1 / 12

Projeto: Lixo Zero 2013

Projeto: Lixo Zero 2013. Bombinhas – SC Prof. Rogério. Governo do Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Bombinhas Departamento de Comunicação Chefe de Gabinete - Miriam Victorero Presidente da FAMAB- Flavio Steigleder Engenheiro Ambiental - Elton Gonçalves

kay
Download Presentation

Projeto: Lixo Zero 2013

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projeto: Lixo Zero2013 Bombinhas – SC Prof. Rogério

  2. Governo do Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Bombinhas Departamento de Comunicação Chefe de Gabinete - Miriam Victorero Presidente da FAMAB- Flavio Steigleder Engenheiro Ambiental - Elton Gonçalves Dir. de Educ. Ambiental-Vinicios Heinske Dir. de Planejamento Urbano - Thiago Dias Prefeita Municipal- Ana Paula da Silva PROJETO: LIXO ZERO Prof.: Rogério Augusto Morelato

  3. INDICE Justificativa................................................................................................1 População alvo..........................................................................................2 Objetivo geral.............................................................................................3 Objetivo especifico.....................................................................................4 Conteúdo.............................................................................................5 a 8 Conclusão..................................................................................................9

  4. JUSTIFICATIVA Para formar cidadãos participativos autônomos e reflêxivos, faz-se necessário , envolvermos os cidadãos no processo de construção do conhecimento, através da participação ativa no projeto lixo zero , tendo em vista recuperar nosso meio ambiente .

  5. POPULAÇÃO ALVO Este projeto envolverá toda a comunidade de Bombinhas, Santa Catarina, Brasil.

  6. OBJETIVO GERAL Procurar subsídios sobre o tema , por intermédio de pesquisas a fim de se interar sobre as diretrizes do projeto Lixo Zero.

  7. OBJETIVO ESPECIFICO -Reconhecer a importância da coleta seletiva. -Valorizar qualquer esforço em prol ao meio ambiente. -Utilizar as diferentes fontes de pesquisa. -Elaborar meios de divulgar as ações. - Relacionar o feito com o homem do futuro. -Salvar e embelezar nossa querida morada.

  8. COTEÚDO PROJETO LIXO ZERO MUNICIPIO DE BOMBINHAS.SC Com a intenção de trazer o lixo local a zero, devemos: - Divulgar uma data para os mais interessados com a questão , para eleger e formar um grupo responsável para o fim, que deverá ser vinculado a um dos órgãos já existentes : Diretor, secretario, agentes, etc... - Fazer uma reunião com os membros da direção para organizar os primeiros passos a serem tomados. Este grupo terá a missão e dever de : Organizar, Divulgar, Distribuir tarefas , e fiscalizar.

  9. Após o grupo estar sólido e organizado,deverão fazer reuniões com todas as entidades do município : Lideranças de bairros, Professores e Alunos, Associações Comerciais e Industriais , Pesca , Postos de saúde,em fim todos os munícipes. A prefeitura deverá dispo de um lugar grande ,onde poderá ter um espaço coberto para a separação do lixo orgânico e inorgânico ,composteiras , neste mesmo local tambem poderá manter um horto municipal para o aproveitamento do lixo orgânico ,nas verduras , legumes e fitoterápicos que poderão serem fornecidos para a comunidade carente . O lixo seco poderá ser separado e encaminhado para a reutilização (vidro,plástico,metais,papéis ) , as baterias e pilhas alcalinas devem serem coletadas em diferentes pontos da cidade , condicionadas com embalagens próprias e destinadas as empresas produtoras , que é de sua responsabilidade de destino.

  10. Na segunda reunião com todos os segmentos do município, o grupo responsável pela organização deverá entregar folhetos informativos ,cartazes , sacolas plásticas, baldes,para os mesmos de cada setor. As famílias e comercio ,deverão ganhar sacolas de plástico que poderão ser de cores diferente para já ai separar o lixo seco do úmido . Os restaurantes poderão receber sacolas e baldes para separar o óleo das frituras. Nas escolas além de instruir os alunos para os cuidados poderão ter uma composteira própria , um horto , vegetal e medicinal para o lixo orgânico e um espaço coberto para acomodar o lixo seco , que poderá ser revertido em bonus para a própria escola. As escolas tambem poderão ajudar na elaboração de cartazes e olimpíadas premiadas na catação de lixo nas praias encostas e beiras de rios , ajudados pela APP, que é educativo

  11. -O lixo hospitalar ( postos de saúde) que é o nosso caso poderá ser acomodado em embalagens próprias e encaminhados para empresas de incineração ou utilizar o gás ozônio para esterilizar , o que é simples e barato ou conclaves.

  12. CONCLUSÃO A crise ambiental é a crise do nosso tempo. O risco ecológico questiona o conhecimento do mundo . Esta crise apresenta-se a nós como um limite no real , que ressignifica e orienta o curso da nossa história: limite do crescimento econômico e populacional : limite dos desequilíbrios ecológicos e das capacidades de sustentação da vida : limite da pobreza e da desigualdade social . Por isso , a crise ambiental é , acima de tudo um problema de conhecimento . A partir daí, encontramos a função verdadeira de nos educarmos para o meio ambiente e suas complexidades, a fim de sermos cidadãos com consciência ambiental e responsáveis pelo nosso meio.

More Related