1 / 3

18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010

18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010. ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO. Priscila K.V.Castro; Ana Carina Tamanaha; Marcia R.F.Marteleto; Jacy Perissinoto. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Download Presentation

18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 18º Congresso Brasileiro de FonoaudiologiaCuritiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO Priscila K.V.Castro; Ana Carina Tamanaha; Marcia R.F.Marteleto; Jacy Perissinoto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Departamento de Fonoaudiologia FAPESP/2009/52318-9

  2. Objetivo: Avaliar e comparar as habilidades de memória auditiva e visual de crianças pertencentes ao espectro autistico. • Metodologia:Trata-se de estudo transversal. (CEP 0659/09). A amostra foi constituída por 20 crianças, de ambos os sexos, com média de idade de 8 anos, diagnosticadas, por equipe multidisciplinar, com Autismo Infantil (17) e Síndrome de Asperger (3), e atendidas no Núcleo de Investigação Fonoaudiológica da Linguagem em Crianças e Adolescentes nos Transtornos Globais do Desenvolvimento NIFLINC-TGD, do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP. • Utilizamos os subtestes de memória visual de contas e objetos e para a memória auditiva, os subtestes de sentenças e dígitos, todos pertencentes á Escala de Inteligência Stanford-Binet, aplicado individualmente na rotina de atendimento do NIFLINC-TGD. • Para análise dos resultados consideramos os resultados obtidos em cada subteste e posteriormente, correlacionados quanto à idade, tempo de escolaridade e de intervenção terapêutica, nível intelectual e diagnóstico multidisciplinar.

  3. Resultados: Houve melhor desempenho, de modo geral, em tarefa de memória visual de contas. Os resultados mais positivos estiveram correlacionados à faixa etária, tempos de escolaridade e de intervenção terapêutica, bem como ao nível intelectual. Crianças com Autismo demonstraram melhor desempenho na prova de memória visual de contas e crianças com Síndrome de Asperger, na prova de memória auditiva de sentenças. • Conclusão: As diferenças nos desempenhos das crianças com Autismo na comparação com as com Síndrome de Asperger, confirmam a necessidade de observamos as diferenças existentes nos perfis endofenotípicos destes indivíduos. Assim, evidências de que o processamento de informação ocorre de maneira distinta nestas condições clínicas devem ser consideradas especialmente na condução de planejamentos terapêuticos e educacionais.

More Related