1 / 21

Medidas de dispersão .

Medidas de dispersão. Para preparar uma festa anual são necessários alguns dias. O Sr. António, que faz parte da comissão de festas há já alguns anos, anotou, em dez anos consecutivos, os dias necessários para os preparativos. Os dados são os seguintes:.

misu
Download Presentation

Medidas de dispersão .

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Medidas de dispersão.

  2. Para preparar uma festa anual são necessários alguns dias. O Sr. António, que faz parte da comissão de festas há já alguns anos, anotou, em dez anos consecutivos, os dias necessários para os preparativos. Os dados são os seguintes: Indique os valores extremos, isto é, os valores máximo e mínimo. Chama-se amplitude de um conjunto de dados à diferença entre o maior e o menor desses valores. Calcule a amplitude do conjunto de dados.

  3. Amplitude de um conjunto de dados Duas das medidas da variabilidade de um conjunto de dados são a amplitude e a amplitude interquartil. O que é amplitude? Chama-se amplitude e representa-se por R (Range) de um conjunto de dados, x1 , x´2, … , xi, … , xn, à diferença entre o máximo e o mínimo do conjunto de dados. Se os dados estão agrupados em classes, faz-se uma estimativa para a amplitude calculando a diferença entre o limite superior da última classe e o limite inferior da primeira.

  4. Amplitude interquartil Vejamos: A amplitude interquartil é outra medida de variabilidade que vamos estudar para além da amplitude (R) . Ao contrário da amplitude, a amplitude interquartil (IQR) é uma medida resistente. Já que é definida à custa de medidas resistentes que são os quartis e é representada pela diferença entre o 3.° e o 1.° quartil.

  5. Amplitude interquartis Amplitude interquartis é a diferença entre o 3.o quartil e o 1.o quartil, isto é, igual a 3.o quartil – 1.o quartil

  6. Desvio médio

  7. Existem duas expressões para representar a variância. Ambas são obtidas a partir da soma dos quadrados dos desvios relativamente à média. São elas: A variância não é geralmente utilizada como medida de dispersão mas é o suporte para o cálculo do desvio-padrão. ou

  8. Quando se utiliza s2 ? Quando se utiliza δ2? Quando x1 , x2 , … , xn representam uma amostra. Quando x1 , x2 , … , xn representam uma população.

  9. A interpretação do significado da variância, em situações concretas, levanta problemas. Por exemplo, se estivermos a estudar a altura de um grupo de pessoas em centímetros, a média das alturas ainda se exprime em centímetros, mas a variância exprime-se em centímetros quadrados.

  10. O desvio-padrão representa-se por s ou s conforme a variância seja s2 ou δ2 e é igual à raiz quadrada positiva da variância.

  11. Propriedades do desvio-padrão 1. O desvio-padrão é sempre não negativo. 2. Quanto maior for o desvio-padrão maior será a dispersão dos dados em relação à média. 3. Se o desvio-padrão é igual a zero é porque não existe variabilidade, isto é, os dados são todos iguais.

  12. O processo de cálculo do desvio-padrão para dados agrupados em classes ou em tabelas de frequência é o mesmo que para os dados simples.

  13. Utilizar a calculadora gráfica para determinar o desvio-padrão Pode provar-se, tal como se verifica no exemplo anterior, que: Ao adicionarmos a cada dado a constante k , a média vem adicionada dessa constante e o desvio-padrão não se altera.

  14. Utilizar a calculadora gráfica para determinar o desvio-padrão Pode provar-se, tal como se verifica no exemplo anterior, que: Ao multiplicar cada dado por uma constante diferente de zero, k , a média e o desvio-padrão vêm multiplicados por essa constante.

  15. Essencial

  16. O ESSENCIAL Define-se amplitudee representa-se por R (Range) como sendo a diferença entre os valores maior e menor das observações. Por exemplo:

  17. O ESSENCIAL A amplitude interquartis = Q3 - Q1 . Por exemplo: amplitude interquartis = 184 - 163 = 21

  18. O ESSENCIAL Sendo x1 , x2 , … , xn os n valores observados de uma variável quantitativa a sua média, chama-se desvio médio, e representa-se por d , ao valor assim obtido: Para dados agrupados em tabelas de frequências: Para dados simples: • Se os dados estão agrupados em classes, xi e fi são, respectivamente, o ponto médio e a frequência absoluta da classe i ; k é o número de classes.

  19. O ESSENCIAL Define-se variância, e representa-se por s2 , como sendo a medida que se obtém adicionando os quadrados dos desvios das observações da amostra, relativamente à sua média, e dividindo pelo número de observações da amostra menos 1 .

  20. O ESSENCIAL A variância envolve a soma de quadrados. Assim, para obter uma medida da variabilidade ou dispersão com as mesmas unidades que os dados da amostra, calcula-se a raiz quadrada positiva da variância e obtém-se o desvio-padrão.

  21. Medidas de dispersão.

More Related