130 likes | 365 Views
O Sermão da Montanha. Lucas 6: 20 - 42. 20 Olhando para os seus discípulos , ele disse : " Bem-aventurados vocês os pobres , pois a vocês pertence o Reino de Deus.
E N D
O Sermão da Montanha Lucas 6: 20 - 42
20 Olhandoparaosseusdiscípulos, eledisse: "Bem-aventuradosvocêsospobres, pois a vocêspertence o Reino de Deus. Bem-aventuradosvocês, que agora têmfome, poisserãosatisfeitos. 21 Bem-aventuradosvocês, que agora choram, poishaverão de rir. 22 Bem-aventuradosserãovocês, quandoosodiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, comosendomau, porcausa do Filho do homem. 23 "Regozijem-se nessedia e saltem de alegria, porquegrandeé a recompensa de vocês no céu. Poisassimosantepassados deles trataramosprofetas. 24 "Mas ai de vocês, osricos, poisjáreceberamsuaconsolação. 25 Ai de vocês, que agora têmfartura, porquepassarãofome. Ai de vocês, que agora riem, poishaverão de se lamentar e chorar. 26 Ai de vocês, quandotodosfalarembem de vocês, poisassimosantepassados deles trataramosfalsosprofetas". 27 "Mas eudigo a vocêsqueestão me ouvindo: Amemosseusinimigos, façam o bemaosqueosodeiam, 28 abençoemosqueosamaldiçoam, oremporaquelesqueosmaltratam.
29 Se alguémlhebaternuma face, ofereça-lhetambém a outra. Se alguémlhetirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. 30 Dêa todo o quelhepedir, e se alguémtirar o quepertence a você, nãolheexijaque o devolva. 31 Como vocêsqueremqueos outros lhesfaçam, façamtambémvocês a eles. 32 "Queméritovocêsterão, se amaremaosqueosamam? Atéos ‘pecadores’ amamaosqueosamam. 33 E queméritoterão, se fizerem o bemàquelesquesãobonspara com vocês? Atéos ‘pecadores’ agemassim. 34 E queméritoterão, se emprestarem a pessoas de quemesperamdevolução? Atéos ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperandoreceberdevolução integral. 35 Amem, porém, osseusinimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, semesperarreceber nada de volta. Então, a recompensaqueterãoserágrande e vocêsserãofilhos do Altíssimo, porqueeleébondosopara com osingratos e maus. 36 Sejammisericordiosos, assimcomo o Pai de vocêsémisericordioso".
37 "Nãojulguem, e vocêsnãoserãojulgados. Nãocondenem, e nãoserãocondenados. Perdoem, e serãoperdoados. 38 Dêem, e lhesserá dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordanteserá dada a vocês. Pois a medidaqueusarem, tambémseráusadaparamedirvocês". 39 Jesus fez também a seguintecomparação: "Pode um cegoguiar outro cego? Nãocairãoosdois no buraco? 40 O discípulonãoestáacima do seumestre, mas todoaqueleque for bempreparadoserácomo o seumestre. 41 "Porquevocêrepara no cisco queestá no olho do seuirmão e não se dáconta da vigaqueestáemseupróprioolho? 42 Como vocêpodedizeraoseuirmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seuolho’, se vocêmesmonãoconseguever a vigaqueestáemseupróprioolho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seuolho, e entãovocêveráclaramenteparatirar o cisco do olho do seuirmão".
O Novo paradigma do Reino de Deus.O EvangelhonãoéreligiãoO evangelhonãoéaparênciao evangelhonãoévingançaO evangelhonãoéolharprafora.O evangelhonão é escarnerceroserros do próximoJesus anuncia a seusdiscípulosque o evangelho é umamudança radical de vida, perspectivas e paradigmas.
O Reino de Deus éparatodosquenecessitam de Deus • 20 Olhandoparaosseusdiscípulos, eledisse: "Bem-aventuradosvocêsospobres, pois a vocêspertence o Reino de Deus. • Jesus faz um paralelo entre o Ter e o Ser. • O grandedesafio é Ser, mas paraSer é necessárioumaprofundaautoanálise. • Vocêrealmente tem a necessidade de Deus emsuavida? • Ouvocê vive descartando Deus?
O Reinoé a inversão dos valores • 27 "Mas eudigo a vocêsqueestão me ouvindo: Amemosseusinimigos, façam o bemaosqueosodeiam, 28 abençoemosqueosamaldiçoam, oremporaquelesqueosmaltratam. • O Reino de Deus é o AMOR. • A religiãoé a competição, a competência • O queimporta no Evangelho de Cristo é a total dependência de Deus. • Se Deus é Soberano, entãoconfienele, totalmentenele.
O Reinoéexperimentar e oferecer • 36 Sejammisericordiosos, assimcomo o Pai de vocêsémisericordioso”. • Misericórdiasignificamaisqueperdão. Éoferecerperdãounicamenteporperdãosemexpectativas. • Jesus dizquedevemos SER. • A nossaqualidademaiordeveserumapráticareal do AMOR emtodas as circunstâncias.
O Reinoéinclusão e restauração • 37 "Nãojulguem, e vocêsnãoserãojulgados. Nãocondenem, e nãoserãocondenados. Perdoem, e serãoperdoados. 38 Dêem, e lhesserá dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordanteserá dada a vocês. Pois a medidaqueusarem, tambémseráusadaparamedirvocês”. • O desafiocristãoéoferecerperdãoquando for necessário. • A medida do perdãoé a grandeprova do seu AMOR a Deus.