220 likes | 343 Views
SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE SÃO GONÇALO. Bom dia, Nós da DEFESA CIVIL DE SÃO GONÇALO sempre estamos prontos para as emergências. É por isso que falaremos sobre o Plano de Emergência da Escola e de como sair de nossa sala para um ponto
E N D
SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE SÃO GONÇALO
Bom dia, Nós da DEFESA CIVIL DE SÃO GONÇALO sempre estamos prontos para as emergências.
É por isso que falaremos sobre o Plano de Emergência da Escola e de como sair de nossa sala para um ponto de encontro seguro. Nossa região é sujeita a várias situações de risco, podemos identificar quais estão presentes em nossa cidade? ?
Certo. Dentre outros fatores, a chuva representa uma ameaça em nossa cidade. A água quando em quantidade, inunda as ruas e casas, além de provocar deslizamentos de terra.
Plano de Emergência para Escolas Vamos começar agora e sem demora
O conhecimento e o cumprimento do Plano de Emergência são fundamentais para a sua segurança enquanto estiverna escola.
Assim, torna-se necessário, durante o ano letivo, realizar alguns exercícios simulando situações de perigo e a total desocupação da escola.
Plano de Emergência para Escolas 1º Passo Logo após a entrada na sala de aula, o professor ou o representante de turma deverá escrever o número total de alunos e de professores que se encontra dentro e fora da sala de aula (de sua turma). Este número deve ser alterado sempre que entra ou sai alguém.
Plano de Emergência para Escolas 2ºPasso Quando for necessária a desocupação da escola, o Coordenador ou outra pessoa definida por ele fará o alarme soar.
Plano de Emergência para Escolas 3ºPasso Quando durante uma aula se ouve o alarme, após autorização do professor, os alunos deverão rapidamente se por de pé e se posicionar em fila indiana. Não é importante que os alunos arrumem o material escolar dentro das mochilas.
Plano de Emergência para Escolas 4ºPasso Em todas as turmas deverá haver um aluno denominado “chefe de fila” que se encarrega de guiar os colegas em direção ao ponto de encontro. Este aluno deve conhecer muito bem o caminho ou rota de desocupação.
Plano de Emergência para Escolas 5ºPasso O representante de turma sairá da sala, e os demais alunos o seguirão em fila indiana, em silêncio e sem correria, após a autorização do Professor.
Plano de Emergência para Escolas 6ºPasso Também deverá haver outro aluno que se encarrega de abrir e segurar a porta até que todos os colegas tenham saído da sala. Este aluno é o último a colocar-se na fila.
Plano de Emergência para Escolas 7ºPasso O professor deverá ser o último a sair da sala de aula. Após verificar a saída de todos, deverá colocar o aviso de sala desocupada ou assinalar a porta com um traço em diagonal com o giz escolar.
Plano de Emergência para Escolas Em nenhum caso, após dado o alarme, os alunos deverão regressar à sala de aula.
Plano de Emergência para Escolas 8ºPasso No ponto de encontro posicionam-se em círculo, no local que lhes está destinado. Nunca deverão abandonar o ponto de encontro, salvo indicação em contrário dada pelo professor.
Plano de Emergência para Escolas Os alunos que se encontrarem fora da sala de aula, devem se dirigir para o local do ponto de encontro destinado à sua turma, seguindo as normas gerais de desocupação e as orientações dos coordenadores.
Lembrem-se que todos devem seguir as setas indicativas até o ponto de encontro, e só retornar para as salas após solicitação.
Revisão 1 2 3 4 5 6
Mais adiante, vamos aprender que durante as chuvas, se nossa casa estiver em local de risco, faremos o mesmo procedimento com toda a família em direção ao Ponto de Apoio do Bairro onde moramos.
Teia da Segurança Depende de cada um de nós
Realização: Secretaria de Estado de Defesa Civil Departamento Geral de Defesa Civil Coordenadoria Municipal de Defesa Civil De São Gonçalo