140 likes | 379 Views
Geografia. As morfodinâmica e as Águas Oceânicas. Oceanos São as maiores porções de massas líquidas terrestres separando as massas continentais. São divididos em quatro grandes porções: Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano índico Oceano Glacial Ártico. Oceano pacífico.
E N D
Geografia As morfodinâmica e as Águas Oceânicas
Oceanos São as maiores porções de massas líquidas terrestres separando as massas continentais. São divididos em quatro grandes porções: Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano índico Oceano Glacial Ártico
Oceano pacífico É o mais extenso, apresenta a maior profundidade média de todos os oceanos e separa o continente americano da Ásia e da Oceania
Oceano Atlântico É o oceano mais importante para a navegação mundial, pois liga os grandes centros mais industrializados do mundo (região dos grandes lagos da América do Norte e Europa Ocidental). Separa a América da Europa e áfrica.
Oceano Índico: É um pouco menor que o Atlântico, banhando o sul da Ásia, o oeste da Oceania e o leste da África. É importante para a circulação do petróleo mundial, devido a maior parte do petróleo produzido no Oriente Médio circular por ele.
Oceano Glacial Ártico: Localizado no extremo norte do planeta, grande parte de suas águas permanece uma boa parte do ano congeladas. Foi de suma importância no período da Guerra Fria, pois configurava o elo de separação entre EUA e a antiga URSS.
Bacias oceânicas: São áreas extensas e profundas. Possuem relevo relativamente plano. Podem ser chamadas de assoalho oceânico.
Plataforma continental: É a porção dos fundos marinhos que começa na linha de costa e desce com um declive suave até o talude continental (onde o declive é muito mais pronunciado). Em média a plataforma continental desce até uma profundidade de 200 metros, atingindo as bacias oceânicas.
Fossas Marinhas: Depressões alongadas e estreitas com grande profundidade e laterais bastante íngremes. Aparecem principalmente junto das grandes dorsais oceânicas.
Talude Continental: Corresponde à passagem da plataforma continental para o fundo dos oceanos. Seus desníveis podem atingir até 400m.
Cordilheiras marinhas ou dorsais oceânicas: São cadeias montanhosas submersas que surgem com feições bastante alongadas. Aparecem no fundo dos oceanos em áreas de afastamento de placas tectônicas.