1 / 15

Como calcular uma Folha de Pagamento

Como calcular uma Folha de Pagamento.

lexi
Download Presentation

Como calcular uma Folha de Pagamento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Como calcular uma Folha de Pagamento

  2. Para calcular uma folha de pagamento é preciso ter conhecimentos específicos em recursos humanos, bem como sobre leis trabalhistas. A folha de pagamento é o retrato da atividade exercida pelo funcionário e o espelho da remuneração de direito desse funcionário. Através do contra-cheque , o trabalhador pode financiar um carro, um imóvel. Assim sendo, o contra - cheque de pagamento é o histórico dos ganhos de uma pessoa e também documento comprobatório para requerimento da aposentadoria. Assim sendo, a responsabilidade de quem realiza o cálculo da folha de pagamento é muito grande.

  3. A pessoa que calcula a folha de pagamento precisa: 1. Classificar o funcionário por categoria, por exemplo: comércio, indústria, etc. Porque cada categoria é regida por uma Convenção Coletiva que dita as normas a serem seguidas.

  4. 2. Analisar o cartão ou livro ponto de cada funcionário da folha de pagamento para ver se há horas extras e quantas horas extras foram trabalhadas no mês.

  5. 3.Conferir se há algum adicional como noturno, periculosidade, insalubridade, salário família, descanso semanal remunerado, entre outros

  6. 4. Averiguar se houve faltas no período e se essas faltas foram justificadas ou não. Em havendo faltas não justificadas, deve-se descontar os dias que se faltou. Para isso é preciso dividir o valor do salário bruto por 30 e multiplicar o valor obtido pelos dias que se faltou. O resultado é descontado do valor bruto do salário.

  7. 5. Calcular o INSS que varia de 7,65 a 11%, dependendo do valor do salário. 

  8. 6. Calcular o imposto de renda, sendo a base cálculo o valor do salário deduzido o INSS. Para a determinação da base de cálculo sujeita à incidência do imposto na fonte, têm-se como dedução legal: dependentes, desconto do INSS, faltas e atrasos e pensão alimentícia. 

  9. 7. Deduzir todos os descontos ( INSS, faltas, vale refeição, vale transporte, adiantamento salarial, contribuição sindical, imposto de renda) e apurar o valor líquido a ser pago ao trabalhador

  10. 6. Calcular o imposto de renda, sendo a base cálculo o valor do salário deduzido o INSS. Para a determinação da base de cálculo sujeita à incidência do imposto na fonte, têm-se como dedução legal: dependentes, desconto do INSS, faltas e atrasos e pensão alimentícia.

  11. 7. Deduzir todos os descontos ( INSS, faltas, vale refeição, vale transporte, adiantamento salarial, contribuição sindical, imposto de renda) e apurar o valor líquido a ser pago ao trabalhador

More Related