1 / 19

CENSOS 2001 Evolução da população residente 1991 – 2001 Ana Filipa Jorge

CENSOS 2001 Evolução da população residente 1991 – 2001 Ana Filipa Jorge. Esc.Secundária S.Pedro da Cova.

flavian
Download Presentation

CENSOS 2001 Evolução da população residente 1991 – 2001 Ana Filipa Jorge

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CENSOS 2001 Evolução da população residente 1991 – 2001 Ana Filipa Jorge Esc.Secundária S.Pedro da Cova

  2. Os CENSOS constituem importantes estudos que permi-tem fazer o retrato de um país. Este retrato não só espelha as características do presente, como também possibilita a previsão e a planificação de tarefas futuras. Por isso, um factor importantíssimo para o sucesso dos CENSOS é a adesão da população. Os dados censitários são fundamentais para a análise da estrutura socioeconómica do país e da sua evolução tendencial, permitindo ainda a comparação com as estruturas e o dinamismo social de outros países. Se compararmos os dados do recenseamentos realizados nos anos de 1991 e de 2001, poderemos constatar (entre outras) transformações demográficas, sociais e socioeconómicas.

  3. O trabalho que a seguir se apresenta teve como objectivo a análise da evolução da população residente, com base na recolha e organização de dados censitários de 1991 e 2001. Esta análise teve em conta a ordenação hierárquica: 1. Porto 2. Grande Porto 3. Norte 4. Continente 5. Portugal

  4. Evolução da população residente no Porto(efectivos totais / por sexo)

  5. Evolução da população residente no Porto(efectivos totais por classes etárias)

  6. Os dados relativos à cidade do PORTO permitem verificar que a classe etária dos 25-64 anos é aquela que regista um maior número de efectivos, apesar deste ter diminuído em 2001. O mesmo acontece com as classes etárias dos 0-14 anos e dos 15-24 anos. A diminuição é observada em ambos os sexos. Exceptua-se apenas a classe etária dos 65 anos ou mais, que registou um ligeiro aumento.

  7. Evolução da população residente no Grande Porto(efectivos totais / por sexo)

  8. Evolução da população residente no Grande Porto(efectivos totais por classes etárias)

  9. No que diz respeito à região do GRANDE PORTO a população global aumentou. Contrariamente à cidade do Porto, a faixa etária dos 25-64 anos do Grande Porto registou um aumento bastante significativo, sendo a razão mais provável a residência de muitos efectivos nos subúrbios do Porto. Por outro lado, registaram-se diminuições nas classes etárias mais jovens (0-14 e 15-24 anos) e aumentos dos 25 anos em diante.

  10. Evolução da população residente no Norte(efectivos totais / por sexo)

  11. Evolução da população residente no Norte(efectivos totais por classes etárias)

  12. Relativamente ao NORTEde Portugal, a população total teve um aumento pouco tendencial (cerca de 20000 residentes). A classe dos 0-14 anos teve uma diminuição pouco significativa, o mesmo não se registando na classe dos 15-24, onde a diminuição foi mais acentuada. À semelhança da região anteriormente analisada, as classes mais velhas são aquelas onde se verificam aumentos.

  13. Evolução da população residente no Continente(efectivos totais / por sexo)

  14. Evolução da população residente no Continente(efectivos totais por classes etárias)

  15. Em PORTUGAL CONTINENTAL regista-ram-se alterações muito semelhantes às referidas para a região Norte, apesar da diminuição na faixa dos 15-24 anos ser menos significativa.

  16. Evolução da população residente em Portugal(efectivos totais / por sexo)

  17. Evolução da população residente em Portugal(efectivos totais por classes etárias)

  18. EM CONCLUSÃO A região nortenha de Portugal poderá servir de modelo à evolução da população residente entre 1991 e 2001, pois as alterações aí observadas correspondem às alterações verificadas globalmente no País. A população residente registou um aumen-to progressivo entre 1991 e 2001, mais acentuado na classe dos 25 aos 64 anos –apontando-se assim para a tendência de envelhecimento da população.

  19. Bibliografia http://alea-estp.ine.pt/

More Related