1 / 7

AULA DE SOCIOLOGIA CAP. 18

AULA DE SOCIOLOGIA CAP. 18. MÉTODOS E TECNICAS DE PESQUISA. Prof. Rani Lopes. EXPLANAÇÃO GERAL – COMPREENSÃO DE TEXTO – pág. 331. QUE FATORES CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA APLICADA NOS ESTADOS UNIDOS?

chickoa
Download Presentation

AULA DE SOCIOLOGIA CAP. 18

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AULA DE SOCIOLOGIACAP. 18 MÉTODOS E TECNICAS DE PESQUISA Prof. Rani Lopes

  2. EXPLANAÇÃO GERAL – COMPREENSÃO DE TEXTO – pág. 331 • QUE FATORES CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA APLICADA NOS ESTADOS UNIDOS? A necessidade de enfrentar problemas de ajustamento decorrentes do desenvolvimento da indústria, do êxodo rural e da imigração. • QUAIS AS DIFICULDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA APLICADA, ESPECIALMENTE NA EUROPA? A influência das ciências exatas e biológicas que julgavam imprescindível que o cientista se mantivesse neutro em relação a seu objeto de estudo. • QUAL FOI A GÊNESE DA SOCIOLOGIA TEÓRICA? A tradição racionalista e especulativa da Ilustração, na Europa

  3. EXPLANAÇÃO GERAL – COMPREENSÃO DE TEXTO • POR QUE O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO NÃO SE SEPARA DE SUA APLICABILIDADE PRÁTICA? Porque o simples fato de se realizar uma pesquisa e divulgar seus resultados já é uma maneira de intervir sobre a realidade. Prova disso são as pesquisas de intencionalidade de votos numa eleição • COMO OTÁVIO LANNI ESTABELECE A DISTINÃO ENTRE SOCIOLOGIA TÉCNICA E SOCIOLOGIA CRÍTICA? Para o Lanni, sociologia técnica é aquela que se desenvolve em função de uma intencionalidade instrumental: são as pesquisas de opinião e de marketing. Sociologia crítica é aquela que busca desvendar a realidade social principalmente a partir de uma motivação teórica.

  4. TIPOS DE PESQUISAS 1 - PESQUISAS QUANTITATIVAS 1.1 - Pesquisa Quantitativa Convencional • É feita através da aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do universo a ser investigado. • As entrevistas são realizadas nos domicílios dos entrevistados, através de um contato direto pessoal. 1.2 - Pesquisa por Telefone • Pesquisa quantitativa por intermédio de telefone com a aplicação de questionários relativamente simples e pequenos. 1.3 - Pesquisa On-line • Pesquisa quantitativa que utiliza meios eletrônicos (coletores de dados), tornando mais rápido a obtenção dos resultados. 1.4 - Pesquisa em Fontes Secundárias • Pesquisa feita a partir de dados quantitativos já coletados anteriormente por outras instituições, abrangendo a escolha das fontes, a seleção e coleta das informações, a compatibilização dos dados de diferentes fontes e a realização de cálculos para a produção de estimativas.

  5. TIPOS DE PESQUISAS 2 - PESQUISAS QUALITATIVAS 2.1 - Pesquisa por Discussão em Grupo • As pesquisas qualitativas possibilitam explorar dimensões subjetivas do comportamento do consumidor, relativas as suas percepções, expectativas e aos seus desejos e sentimentos. • Os grupos de discussão, mediados por um especialista, buscam estimular a livre manifestação associativa e a troca de opiniões de indivíduos que apresentam características relativamente homogêneas. • São utilizados recursos audiovisuais para propiciar associações simbólicas. • As entrevistas são gravadas em áudio e em vídeo. 2.2 - Pesquisa por Entrevistas Individuais • As entrevistas qualitativas individuais são orientadas por roteiros de questões semi-estruturados que possibilitam a inclusão de novas perguntas. • A técnica das entrevistas individuais não proporciona o debate existente nos grupos, mas permite, em contrapartida, maior aprofundamento dos assuntos escolhidos. • O número de pessoas entrevistadas é pequeno e a seleção é feita de forma intencional, de acordo com os perfis típicos desejados.

  6. TIPOS DE PESQUISAS 3 - Outros tipos de pesquisa 3.1 - Pesquisa Exploratória • Quando o objeto de estudo é em grande medida desconhecido, torna-se necessária uma investigação exploratória buscando a identificação de situações, construção de cenários, estruturação de tipologias e desenho de quadros que constituem a primeira aproximação ao assunto investigado. • Pesquisa para Teste de Produtos • É aconselhável a realização de uma pesquisa junto a um pequeno grupo de pessoas com os perfis típicos desejados para testar a reação do consumidor a um novo produto. • Após utilizar o produto, o consumidor é questionado sobre aspectos relevantes, para formular avaliações sobre qualidades e defeitos. 3.2 - Pesquisador Oculto • Esta técnica é indicada para identificar problemas de atendimento e avaliar a eficácia dos treinamentos ministrados aos funcionários de estabelecimentos que sirvam ao grande público: um pesquisador previamente treinado, com características de perfil pré-determinadas, age como se fosse um consumidor interessado em comprar. • Através de perguntas e da criação de situações, o pesquisador testa as reações dos profissionais de atendimento do estabelecimento. 3.3 - Pesquisa de Clima Organizacional • Para avaliar o grau de satisfação e as demandas do cliente interno, aspectos motivacionais e atitudinais de seu comportamento, é aplicado um questionário em uma mostra representativa do conjunto dos funcionários, de forma a permitir a livre manifestação, evitando os constrangimentos decorrentes da identificação do entrevistado. 3.4 - Pesquisa Gestão e Qualidade • Pesquisa, análises e ferramentas para orientar as alterações necessárias ao desenvolvimento de programas de qualidade total e à obtenção da certificação ISO 9.000.

  7. ISSO 9000 Mas afinal, o que é ISO 9000? Muito se tem falado ultimamente sobre qualidade e sobre ISO 9000 na divulgação de produtos. Mas será que você sabe exatamente o real significado do selo de qualidade? E como ele pode afetar o seu dia-a-dia? O certificado de qualidade ISO 9000 é concedido pela International Organization For Standardisation (Organização Internacional para Normatização) – ISO, que normatiza as várias atividades de geração de produtos em todos os países. Segundo o especialista Eduardo Novotny, os processos de produção certificados pela ISO 9000 seguem um padrão de qualidade, o que inclusive facilita a exportação. Trata-se de uma norma genérica, que estabelece critérios para a implantação de um sistema de gestão da qualidade, independente do produto a ser produzido. Antes da criação da ISO, havia ações isoladas para garantir a qualidade dos produtos fabricados. Esses esforços foram sintetizados pela ISO em uma série de normas que foram denominadas 9000, cuja primeira emissão ocorreu em 1987. As normas são periodicamente revisadas, e sua versão mais atual é a ISO 9001:2000.

More Related