1 / 8

A vida de Castro Alves

A vida de Castro Alves. A obra de Castro Alves A poesia Lírica Poesia Abolicionista O amor e a mulher A morte. Castro Alves nasceu no dia 14 de março, estudou em Salvador, na adolescência os pri meiros versos e os primeiros contatos com a poesia de Victor Hugo. Ele fez faculdade de

chul
Download Presentation

A vida de Castro Alves

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A vida de Castro Alves • A obra de Castro Alves • A poesia Lírica • Poesia Abolicionista • O amor e a mulher • A morte

  2. Castro Alves nasceu no dia 14 de março, estudou em Salvador, na adolescência os pri meiros versos e os primeiros contatos com a poesia de Victor Hugo. Ele fez faculdade de Direito em Recife. Ele veio para o Sul em 1868, onde conheceu José de Alencar e Machado de Assis.

  3. Poesia Espumas Flutuantes, 1870 A Cachoeira de Paulo Afonso, 1876 Os Escravos, 1883 Hinos do Equador, em edição de suas Obras Completas (1921) Navio Negreiro(1869) Tragédia no mar

  4. Poesia Lírica A poesia lírica de Castro Alves nas duas espécies principais, a amorosa e a naturalis ta, está representada em espumas flutuan tes.

  5. Poesia Abolicionista Está contida na obra Os Escravos e no lon go poema narrativo A Cachoeira de Paulo Afonso, em que o drama do escravo, mais que uma realidade presente, é concebido co mo um episódio de um drama mais amplo o do próprio destino humano, preso aos de sajustamentos da história.

  6. O Amor e a Mulher Pelas páginas de Espumas Flutuantes, ve mos passar indícios de paixão integral, co mo a sensualidade de “Adormecida”, o ciú me de “ O Adeus de Teresa”, e um emara nhado de seios, colos, cabelos e perfumes que sensualizam os perfis femininos de Cas tro Alves.

  7. A morteEm 6 de julho de 1871, Antônio de Castro Alves morreu, com apenas 24 anos. Ao falecer, apesar de seus 24 anos e de ter apenas um livro publicado - “Espumas flutuantes” -, Castro Alves era conhecido nacionalmente. Nos anos seguintes, o movimento abolicionista serviu-se, incessantemente, de sua obra como bandeira e arma na luta abolicionista.

  8. As Meninas Super Poderosas • Eleticia dos Santos kochinski • Regiane Ferreira Vech • Letícia Aparecida da Silva Números:07, 31, 23 Professor:Clemílton

More Related