150 likes | 280 Views
11. O passado de Israel com Deus. Alvo da lição O aluno será capaz de. Introdução.
E N D
11 O passado de Israel com Deus
Alvo da lição O aluno será capaz de
Introdução O capítulo 9 relata o passado fracassado do povo de Israel e o propósito da eleição de Deus. John Stott diz que em Romanos 9 Paulo aborda a posição singular do povo de Israel no propósito de Deus. Para Paulo, a incredulidade de Israel vai além de um problema intelectual.
I. A tristeza e a angústia do apóstolo (Rm 9.1-5) O que levou o apóstolo a uma atitude tão extrema? Primeiro, a incredulidade dos judeus que ainda estavam atrelados à tradição religiosa, sem Cristo e sem salvação (cf. Rm 10.1-4); segundo, o fato de seus irmãos permanecerem incrédulos e não reconhecerem os privilégios que os cercavam.
Romanos para hoje Como cristãos, tomaríamos Deus por testemunha para reforçar um argumento sobre nossa convicção de fé? Quando olhamos para a situação miserável em que o mundo se encontra, o que causa mais angústia e tristeza em nosso coração? Qual tem sido nossa postura diante da incredulidade e indiferença do mundo, em relação à proclamação do evangelho?
II. A promessa de Deus falhou? (Rm 9.6-13) 1. O verdadeiro Israel (Rm 9.6) 2. Abraão e seus filhos (Rm 9.7-9) 3. Jacó e Esaú (Rm 9.10-13)
Romanos para hoje Você tem plena confiança de que tudo o que Deus promete vai ser cumprido? Deus não é homem para que minta!
III. Deus é injusto? (Rm 9.14-18) 1. A pergunta retórica (Rm 9.14) 2. O que Deus diz a Moisés (Rm 9.15-16) 3. O que Deus diz a Faraó (Rm 9.17) 4. Conclusão (Rm 9.18)
Romanos para hoje Você já questionou Deus por alguma coisa que aconteceu em sua vida como se Deus fosse injusto? Lembre-se de que Deus é perfeito. Deus é justo!
IV. Por que Deus ainda nos culpa? (Rm 9.19-29) Deus tem sobre nós o direito que o oleiro tem sobre o barro (Rm 9.20-21) Deus Se revela tal como Ele é (Rm 9.22-23) Deus previu esses fatos nas Escrituras (Rm 9.24-29)
Romanos para hoje De que o homem não pode se esquecer de forma alguma? O homem é criatura, e Deus, o Criador. O homem é pecador, e Deus, santo. O homem é o barro, e Deus, o oleiro.
V. Que diremos, então? (Rm 9.30-33) A justificação dos gentios (Rm 9.30) O tropeço de Israel (Rm 9.31-33)
Romanos para hoje Segundo Stott, “As pessoas tropeçam na cruz, porque ela corrói os alicerces da nossa justiça própria”. Você tem tropeçado na cruz ou tem crido Naquele que foi crucificado?
Conclusão Todos nós devemos decidir como haveremos de nos relacionar com essa Rocha que foi estabelecida por Deus. Só existem duas possibilidades, como diz John Stott: “Uma é colocar a nossa confiança Nele, fazer Dele o alicerce de nossa vida e construir sobre esse fundamento. A outra é esfolar as canelas na pedra, tropeçar e cair”.