230 likes | 524 Views
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 LEMA: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8) TEMA: Fraternidade e Juventude.
E N D
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013LEMA: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)TEMA: Fraternidade e Juventude
1ª FASE: EM BUSCA DA RENOVAÇÃO INTERNA DA IGREJA (1964-1972)2ª FASE: A IGREJA SE PREOCUPA COM A REALIDADE SOCIAL DO POVO (1973-1984)3ª FASE: A IGREJA SE VOLTA PARA SITUAÇÕES EXISTENCIAIS DO POVO BRASILEIRO (1985...)
QUARESMAEscuta da Palavra de DeusConversão em nível pessoal, comunitário e social (convivência social)Oração, jejum e esmola (solidariedade)
QUARESMAConsciência da Vida NovaAprofundamento da vivência do EvangelhoConstrução da civilização do amor (direito de cidadania)Vivência da Fraternidade
QUARESMA – Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa.40 dias
40 anos de caminhada do povo hebreu pelo deserto;40 dias que Moisés passou na montanha;
40 dias da caminhada de Elias para chegar à montanha do Senhor;40 dias de Jesus no deserto
Quaresma é um tempo de "rever a vida" e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, gula, ira, inveja, preguiça, mentira...
Santo Agostinho dizia que "o pecador não suporta nem a si mesmo", e que "os teus pecados são a tua tristeza; deixa que a santidade seja a tua alegria
- Reconciliai-vos com Deus!" (2 Cor 5, 20); - Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação." (2 Cor 6, 1-2).
fomos criado para ser amigos de Deus, mas o pecado quebrou esta relação de confiança e de amor e, como conseqüência, a humanidade é incapaz de realizar sua vocação originária. (Bento XVI)
“Cada um, de acordo com as circunstâncias, deixam outros interesses de lado, para preparar e participar de uma festa inesquecível.” (Bento XVI)
Mais do que simples preparação para a Páscoa, a Quaresma é tempo de grande convocação para que toda a Igreja se deixe “purificar do velho fermento para ser uma massa nova, levedada pela verdade”. (cf. 1 Cor 5,7-8).
A Quaresma nos chama à reconciliação, à mudança de vida, a assumir a busca da humanidade inteira por libertação, justiça, dignidade, reconciliação e paz.
As três tentações de Jesus são apresentadas como um caminho que o próprio Jesus trilhou para ensinar ao homem a via de santidade que passa pelo combate ao TER, PODER E PRAZER. (Cf. Lc 4,1-13)