1 / 23

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 7ª AULA O PASSE

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 7ª AULA O PASSE. COMUNHÃO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES - 2011. O PASSE. CONCEITO. TRANSFUSÃO DE ENERGIAS OU DOAÇÃO DE FLUIDOS OU APLICAÇÃO DO MAGNETISMO SEGUNDO ANDRÉ LUIZ:

Download Presentation

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 7ª AULA O PASSE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 7ª AULA O PASSE COMUNHÃO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES - 2011

  2. O PASSE

  3. CONCEITO • TRANSFUSÃO DE ENERGIAS OU • DOAÇÃO DE FLUIDOS OU • APLICAÇÃO DO MAGNETISMO • SEGUNDO ANDRÉ LUIZ: • “É O AUXÍLIO MAGNÉTICO ESPIRITUAL QUE VISA À RENOVAÇÃO FLUÍDICA DO PACIENTE E A CORREÇÃO DE SEUS DESEQUILÍBRIOS”

  4. PARA NÓS ESPÍRITAS • a imposição de mãos sobre uma criatura com a intenção de aliviar sofrimentos, curá-la de algum mal, ou simplesmente fortalecê-la, ficou conhecida como "passe".Quando ministrado com fé, o passe é capaz de produzir verdadeiros prodígios.

  5. Função do passe • A principal função é de reequilibar energeticamente o perispírito do paciente produzindo condições mais propícias à restauração da harmonia do mesmo.O Espiritismo esclarece de forma muito objetiva que a verdadeira doença reside no espírito refletindo-se no perispírito e, na maioria das vezes no corpo físico.

  6. O passe vem como uma terapêutica reconfortante a propiciar um período mais ou menos longo de harmonia, para que, através da reforma íntima, o paciente possa se curar de forma real e segura.

  7. Portanto a cura física só virá em conseqüência de uma transformação moral efetiva, tendo como base o Evangelho de Jesus.

  8. PASSISTA • O passista é aquele que ministra o passe. Ser um passista espírita é uma tarefa de grande responsabilidade, pois se trata de ajudar e abençoar as pessoas em nome de Deus.

  9. O passista não precisa ser um santo, mas necessita esforçar-se na melhoria íntima e no aprendizado doutrinário e intelectual. Com o desejo sincero de servir, quase todos os iniciantes podem trabalhar neste sagrado ministério.

  10. No aspecto mental, o passista deve cultivar bons pensamentos no seu dia-a-dia. O orgulho, o egoísmo, a maledicência, a sensualidade exagerada e a violência nas atitudes devem ser combatidos constantemente. A Espiritualidade superior associa equipes de Benfeitores aos trabalhadores que se esforçam, multiplicando-lhes a capacidade de serviço.

  11. "Como a todos é dado apelar aos bons Espíritos, orar e querer o bem, muitas vezes basta impor as mãos sobre a dor para a acalmar; é o que pode fazer qualquer um, se trouxer a fé, o fervor, a vontade e a confiança em Deus" - (Allan Kardec - Revista Espírita, Setembro, 1865).

  12. O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM PASSISTA? • Allan Kardec nos instrui a respeito: "A primeira condição para isto é trabalhar em sua própria depuração (moral e ética), a fim de não alterar os fluidos salutares que está encarregado de transmitir. Esta condição não poderia ser executada sem o mais completo desinteresse material e moral. O primeiro é o mais fácil, e o segundo é o mais raro, porque o orgulho e o egoísmo são sentimentos difíceis de se extirpar, e porque várias causas contribuem para os superexcitar nos médiuns" - (Allan Kardec - Revista Espírita, Novembro, 1866).

  13. CONDIÇÃO BÁSICA PARA O EXERCÍCIO DO PASSE • Fé; Amor ao próximo; Disciplina; Vontade; Conhecimento; Equilíbrio psíquico; Humildade; Devotamento; Abnegação

  14. O QUE PREJUDICA A APLICAÇÃO DO PASSE? • Uso do fumo e do álcool ; Desequilíbrio nervoso; Alimentos inadequados • Mágoas, más paixões, egoísmo, orgulho, vaidade, cupidez, vida desonesta, adultério etc.

  15. KARDEC NOS EXPLICA: • "O fluido humano está sempre mais ou menos impregnado de impurezas físicas e morais do encarnado; o dos bons Espíritos é necessariamente mais puro e, por isto mesmo, tem propriedades mais ativas, que acarretam uma cura mais pronta. Mas, passando através do encarnado pode alterar-se. Daí, para todo médium curador, a necessidade de trabalhar para seu melhoramento moral" -

  16. TIPOS DE PASSES • Passe magnéticoPasse espiritualPasse misto

  17. KARDEC NOS ALERTA: • "...Para curar pela ação fluídica, os fluidos mais depurados são os mais saudáveis; desde que esses fluidos benéficos são dos Espíritos superiores, então é o concurso deles que é preciso obter. Por isto a prece e a evocação são necessárias. Mas para orar e, sobretudo, orar com fervor, é preciso fé. Para que a prece seja escutada é preciso que seja feita com humildade e dilatada por um real sentimento de benevolência e de caridade. Ora, não há verdadeira caridade sem devotamento, nem devotamento sem desinteresse" - (Allan Kardec - Revista Espírita, Janeiro, 1864).

  18. A TÉCNICA DO PASSE • Há uma certa discussão no meio espírita sobre como deveria ser aplicado o passe. Alguns defendem a tese de que os passes deveriam ser ministrados movimentando-se as mãos ao redor do corpo do indivíduo, de modo que as energias espirituais pudessem melhor atingir seus objetivos de cura. Outros, acham que o ato de apenas impor as mãos sobre a cabeça de quem vai receber o passe já é suficiente.

  19. ALGUMAS FORMAS DE APLICAÇÃO • Passe Coletivo • Passe à Distância • Passe de Limpeza • Passe pelo Sopro • Passe pela simples imposição das mãos

  20. ANDRÉ LUIZ NOS ORIENTA QUE: • “O PASSE DISPENSA QUALQUER RECURSO ESPETACULAR”.(Livro:Conduta Espírita) • JOSÉ HERCULANO PIRES, NO LIVRO "MEDIUNIDADE", DIZ QUE O PASSE É TÃO SIMPLES QUE NÃO SE PODE FAZER NADA MAIS DO QUE DÁ-LO.

  21. Postura do passista e do paciente • Não ingerir bebida alcoólica ;Não fumar Não alimentar-se antes do passe. As refeições devem ser leves, sem gorduras, condimentos e completa ausência de carne;Procurar trajar-se de forma discreta;Enquanto aguarda o passe, manter-se em silêncio e em prece. Se possível ocupar-se em leituras de obras espíritas.Postura mental: • Policiar as expressões verbais.Vigiar seus pensamentos, sentimentos e emoções, afastando todo pensamento negativo (ódio, vingança, orgulho, egoísmo, angústia, revolta, medo, etc) e cultivando a humildade, conformação, esperança e coragem pela fé raciocinada. • Sintonizar com o Plano Espiritual, numa prece de agradecimento

  22. SUGERIMOS • Vídeo do Programa Transição nº 45 – Passe Magnético – Jacob Melo – através do site www.programatransicao.com.br (duração 30 minutos).

  23. Flash Vídeo – Benção do Passe – Música Espírita.

More Related