1 / 7

Coulometria

Coulometria. Cristiane Colodel Diogo Inglês Zarpellon Maysa Lara Docena. O que é “ coulometria ”?.

kamal
Download Presentation

Coulometria

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Coulometria Cristiane Colodel Diogo Inglês Zarpellon Maysa Lara Docena

  2. O que é “coulometria”? A coulometria é um método eletrolítico quantitativo primário com uma corrente líquida e uma reação líquida de célula. Neste método, a eletrólise é utilizada por um tempo suficiente para fazer com que haja redução ou oxidação completa do analito, formando um composto de composição. A quantidade de analitoé então determinada pela quantidade de carga elétrica necessária para que a reação se complete.

  3. Princípio do método Primeira lei de Faraday: “O avanço de uma reação em um eletrodo é diretamente proporcional à quantidade de eletricidade que passa por ele”.

  4. I = intensidade da corrente t = tempo (segundos) = nº de mols de analito Q = quantidade de eletricidade n = nºde mols de elétrons na semi-reação. F = Faraday.

  5. Grandezas importantes na coulometria • Faraday: carga de um mol (6,022x10²³) de elétrons. Como a carga de cada elétron é de 1,6022x10¹⁹ coulombs, um faraday corresponde a 96, 485 C. • Coulomb: quantidade de carga elétrica transportada por uma corrente de um ampère durante um segundo.

  6. Aplicações Pode ser aplicada para a determinação quantitativa de qualquer analito que sofra uma reação que altere seu número de oxidação, formando uma espécie de nox conhecido. Porém, é necessário que ocorra apenas uma reação durante o processo. Também é necessário que a eficiência da corrente aplicada seja de 100%.

  7. Referências SKOOG, D. A. et. al. Fundamentos de Química Analítica. São Paulo: Pioneira, 2006. BORGES, P. P. et al. O sistema primário de coulometria e o seu uso na certificação de materiais de referência. Trabalho apresentado no Congresso da Qualidade em Metrologia, São Paulo, 2007. UFJF. Coulometria. Disponível em http://www.ufjf.br/nupis/files/2011/02/aula-5-coulometria.pdf, acesso em 26/11/11.

More Related