1 / 11

FUTSAL

FUTSAL. UM BREVE HISTÓRICO.

jenis
Download Presentation

FUTSAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FUTSAL

  2. UM BREVE HISTÓRICO O FUTEBOL DE SALÃO tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes há divergências quanto a sua invenção. A versão mais provável é que o Futebol de Salão foi inventado em 1934 no Uruguai pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este esporte “indoor-foot-ball”.

  3. Por volta de 1940 alunos da ACM de São Paulo praticavam o futebol de salão mas ainda sem uma cartilha de regras definidas, jogavam em cinco,seis ou sete jogadores para cada lado logo definiram como cinco o número de integrantes em cada equipe.

  4. Utilizavam as quadras de basquete e as traves do hóquei, as bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o FUTEBOL DE SALÃO foi chamado o ''ESPORTE DA BOLA PESADA''.

  5. 1930 - futebol jogado em quadra de basquete em Montevidéo, no Uruguai.

  6. Vinculação à FIFA • Nos anos 90 muitas coisas mudaram no mundo do futebol de salão. A prática foi fundida com o futebol de cinco (esporte reconhecido pela FIFA). A denominação do jogo passou a ser então futsal, para identificar a fusão no contexto esportivo internacional. • Surge então o Futsal, terminologia adotada para identificar esta fusão no contexto esportivo internacional.

  7. O JOGO Inicia-se no círculo central com cada equipe do seu lado da quadra, o objetivo do jogo é colocar a bola dentro das traves (gols) o gol será válido quando a bola ultrapassar totalmente a linha de gol. Cada equipe poderá contar com cinco jogadores em quadra e mais sete no banco de reservas dos que estarão em quadra um será o goleiro que poderá tocar na bola com a mão dentro da área de gol.

  8. PRINCIPAIS REGRAS • A saída de bola se dará no centro da quadra com cada equipe do seu lado; • Uma partida oficial terá a duração de dois tempos de 20 min. cronometrados com 10 min. de intervalo; • A bola estará fora de jogo toda vez que ultrapassar pelo solo ou de forma aérea as linhas laterais e de fundo ou quando o árbitro interromper a partida;

  9. Toda vez que uma equipe marcar um tento a bola será colocada em jogo igual a saída de bola por um jogador da equipe que sofreu o tento; • O lateral deverá ser cobrado com o pé e a bola deverá estar em cima da linha lateral; • Será escanteio toda vez que a bola tocar em um jogador da defesa antes de sair pela linha de fundo; • O goleiro poderá sair da área de gol com a bola em domínio mas terá somente 4 s. para passar a bola ou chutá-la;

  10. Uma vez participando do lance o goleiro só poderá receber uma bola recuada (tocada) do seu colega de equipe se a mesma transpor a linha central ou algum adversário tocar nela; • Os jogadores podem ser advertidos com cartão amarelo ou excluídos do jogo com o cartão vermelho; • Após a quinta falta coletiva todas as faltas cometidas pela equipe que passou o número limite de faltas (cinco) sofrerá o tiro livre;

  11. CAMPO DE JOGO

More Related