre o continente atraindo os ventos do oceano (onde a menor temperatura gera zonas de alta pressão); • As fortes chuvas ajudam na rizicultura (arroz). • Inverno: • Situação inversa: os ventos sopram do continente para o oceano, caracterizando uma estação seca.
Agricultura de jardinagem - Ásia de Monções Plantio em vales fluviais inundados Terraceamento (plantio em curvas de nível)
Afeganistão Em 2001 o Afeganistão foi invadido por tropas dos Estados Unidos e alguns aliados em busca de Osama Bin Laden (que foi morto recentemente no Paquistão!), de membros do grupo terrorista Al-Qaeda (acusado dos tentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA comandados por Bin Laden) e de membros do grupo fundamentalista islâmico, Talibã. Apesar de ser criado no Paquistão, membros do Talibã governaram o Afeganistão entre 1996 e 2001, quando foram expulsos do poder pelas tropas dos EUA e aliados.Desde 2001 soldados dos EUA permanecem no país.
6- Extremo Oriente O Extremo Oriente é chamado também de Ásia Oriental, está localizado a leste do continente asiático e abrange um território que ocupa uma área de cerca de 12 milhões de km2, onde vivem as populações de China (1,3 bilhão), Japão (127 milhões), Coreia do Sul (49 milhões), Coreia do Norte (23 milhões), Taiwan (23 milhões), Hong Kong (6 milhões), Mongólia ( 2 milhões) e Macau ( 450 mil).Essa porção da Ásia apresenta, em grande parte do território, clima do tipo temperado, em decorrência de sua localização geográfica, uma vez que é cortado pelo Trópico de Câncer. Essa característica climática não faz parte da realidade de uma porção meridional da China e de Taiwan, pois ambos estão sob influência da zona tórrida da Terra ou intertropical, a qual recebe uma quantidade maior de luz solar, apresentando temperaturas mais elevadas.
Tóquio, onde também se localiza a capital do país. coréia do sul
Curiosidades do Japão • Eles evitam se tocar. Cumprimentam-se com reverências, não são adeptos de abraços e apertos de mão; • Nunca coloque as mãos nos bolsos quando conversar com um japonês. É extrema falta de educação; • As meninas não podem pintar o cabelo ou furar a orelha antes de entrar na universidade; • Meninos vão ao salão de beleza; • Você já reparou que os games japoneses não mostram sangue? Todos os tipos de jogos, inclusive de luta são proibidos mostrar sangue; • As crianças japonesas limpam as suas escolas todos os dias, por 15 minutos, juntamente com os professores; • Um empregado(a) de limpeza no Japão é chamado "engenheiro da saúde", pode ter salários de USD 5000-8000 por mês e está sujeito a provas escritas e oral; • No Japão é proibido o uso de celulares em restaurantes; • Enquanto no Brasil, apenas 13% da população tem acesso ao niver superior, no Japão 80% da população frequenta a universidade;
O mapa mundi dos japoneses é diferente!!! Fonte: AprendendoJapones.com Qual área é privilegiada neste mapa? Por que este tipo “ponto de vista”?
Curiosidades da China -A polícia não tem armas. Aliás, ninguém carrega armas, e o crime praticamente não existe entre os civis. Também pudera, aquela clássica história do criminoso ser executado e a bala ser cobrada da família assusta qualquer um. A China é o país que mais executa prisioneiros no mundo. -O que nós chamamos de boa educação e higiene não se aplica na China. Os banheiros são apertados, fedidos e com apenas um buraco no chão. As pessoas urinam no meio da rua. Soltar puns em público é com eles mesmos. -O que chama mais atenção é o hábito de cuspir : Chineses cospem em qualquer lugar, e se você der mole, pode levar uma cusparada acidental, pois a medicina tradicional chinesa acredita que seja danoso engolir a saliva. E fuma-se até em aviões na China. -Os bebês chineses andam com a bunda de fora. Sim, as roupas têm buracos no bumbum do bebê. E em último caso, vai na rua mesmo. As fábricas de fraldas devem adorar isso.
Montes Urais – separam a Ásia da Europa; Montes Zagros – Irã; Cordilheira de Tian-Shan – China. A cordilheira do Himalaia estende-se por 2400 km de comprimento e por 400 km de largura; Separa o norte e o sul da Ásia. Relevo da Ásia A Ásia apresenta várias formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
Muitas também são as religiões praticadas na Ásia: • o confucionismo, na China; • o homem pode atingir a perfeição através da educação e, conhecendo o caminho dos antigos • o xintoísmo, no Japão; • termo xinto quer dizer “caminhos dos deuses”; • constitui de crenças e práticas religiosas de tipo animista. Diversidade Cultural e Religiosa na Ásia
o islamismo, no Oriente Médio e na Ásia Central; • Maomé. Nascido em Meca, no ano 570 • O judaísmo, em Israel • o hinduísmo e o budismo, na Ásia Meridional e no Sudeste Asiático; Alcorão, livro sagrado do Islamismo