1 / 12

Os textos : atores , recursos e mecanismos

O processo de comunicação. Coesão e coerência textuais. Slides. www.ser.com.br. Os textos : atores , recursos e mecanismos. O processo de comunicação e seus elementos. Falante. ENUNCIAÇÃO Interação dos elementos que levam à formulação de um enunciado. Situação.

ciro
Download Presentation

Os textos : atores , recursos e mecanismos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O processo de comunicação Coesão e coerência textuais Slides www.ser.com.br Os textos: atores, recursos e mecanismos

  2. O processo de comunicação e seuselementos Falante ENUNCIAÇÃO Interação dos elementos que levam à formulação de um enunciado. Situação Ato comunicativo Interlocutor referente código Elementos da comunicação mensagem canal Enunciado

  3. O processo de comunicação e seuselementos O falante ou emissor seleciona os elementos da comunicação. Leva em conta: Interlocutor – que constrói o sentido para a mensagem. Situação – ambiente externo aos participantes, em que se realiza o processo.

  4. O processo de comunicação e seuselementos A comunicação é um ato social, em que falante e interlocutor compartilham: Ideologia e cultura – leitura de mundo Aspecto psicológico – influências, variações de humor, sensibilidade no momento do processo comunicativo Tipologia textual – particularidades de um tipo textual

  5. O processo de comunicação e seuselementos ENUNCIAÇÃO – Interação dos elementos que levam à formulação de um enunciado. A enunciação deixa marcas que só têm significado dentro do enunciado. Marcas da enunciação = dêiticos => relações exofóricas (que se estabelecem fora do contexto textual). • Pronomes pessoais: (eu/nós = falante,você(s) = interlocutor) • Pronomes demonstrativos: (este, esta = perto do falante); (esse, essa = perto do interlocutor); (aquele(a) = longe de ambos) • Circunstância de tempo: Advérbios e locuções adverbiais = hoje, amanhã, neste momento • Circunstância de lugar: Advérbios e locuções adverbiais = aqui, lá, naquele lugar • Tempos verbais: • Presente = simultaneidade com o momento da comunicação • Pretérito = anterioridade ao momento da comunicação • Futuro = posterioridade ao momento da comunicação

  6. O processo de comunicação e seuselementos Canção do Exílio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá, As aves que aqui gorgeiam, Não gorjeiam como lá (Coimbra, julho, 1843.) DIAS, Gonçalves. Obras Poéticas de Antonio Gonçalves Dias. São Paulo: Editora Nacional, 1944. Dêiticos – marcas da enunciação aqui faz referência ao lugar onde está o poeta (exílio) e o lá se relaciona à terra natal, ou seja, temos relações exofóricas, que se estabelecem fora do enunciado.

  7. O processo de comunicação e seuselementos Marcas do enunciado => Referências endofóricas – relações se estabelecem pelo enunciado. O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio, um centro de excelência na área, procura ir além dos torneios. [...] “É verdade que nem todos conseguem acompanhar o ritmo... saem daqui com outra visão da matéria”, afirma o professor do instituto. Disponível em: <http://epoca.globo.com/edic/19990524/cienca6.htm>. Acesso em: 15 jul. 2006. Referência anafórica – o referente é o antecedente (Impa). Nas vésperas da Páscoa, pesquisadores da Finlândia anunciam que comer chocolate durante a gravidez tornam os bebês mais sorridentes e ativos. Mas médicos daqui do Brasil têm algumas ressalvas. Disponível em: <www.band.com.br/jband/edicao070404.asp>. Acesso em: 7 abr. 2004. Referência catafórica – o referente (Brasil) aparece depois.

  8. Coesão e coerência textuais TEXTO = tecido, trama, ligação entre as partes COERÊNCIA = articulação das ideias. A contradição é a pior inimiga das ideias; a coesão, sua melhor amiga. COESÃO = articulação dos elementos linguísticos, nos planos gramatical e semântico. O prisioneiro O ventre e os braços da mãe, o berço, A casa, a escola, O pátio, o ônibus, O escritório, a mulher e o sono. MOTA, Mauro. Itinerário. Rio de Janeiro: L.Olympio/Brasília, 1975. Embora o texto apresente poucos elementos coesivos, a progressão das palavras colabora para a coerência textual.

  9. Coesão e coerênciatextuais [...] cortai os lábios da mulher morena Eles são maduros [...] Vinícius de Moraes Pronomes pessoais – carga semântica plena apenas quando os relacionamos ao substantivo. [...] Eles pegam o jornal com seus diferentes temas e cadernos [...] Disponível em: <www.jcnet.com.br/detalhe_jcescola4.php?ccodigo=17177>. Acesso em: 16 jul. 2006. Pronomes possessivos – relacionam-se à coisa possuída. A República é ainda uma jovem de quatorze anos, cujos princípios estão em plena fase de consolidação [...] Jornal do Commercio de Manaus. Disponível em: <www.jcam.com.br/materia.php?idCaderno=11>. Acesso em: 16 jul. 2006. Pronomes relativos – retomam o termo antecedente e podem introduzir as orações subordinadas.

  10. Coesão e coerênciatextuais [...]Foram 250 gols em 90 jogos, gerando uma média de 2,7. A torcida que mais vezes comemorou foi a do Sport. Este fez 40 gols [...] Jornal do Commercio de Recife. Disponível em: <www.2.uol.com.br/JC/_2001/2205/es2205_8.htm>. Acesso em: 16 jul. 2006. Pronomes demonstrativos – relacionam-se a uma pessoa do discurso, faz referência ao substantivo que preenche o significado dela. [...] Que apanhe o grito que um galo antes e o lance a outro. MELO NETO. João Cabral de. Melo Neto – obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003. Pronomes indefinidos – são os que se referem à terceira pessoa do discurso de modo vago. A artista plástica Sylvia Martins sempre quis viver em um barco. Contudo, enquanto o sonho não se realiza [...] Disponível em: <http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/cadernos/casa/>. Acesso em: 16 jul. 2006 Conectivos – conjunções e preposições.

  11. Coesão e coerênciatextuais Se por um lado a diretoria faz uma jogada de risco... Por outro lado, Mauro Galvão coloca a acomodação de lado. [...] Disponível em: <http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/esportes/2004/05/18/joresp20040518011.html>. Acesso em: 16 jul. 2006. Ordenadores – organizam as informações no texto. Exemplos: em resumo, por um lado, por outro lado, daí, então. (eu) Sopro a flauta encantada [...] MELLO, Thiago de. Faz escuro mas eu canto. 19.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. Elipse – ocultamento de um termo facilmente identificável. Substituição – evitam redundância. Exemplos: assim, também, mesmo. [...] Ouro nos Jogos de Atenas? Sim, esse é o nosso sonho, mas muitas equipes querem o mesmo.

  12. Coesão e coerênciatextuais A aeronave, chamada SpaceShipOne, foi projetada com o objetivo de levar um prêmio de US$ 10 milhões... O veículo espacial precisa alcançar... Sinonímia – substituir um termo por outro. Entre as linhas que fomos forçados a abandonar estão os vários instrumentos de sopro hiperônimo hipônimo Hiperonímia – palavra que designa um conjunto. Hiponímia – palavra que designa um elemento Se perguntarem qual a carreira mais disputada no vestibular da UFRJ [...] Repertório de um vestibulando Megazine. O Globo, Rio de Janeiro, 28 out. 2003. Campo semântico – elementos relacionados ao repertório de uma área temática.

More Related