1 / 28

Aula 02

Aula 02. Norma e produto interno. Norma. Já vimos que o comprimento de um vetor V é definido como sendo o comprimento de qualquer um dos segmentos orientados que o representam. Tal comprimento também é chamado de norma V e é denotado por. Norma. Exemplo 1.

kimo
Download Presentation

Aula 02

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aula 02 Norma e produto interno

  2. Norma Já vimos que o comprimento de um vetor V é definido como sendo o comprimento de qualquer um dos segmentos orientados que o representam. Tal comprimento também é chamado de norma V e é denotado por .

  3. Norma

  4. Exemplo 1 Determine a norma do vetor V = (1,−2, 3). Solução: Obs.: Um vetor de norma igual a 1 é chamado vetor unitário.

  5. Distância entre dois pontos A distância entre dois pontos é igual à norma do vetor . Como , então a distância de P a Q é dada por Se

  6. Exemplo 2 Determine a distância entre os pontos P = (2,−3, 1) e Q = (−1, 4, 5). Solução:

  7. Observação Se e é um escalar, então da definição da multiplicação de vetor por escalar e da norma de um vetor temos:

  8. Observação Dado um vetor V não nulo, o vetor é um vetor unitário na direção de V , pois

  9. Exemplo Determine um vetor unitário na direção do vetor V = (1,−2, 3) . Solução:

  10. Ângulo entre vetores O ângulo entre dois vetores não nulos, V e W, é definido pelo ângulo determinado por V e W que satisfaz 0 ≤  ≤ 

  11. Vetores ortogonais Quando o ângulo entre dois vetores V e W é reto ( = /2), ou um deles é o vetor nulo, dizemos que os vetores V e W são ortogonais ou perpendiculares entre si.

  12. Produto Escalar ou Interno O produto escalar ou interno de dois vetores V e W é definido por em que  é o ângulo entre eles.

  13. Observação Quando os vetores são dados em termos das suas componentes não sabemos diretamente o ângulo entre eles. Por isso, precisamos de uma forma de calcular o produto escalar que não necessite do ângulo entre os vetores.

  14. Lei dos cossenos

  15. Cálculo do Produto interno em (1) os termos e são cancelados e obtemos

  16. Resultado O produto escalar ou interno, V⋅W, entre dois vetores é um número dado por se e e por se e .

  17. Exemplo Sejam V = (0, 1, 0) e W = (2, 2, 3). Determine o produto escalar de V por W. Solução:

  18. Ângulo entre vetores

  19. Exemplo Determinar o ângulo entre uma diagonal de um cubo e uma de suas arestas. Solução:

  20. Propriedades

  21. Projeção Ortogonal

  22. Projeção Ortogonal

  23. Projeção Ortogonal

  24. Demonstração

  25. Exemplo , .

  26. Solução

  27. Obrigado !

  28. Obrigado! Aula disponível em www.mat.ufam.edu.br/Disney

More Related