480 likes | 1.2k Views
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DO AMBIENTE. As Ciências do Ambiente constituem um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável. OBJETIVO GERAL.
E N D
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DO AMBIENTE As Ciências do Ambiente constituem um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável.
OBJETIVO GERAL Introduzir o estudo das Ciências do Ambiente para estudantes das engenharias
OBJETIVOS ESPECÍFICOS • 1) Estudar a Ecologia Geral enfocando os sistemas que dizem respeito à natureza, • para conhecer os processos biológicos básicos de transformação da energia, • os ciclos alimentares e o papel desempenhado pelos fatores físicos, químicos e biológicos na manutenção da vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2) Analisar aspectos da Degradação e Conservação do Meio Ambiente abordando as alterações provocadas pelo homem nos diversos ecossistemas, analisando os desequilíbrios ecológicos decorrentes e identificando algumas soluções
O QUE É MEIO AMBIENTE ? Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e bem-estar dos seres vivos, incluindo não apenas o lugar no espaço, mas todas as condições físicas, químicas e biológicas (ambientes naturais e artificiais) (Atlas do Meio Ambiente do Brasil,1994)
Ciências ambientais : introdução INTRODUÇÃO ECOLOGIA (do grego, oikos = casa; logos = estudo) Ecologia é a área do conhecimento que estuda a relação dos seres vivos entre si e deles com seu meio ambiente (HAECKEL, 1866). OU Ecologia é o ramo da ciência que estuda a estrutura e função da natureza, considerando que a humanidade é parte dela (ODUM, 1972). Conceitos básicos em Ecologia: biosfera, ecossistema, biocenose (comunidade), biótopo, população, hábitat, nicho ecológico, ecótono, homeostase
Homeostasia (ou Homeostase) Homeostase : controle das condições estáveis no meio interno É a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados. O termo foi criado em 1932 por Walter Bradford Cannon a partir do grego homeo similar ou igual, stasis estático.
Na sua hipótese de Gaia, James Lovelock afirma que toda a massa de matéria viva da Terra, ou de qualquer outro planeta com vida, funciona como um vasto organismo que ativamente modifica o seu planeta para produzir o ambiente que melhor serve as suas necessidades. Sob este ponto de vista, o planeta inteiro mantém homeostase. Por exemplo, quando os níveis atmosféricos de dióxido de carbono sobem, as plantas crescem mais e removem dióxido de carbono da atmosfera.
COMPONENTES BIÓTICOS E ABIÓTICOS DO ECOSSISTEMA COMPONENTES BIÓTICOS são os seres vivos: animais (inclusive o homem),vegetais, fungos, protozoários e bactérias. Os seres vivos organizam-se em três grupos distintos: produtores, consumidores e decompositores. COMPONENTES ABIÓTICOS são aqueles que não têm vida: água, gases atmosféricos, sais minerais, temperatura, umidade, solo e todos os tipos de radiação.
CADEIAS ALIMENTARES E TEIAS ALIMENTARES Cadeias alimentares são sequências lineares de seres vivos nas quais um organismo se alimenta de quem o antecede, antes de servir de alimento para quem o sucede
Teias alimentares são conjuntos de cadeias alimentares. As teias alimentares representam todas as relações tróficas que ocorrem em um determinado ecossistema.
CICLAGEM DA MATÉRIA FLUXO DE ENERGIA