1 / 6

G astronomia lusófona : Moçambique

G astronomia lusófona : Moçambique. Karla Matos Ptug 104 Profa . Garcia . G astronomia de Moçambique: .

evette
Download Presentation

G astronomia lusófona : Moçambique

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Gastronomialusófona: Moçambique Karla Matos Ptug 104 Profa. Garcia

  2. Gastronomia de Moçambique: • Agastronomiade Mozambique comparte algumascaracterísticas com a cozinhaportuguesa y comalgumspaíses do Leste Africano como Tanzania e Malawi.Os condimentos utilizados em muitos dos pratos moçambicanos são um reflexo da influência árabe e indiana que também caracteriza a suas artes culinárias. • Os produtos da terra para os moçambicanos são uma parte importante de sua dieta. A mandioca, milho e amendoim são os três alimentos mais presentes em todos os pratos.

  3. caril de amendoim Ingredientes: 1/2quilo de amendoim seco e crú 1 Cebola Sal 1/2 quilo de carne de vaca, porco ou frango Coco ralado (opcional) Tomate (fresco ou em polpa)

  4. Modo de Preparação: • Pila-se o amendoim e, de seguida, mói-se juntamente com o tomate. Uma vez moido, o amendoim é colocado num recipiente suficientemente grande, onde se põe água bem quente. • Numa panela, corta-se a cebola a rodelas. Se quiser juntar o coco ralado, coloque-o também e deite-lhe água bem quente. • O amendoim é passado por um cuador, extraindo-se-lhe o leite (o resto deita-se fora). Proceda da mesma forma com o coco. Junte o leite do amendoim e do coco na panela com a cebola e ponha no fogo juntamente com a carne, previamente cortada em pedaços. • Comece a mexer com uma concha, em movimentos contínuos de cima para baixo (tirando uma concha de líquido e virando-o de seguida para a panela). Proceda assim até o líquido fever, o que pode demorar mais de 30 minutos. Tempere com sal a seu gosto. • Acompanha-se com arroz ou com papa de milho.

  5. Apresentação: • O Caril de Amendoim é um dos pratos típicos de Moçambique, sobretudo da parte Sul (Maputo, Gaza e Inhambane). É desta última província que vem o hábito de juntar coco neste prato. Apesar do nome, o prato não leva nenhum pó de caril. Para os moçambicanos, caril é o líquido que se junta ao arroz ou papa de milho. • O prato é muito apreciado pelo seu sabor pouco acentuado. O caril de amendoim é o bom prato, como todos os pratos africanos, para acompanhar com piri-piri e uma boa pinga.

  6. Referências: • http://www.consumer.es/web/es/alimentacion/en_la_cocina/comer_por_el_mundo/2007/03/27/161175.php • http://www.portugal-linha.pt/sabores/mocamb/ca001.html • http://pratosquefalam.blogspot.com/2013/08/caril-de-porco-com-cebolinho.html • http://bigchefe.com/receitas-de-frango-e-galinha/caril-de-amendoim-com-frango-5338

More Related