1.57k likes | 2.27k Views
VOCAÇÃO. Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo. Olá, tendo em vista a grande importância e necessidade que temos de refletir sobre a nossa vocação,.
E N D
Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Olá, tendo em vista a grande importância e necessidade que temos de refletir sobre a nossa vocação,
e como já tinha algum material que foi acumulando ao longo do tempo, mais algumas reflexões recentes na comunidade e um pouco da Internet,
resolvi montar este trabalho, em várias partes, com o objetivo de partilhar um pouco este tema, refletido pela Igreja de um modo especial no mês de agosto, mas que deverá continuar por todos os dias da nossa vida...
Aqui não vai ser possível tratar detalhadamente como deveria, porque o assunto é muito amplo, mas apenas destacar os pontos mais importantes, depois o aprofundamento acontece com encontros na comunidade e pesquisas ao longo do tempo...
Antes de refletir com a Palavra de Deus, a primeira coisa necessária é ter uma definição sobre o que significa a palavra vocação...
A palavra vocação vem do verbo latino “vocare”, que significa:
É o chamado de Deus para uma missão, para estar a serviço do próximo, na construção do Reino de Deus, e sendo desta forma irá nos proporcionar muita paz e felicidade, a nossa realização plena da vida, a salvação...
A iniciativa é sempre de Deus, e requer uma resposta da nossa parte!
Se deixarmos de responder positivamente, virá a frustração e nos tornaremos infelizes...
Depois desta introdução, vamos refletir como as grandes figuras da Bíblia deram a Deus uma resposta sem reserva, uma resposta que colocou o cumprimento da missão em primeiro lugar e proporcionou desta forma toda a realização humana.
Temos na Bíblia muitas experiências do chamado de Deus ao longo da história...
1O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar.
2Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos.
3Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti.”
4Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos, quando partiu de Harã.
5Tomou Sarai, sua mulher, e Lot, filho de seu irmão, assim como todos os bens que possuíam e os escravos que tinham adquirido em Harã, e partiram para a terra de Canaã.
7O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos.
8E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
9Agora, eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios.
10Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo”.
Temos a vocação dos Profetas, nós vamos destacar apenas alguns, assim como a
1O jovem Samuel servia ao Senhor sob os olhos de Heli. A palavra do Senhor era rara naqueles dias, e as visões não eram freqüentes.
2Ora, aconteceu certo dia que Heli estava deitado (seus olhos tinham-se enfraquecido, e ele mal podia ver),
3e a lâmpada de Deus ainda não se apagara. Samuel repousava no templo do Senhor, onde seencontrava a arca de Deus.
5Samuel correu para junto de Heli e disse: Eis-me aqui: chamaste-me. Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te. Ele foi e deitou-se.
6O Senhor chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Heli: Eis-me aqui, tu me chamaste. Eu não te chamei, meu filho, torna a deitar-te.
7Samuel ainda não conhecia o Senhor; a palavra do Senhor não lhe tinha sido ainda manifestada.
8Pela terceira vez o Senhor chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Heli: Eis-me aqui, tu me chamaste. Compreendeu então Heli que era o Senhor quem chamava o menino.
9Vai e torna a deitar-te, disse-lhe ele, e se ouvires que te chamam de novo, responde: Falai, Senhor; vosso servo escuta! Voltou Samuel e deitou-se.
10Veio o Senhor pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: Samuel! Samuel! Falai, respondeu o menino; vosso servo escuta!
5Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.
6E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança.
7Replicou porém o Senhor: Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar.
8Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te - oráculo do Senhor.
9E o Senhor, estendendo em seguida a sua mão, tocou-me na boca. E assim me falou: Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios.
10Vê: dou-te hoje poder sobre as nações e sobre os reinos para arrancares e demolires, para arruinares e destruíres, para edificares e plantares.
8Ouvi então a voz do Senhor que dizia: Quem enviarei eu? E quem irá por nós? Eis-me aqui, disse eu, enviai-me.