210 likes | 373 Views
-Arquitectura nas primeiras civilizações urbanas. Época pré-clássica -As primeiras cidades no Mediterrâneo -As cidades Egípcias. HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I. HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I.
E N D
-Arquitectura nas primeiras civilizações urbanas. Época pré-clássica -As primeiras cidades no Mediterrâneo -As cidades Egípcias HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Alguns dos Primeiros assentamentos humanos que corresponderam às primeiras civilizações em torno da bacia do mediterrâneo, Europa Central e Ásia menor
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Cidade de Skara, Ilhas Orcadas na (Escócia), 2500 a 1500 a.C. O clima era muito rigoroso. O material utilizado foi a pedra quase na sua totalidade.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Cidade de Çatal Huyuk (Turquia), construída a cerca de 6000 anos antes de Cristo, as casas eram agrupadas como favos, pelo facto de não se dar muita importância à circulação, ou seja, não a importância que tem hoje.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Templo Branco, Uruk actual Irak, estava implantado no alto de um Zigurat Zigurat de Nunar, situado no actual Irak, construído cerca de 2113-2006 a.C. para o culto ao Deus Lunar. No seu interior, existia decoração a base de ladrilho, aplicado com material betuminoso.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Mapa correspondente civilizações mediterrânicas com ênfase na parte Oriental onde se situava a Babilónia… É notório a existência de cursos de água como causa principal da localização das cidades .
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Planta da cidade, Jardins da Babilónia e Torre de Babel, os dois últimos, como símbolo da busca da perfeição e do belo como característica civilizacional daquele povo.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Mapa correspondente civilização Egípcia, a vida agrária era um facto devido a existência do rio Nilo e a fertilidade das terras como resultado das cheias periódicas.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Cidade de el-Lahum, actual el-Kahum. Planta de uma cidade Egípcia, em que a organização do território é um facto, a ideia de ordenamento de forma ortogonal que viria a ser utilizada pelos romanos já existia. Os conhecimentos da matemática como factor de organização
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Pirâmide de Zoser com 60m de altura A outra cidade, a cidade do repouso. Situava-se em lugares privilegiados, e mandada construir pelos faraós, Tinha normalmente um bairro associado onde moravam os trabalhadores.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I As Mastabas eram outro objecto da arquitectura funerária Egípcia, a sepultura propriamente dita situava-se debaixo da mastaba
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Estrutura interna da Pirâmide, espaço de circulação e lugares para depositar tudo o que o Soberano desejasse.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Aspecto do rio Nilo com as suas margens férteis que estão na base dos fundamentos da civilização egípcia.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Esfinge Conjunto das pirâmides de Gizeh no Egipto
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Cidade de Medina no Egipto, constituída por duas mancas diferentes, não deixa de ser uma cidade criada para albergar os trabalhadores que construíam as pirâmides mas, esta contém o lugar onde viviam os artesão, pintores e escribas… e o lugar para outros cujo trabalho era baseado na força braçal.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Casa de um soberano no Egipto em que se distingue com muita clareza a organização espacial e funcional bem como as hierarquias que reflectiam as camadas sociais aí existentes.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Casa de um artesão em Medina no Egipto, Esta casa provavelmente se situava na zona mais ordenada da cidade. Organização horizontal e longitudinal das funções .
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Egipto, 1500 a.C. Tumba da Rainha Atsepsut. Este notável conjunto religioso funerário está encrostado na base de uma falésia acidentada do rio Nilo e, originalmente incluía um bosque de árvores importadas pela rainha depois de uma viagem a Punt actual Sumália. Planta do conjunto funerário
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Planta geral do conjunto religioso de Karnak, Tebas no Egipto 2000-323 a.C. O núcleo do templo é do tempo do império médio, dedicado a Amon, foi mais tarde rodeado de novas câmaras, pátios e pilares construídos por sucessivos faraós ao longo de 1700 anos, este foi o mais grandioso centro administrativo e religioso do antigo Egipto. A-Templo de Amon K-Templo de Khonsu L- Lagos sagrados Mo-Templo de Montu Um-Templo de Mut
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Templo de Khonsu, Karnak, Tebas no Egipto 1170 a. C. Este templo contém todos os elementos básicos de um templo egípcio, com um antepátiode entrada, uma sala expositiva pública, o santuário residência dos deuses a que só tinham acesso os sacerdotes.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I Templo de Amon em Karnak , Tebas no Egpto 2000-323 a.C. parte do templo que continua em pé, o seu santuário construído por Tutmés III1460 a. C. e a grande sala hipóstila construída por Ramsés II 1315-1235 a.C.