120 likes | 310 Views
TÍTULO DO TRABALHO. PÓS - GRADUANDO: VALDECI AVES NOGUEIRA ORIENTADORA: Profª. Ana Paula Carlesso Ramos DATA: 29/09/2009. O CONHECIMENTO SOBRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO ENSINO À DISTÂNCIA PARA UMA BOA FORMAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO SISTEMA DE EAD. PERGUNTA DA PESQUISA.
E N D
TÍTULO DO TRABALHO • PÓS - GRADUANDO: VALDECI AVES NOGUEIRA • ORIENTADORA: Profª. Ana Paula Carlesso Ramos • DATA: 29/09/2009 O CONHECIMENTO SOBRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO ENSINO À DISTÂNCIA PARA UMA BOA FORMAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO SISTEMA DE EAD
PERGUNTA DA PESQUISA • ● O ensino à Distância oferece uma oportunidade de formação e transmissão de conhecimento contextualizado e futurista: desta forma, como poderemos compreender e auxiliar este novo projeto, sem antes conhecer um pouco sobre a sua organização e funcionamento?
OBJETIVO GERAL: -De forma clara procuramos mencionar a realidade da Educação à Distância, valendo-se da influência, da metodologia, da contextualização e do significado da formação profissional do cidadão, embasado em fontes bibliográficas que pudessem dar o devido respaldo para que pudéssemos, ao menos, concluir com clareza este tema. OBJETIVO ESPECÍFICO: -Considerando que a Educação à Distância possui uma gama de vertentes, devido as suas várias ferramentas empregadas, procuramos centralizar o assunto na Gestão, considerando as suas especificidades, as necessidades de um bom funcionamento e a necessária contextualização. Assim, a figura do Gestor, suas qualificações e atribuições tornou-se o tema desta Monografia.
REFERÊNCIAL TEÓRICO: ▄Aqui deverão ser usados apenas uma ou duas citações, aquelas mais importantes do seu trabalho, as que melhor exprimem a essência da pesquisa e do tema escolhido. • “Um outro nome para a educação pode ser até mesmo sugerido, quando se constata, por exemplo, que o rumo e a velocidade das transformações do mundo moderno exigem cada vez mais, de todos os homens, uma constante reciclagem de conhecimentos e uma contínua readaptação a um mundo que, afinal, ainda é sempre o mesmo e já é sempre um outro”. (BRANDÃO, 2006) • “Os gestores de todos os níveis de uma organização precisam ter as mais diversas informações, desde quais resultados foram produzidos por suas decisões passadas (que vai determinar a avaliação e a remuneração desses usuários) até informações que serão utilizadas para as próximas decisões”. (RAFAEL et al, 2006)
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: • Se somente houve pesquisa bibliográfica, BASTA informar que foram feitas fichas catalográficas; resumos; resenhas; consultas a artigos, periódicos, revistas especializadas, livros técnicos... • Para outros tipos de pesquisa: • fazer um breve resumo dos procedimentos em forma de TÓPICOS, para explicar detalhadamente como foi realizada a pesquisa ou foi elaborado o projeto. • Dizer do local da pesquisa • Dizer da pesquisa bibliográfica (principais autores elencados e estudados) • Dizer da pesquisa de campo (principais instrumentos utilizados: questionário, entrevistas, observação participante...) • Dizer do universo ou população (suas características) e da amostra A metodologia para a elaboração desta Monografia baseou-se apenas em pesquisas bibliográficas dos seguintes autores: 1) Carlos Rodrigues BRANDÃO - O que é Educação 2) José Tarciso FIALHO -Orientações Gerais Para o Trabalho de Conclusão de Curso 3) Francisco LACOMBE e Gilberto HEILBORN -Administração Princípios e Tendências 4) Ramon de OLIVEIRA - Informática Educativa: Magistério Formação e Trabalho Pedagógico 5) Stephen P. ROBBINS - Administração Mudanças e Perspectivas 6) Alberto Tosi RODRIGUES -Sociologia da Educação 7) Roberto Fernandes dos SANTOS, Cláudio Rafael BIFI. Et al - Introdução à contabilidade: Noções Fundamentais 8) Adam SCHAF - A Sociedade Informática 9) Anísio TEIXEIRA - Pequena Introdução à Filosofia da Educação “A escola Progressiva ou a Transformação da Escola”
ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: • Deve obedecer às propostas da pesquisa • Se houver questionários, as perguntas devem ser analisadas • Como complemento, pode-se utilizar gráficos e tabelas • No total, devem ser em torno de 3 a 4 slides de resultados comentados • Procurar, se possível, associar a análise dos resultados com algumas das teorias ou alguns autores, considerados no referencial teórico • Já é possível vislumbrar um futuro totalmente integrado ao sistema EAD sendo aplicado em vários níveis de formação e qualificação • Porém, a base deste sistema jamais poderá ser devidamente eficaz sem um sistema de Gestão contextualizado, dinâmico e evolutivo, pois quando se faz uso de TIs estamos falando de evolução, transformação e aperfeiçoamento de todas as formas da modalidade • Acreditamos que os pontos fundamentais se referem à 03 fundamentos críticos e ao mesmo tempo basilares da formação e qualificação pelo sistema EAD
GESTÃO DE APRENDIZAGEM: ►Quando se fala em ensino à distância é preciso que a instituição que se propõe a ofertar os cursos com os recursos necessários tenha como objetivo a inclusão pedagógica com uma formação de qualidade preparando-se para as dificuldades e complexidades que a modalidade apresenta. Nem sempre os cursos ofertados são de boa qualidade e por vezes o sistema tecnológico empregado não permite uma interação ágil em tempo real. EAD também é qualidade. ◄Os resultados da formação em EAD sem exceção sempre são demorados. O sistema digital (que agrega todos os tipos de recursos atualmente disponíveis) não é estanque. Do início do seu emprego aos dias atuais passaram-se apenas três décadas. Isto significa que haverá sempre a necessidades de novas adaptações, agregação de novos recursos e qualificação do conhecimento para implantar (ou substituir) com rapidez as novas metodologias que exigirem um novo aporte.
GESTÃO FINANCEIRA E DE PESSOAS: A análise financeira deve estar integrada à um sistema de informações que forneça bases reais e atualizadas que permita ao gestor atuar de acordo com as informações disponíveis. Todos os sistemas de gastos e fluxos devem estar devidamente interligados para que forneçam dados atualizados e diretos ao gestor.
GESTÃO DE CONHECIMENTO: A gestão de conhecimento faz uso intensivo de todas as fontes possíveis de informações. “O capital intelectual é a soma dos conhecimentos, informações, propriedade intelectual e experiência de todos em uma empresa, que podem ser utilizados para gerar riqueza e vantagem competitiva... O capital intelectual é como uma rede eletrônica que transporta informação na empresa à velocidade da luz. Um de seus pressupostos é a cooperação - aprendizado compartilhado...” (LACOMBE e HEILBORN, 2006) O princípio do conhecimento repousa sobre a inteligência pessoal, a criatividade na aplicação do conhecimento obtido como instrumentalidade fundamental para uma gestão eficiente de qualidade. Formação profissional não é uma prática de experiências, tentativas e expectativas de bons resultados, mas é uma ação planejada, estruturada, com agentes qualificados e dinâmicos permitindo que a aplicação dos conceitos educacionais sejam eficientes em todos seus termos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS • Aqui vocês deverão colocar em forma de tópicos os principais resultados encontrados no seu trabalho, e depois vocês irão falar sobre cada um deles, argumentando o quanto for necessário. • Devem fazer sugestões para a melhoria do problema pesquisado
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2006. 8 Ed. • FIALHO, José Tarciso. Orientações Gerais Para o Trabalho de Conclusão de Curso. Curitiba: EADCON, 2008. • LACOMBE, Francisco e HEILBORN, Gilberto. Administração Princípios e Tendências. São Paulo, 2006. Saraiva. 1 Ed. • OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa: Magistério Formação e Trabalho Pedagógico. São Paulo, 2007. Papirus. 12 Ed. • TEIXEIRA, Anísio. Pequena Introdução à Filosofia da Educação “A escola Progressiva ou a Transformação da Escola”. Rio de Janeiro. DP&A,
Aqui você deverá cplocar uma foto e um agradecimento Esta foto representa de forma clara como uma nova metodologia se desenvolve ao longo do tempo. Pela dedicação em nos ensinar,e nos conduzir ao conhecimento mais profundo, à Profª. ANA, nossa gratidão! MUITO OBRIGADO! SEMPRE.