1 / 34

Espiritualidade nas organiza es

Espiritualidade. O que

emily
Download Presentation

Espiritualidade nas organiza es

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Espiritualidade nas organizações Professora: Simone Ferreira da Costa

    2. Espiritualidade O que é espiritualidade?

    3. Espiritualidade

    4. Espiritualidade Por que essa onda de espiritualidade atualmente?

    5. O homem e suas dimensões Dimensão corporal – é uma realidade física e material. Dimensão intelectual – capacidade de raciocinar. Dimensão emocional – sentimentos, estados psicológicos e tendências para agir. Dimensão espiritual – inteligência que se usa para lidar com problemas existenciais.

    6. A busca de um sentido para a vida A facilidade de se conseguir bens materiais. Geração de vazio existencial e consequentemente uma busca de sentido para a vida. Maior conscientização da dimensão espiritual leva a um maior desejo de acabar com esse vazio, que só pode ser preenchido pela espiritualidade. “A responsabilidade pessoal – pela própria vida, e social – pela justiça, pela paz e pela ordem moral do próprio ambiente e da sociedade caracterizam o homem que tem consciência do sentido da vida” (João Paulo II).

    7. Espiritualidade e religião Espiritualidade não é o mesmo que religião?

    8. Espiritualidade e Religião Religião O caminho Destinado a um grupo Código de conduta Conjunto de crenças e rituais Instituições e organizações Um modo de vida Espiritualidade O objetivo Jornada pessoal particular Contém elementos comuns a todas as religiões (amor, compaixão, etc.) Um estado, além dos sentidos

    9. Espiritualidade e trabalho Como a espiritualidade chegou nas organizações?

    10. Espiritualidade e trabalho Aumento da tecnologia Aumento do interesse pela ética e valores humanos. Carga horária maior. Vida pessoal no trabalho. Melhorar a imagem da empresa. Maior preocupação com o bem-estar do funcionário.

    11. O trabalho e a busca de um sentido para a vida A falência de instituições como família, escolas, igreja e clubes sociais , fontes de manifestação da espiritualidade. Trabalho como o único elo de conexão social e talvez o único lugar para se buscar um sentido para a vida.

    12. O que está acontecendo com o homem

    13. Espiritualidade e trabalho Negócios, sentimentos e valores podem se misturar?

    14. Espiritualidade e trabalho Jesus teve amigos ricos, que trabalhavam, mas que eram éticos. O indivíduo, assim como a organização só é feliz quando tem suas quatros dimensões alimentadas. As organizações mais bem sucedidas são aquelas que descobriram que precisam considerar a sua alma.

    15. Espiritualidade e trabalho

    16. Espiritualidade e trabalho O que é uma empresa espiritualizada?

    17. Espiritualidade e trabalho É uma empresa que adota e pratica valores éticos e morais que transcendem os objetivos puramente comerciais. Resumindo: respeito ao ser humano, transparência nas ações e responsabilidade social ou prática da cidadania.

    18. Espiritualidade e trabalho Empresa não-espiritualizada Cultura fechada Poder autoritário Lucro obsessivo Desvalorização humana Competição predatória Idolatria a razão

    19. Espiritualidade e trabalho Empresa espiritualizada Cultura aberta Consciência da missão Liderança integrada Senso ético Felicidade Espiritualidade

    20. Espiritualidade nas organizações “ A espiritualidade nos locais de trabalho significa, pois, que os seres humanos são sensíveis a temas como: justiça, confiança, tratamento respeitador e digno, possibilidade de obterem no trabalho significado para a vida”. (Rego, Cunha e Souto,2005)

    21. Espiritualidade e trabalho Quem pode ser o responsável pela espiritualidade na organização?

    22. Liderança e espiritualidade O líder é o principal disseminador da espiritualidade no local de trabalho. A importância de pessoas preparadas que possam conduzir o indivíduo no processo de desenvolvimento espiritual é fundamental para que ele encontre o sentido do seu viver. É preciso que os líderes aprendam a sentir, a extravasar, as emoções, a vivenciar a solidariedade, a praticar a amizade, a enxergar além do convencional os valores superiores.

    23. Espiritualidade e trabalho Como se pode treinar uma pessoa para ser espiritualizada?

    24. Qualidades das pessoas espiritualmente inteligentes Praticam e estimulam o auto conhecimento. São levados por valores. São idealistas. Tem capacidade de encarar e utilizar a adversidade. São holísticas e celebram a diversidade. Têm espontaneidade e compaixão. Perguntam sempre “por quê?”

    25. Espiritualidade e trabalho Inteligência emocional e espiritual não têm o mesmo significado?

    26. Espiritualidade e trabalho Inteligência emocional - permite ao homem reagir com maior equilíbrio diante dos seus sentimentos. Inteligência espiritual - permite ao homem lidar com sabedoria com problemas existenciais e de valores.

    27. Espiritualidade e trabalho Já existem organizações praticando a espiritualidade no local de trabalho?

    28. Espiritualidade e trabalho Caso Unilever- Tsunami ( espírito de doação, reflexão, respeito a natureza). Caso Toyota Japonesa- bem comum, harmonia. Caso APSEN – desenvolvimento de pessoas, líder visionário.

    29. Espiritualidade e trabalho Quais as vantagens que uma organização tem em se tornar espiritualizada?

    30. Espiritualidade e trabalho Pessoas mais felizes e mais comprometidas. Maior afetividade dos indivíduos para com a organização. Organizações mais produtivas e mais criativas. Melhora da imagem da organização.

    31. Espiritualidade e trabalho Existem comprovações dessas vantagens?

    32. Espiritualidade e trabalho Trabalhos científicos Instrumento para medir espiritualidade (Ashmos & Duchon, 2000). Rotatividade, satisfação e envolvimento com o trabalho (Milliman et.al.,2003). Comprometimento organizacional (Rego, Cunha & Souto,2005).

    33. Pensamento final “... Todos em última instância,estavam doentes por terem perdido aquilo que uma religião viva sempre deu, em todos os tempos aos seus seguidores.Não depende absolutamente de uma adesão a um credo particular, nem de tornar-se membro de uma igreja, mas da necessidade de integrar sua dimensão espiritual”. (Carlos Gustavo Jung)

    34. Reflexões Qual é o meu caminho? Qual o sentido do meu trabalho? Onde posso tornar-me realmente um ser de irradiação, capaz, junto com outros, de crescer em mais humanidade, em mais perdão, em mais capacidade de inclusão de todos?

    35. Professora: Simone Ferreira da Costa E-mail: sicacosta@yahoo.com.br

More Related