1 / 15

Islamismo Religião criada pelo profeta Maomé. O seu livro sagrado chama-se Corão ou Alcorão.

Islamismo Religião criada pelo profeta Maomé. O seu livro sagrado chama-se Corão ou Alcorão. Cinco Pilares: Crer em um só Deus, Orar cinco vezes voltado para Meca, a cidade sagrada; Jejuar no mês do Ramadã; Fazer uma peregrinação, se possível, à Meca; Pagar dádivas rituais;.

Download Presentation

Islamismo Religião criada pelo profeta Maomé. O seu livro sagrado chama-se Corão ou Alcorão.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Islamismo • Religião criada pelo profeta Maomé. • O seu livro sagrado chama-se Corão ou Alcorão. • Cinco Pilares: • Crer em um só Deus, • Orar cinco vezes voltado para Meca, a cidade sagrada; • Jejuar no mês do Ramadã; • Fazer uma peregrinação, se possível, à Meca; • Pagar dádivas rituais;

  2. Conflitos internos no Islamismo: Sunitas versus Xiitas Sunitas: Após a morte de Maomé, passaram a adotar Os Califas (seguidores de Maomé) como líderes. Correspondem a 85% dos Islâmicos. Xiitas: Após a morte de Maomé, passaram a adotar o cunhado de Maomé, Ali, como líder.

  3. A Jihad: A luta pessoal. A explicação quanto as duas formas de Jihad não está presente no Alcorão, mas sim nos ditos do Profeta Muhammad: Uma, a "Jihad Maior", é descrita como uma luta do indivíduo consigo mesmo, pelo domínio da alma; e a outra: a "Jihad Menor", é descrita como um esforço que os muçulmanos fazem para levar a mensagem do Islã aos que não têm ciência da mesma (ou seja, daqueles que não se submetem a Deus e à paz).

  4. Principais Grupos terroristas: • Al Qaeda: • Significa "A Fundação" ou "A Base" • é uma organização Fundamentalista Islâmica  internacional, • Objetivo: reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos. • Origens: A partir da invasão Soviética ao Afeganistão, na qual vários não-afegãos, lutadores árabes se uniram ao movimento anti-russo formado pelos Estados Unidos  e Paquistão.  • Líder: Osama Bin Laden, membro de uma abastada e proeminente família árabe-saudita, liderou um grupo informal (mujahedins) que se tornou uma grande agência de levantamento de fundos e recrutamento para a causa afegã. Esse grupo canalizou combatentes islâmicos para o conflito, distribuiu dinheiro e forneceu logística e recursos, para as forças de guerra

  5. Taleban: Significado: Estudantes. Se dizem estudiosos do Alcorão e acreditam que as leis e o Estado devem seguir as escrituras sagradas. Origem: Afeganistão Durante o regime Taleban as mulheres eram proibidas de freqüentar escolas e trabalhar. Assistir televisão, ouvir músicas e ler alguns livros, principalmente os que continham imagens era proibido. As mulheres só podiam sair à rua acompanhadas e o uso da burca era obrigatório.

  6. Conflito entre Judeus e Palestinos. Palestina: Estreita faixa de terra situada entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto. É uma área importante do ponto de vista estratégico, por ser uma passagem entre três continentes, Europa, África e Ásia, e por isso, ficou sempre sobre domínio de importantes impérios. De 66 a.C até 395 d.C. sob domínio do Império Romano. Saída dos Hebreus (Judeus – diáspora) De 395 d.C a 638 d.C. sob domínio do Império Bizantino. De 638 a 1101 a região passa ao controle dos Árabes. No sec. XVIII até o sec. XX (1º Guerra Mundial) a região ficou sob influência do Império Otomano. Pós 1º Guerra Mundial a região passa ser dominada pela França e Inglaterra. No final do Sec. XIX os judeus começam a migrar para a região, movimento sionista. Em 1947 a ONU resolve criar na região um Estado Judeu e um Árabe. Os Árabes não aceitam e tem início uma série de conflitos.

  7. Em 1964 os Palestinos criam a OLP (organização para libertação da Palestina) Em 1967 O Egito bloqueia o canal de Suez aos navios israelenses e inicia manobras militares na península do Sinai próximo a fronteira israelense ao mesmo tempo que a Jordânia e Síria mobilizavam seu exércitos na fronteira com Israel. Prevendo um ataque eminente destas nações, Israel inicia a Guerra dos seis dias  na qual Israel conquista as regiões da Faixa de Gaza, Monte Sinai, Colinas de Golã,  Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Em 1973 começa a Guerra do Yom Kippur (Dia do Perdão) e entre 1977 a 1979 Israel e Egito fazem um acordo de paz e a região de Sinai é devolvida para o Egito. Em 1982 Israel invade o Líbano em uma tentativa de neutralizar os ataques realizados pela OLP a partir deste país. Em 1987 explode a Intifada. Na região existe um grupo terrorista conhecido como Hamas, que luta pela saída dos Judeus da região.

  8. Ex- Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Turco-Otomano) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia e Montenegro, além de dois territórios autônomos: Kosovo e Voivodina. As nações permaneceram unidas durante a Guerra Fria sob domínio da U.R.S.S. Com o fim da união Soviética em 1991, tem início uma série de movimentos separatistas. Os Sérvios eram contrários a separação, mas as diferenças, sobretudo religiosas foram o ponto central de vários conflitos na região. Sérvio – Ortodoxos Eslovenos e Croatas – Cristãos Bósnios, Macedônios e Albaneses (Kosovo) – mulçumanos.

More Related