140 likes | 331 Views
DIFERENTES CRITÉRIOS PARA DIVIDIR O MUNDO EM REGIÕES b) Diferenças econômicas e sociais. Agora vamos mudar o nosso olhar! Ao invés de destacar a natureza , vamos destacar a sociedade . .
E N D
DIFERENTES CRITÉRIOS PARA DIVIDIR O MUNDO EM REGIÕESb) Diferenças econômicas e sociais Agora vamos mudar o nosso olhar! Ao invés de destacar a natureza, vamos destacar a sociedade.
Vamos pensar em critérios políticos e econômicos. Eles são hoje, os mais utilizados para dividir a terra em regiões. E o mais básico desse critério divide as nações do planeta levando-se em conta as condições econômicas e sociais.
CapitalismoGovernantes - "Nós dominamos vocês!"Igreja - "Nós enganamos vocês!"Militares e/ou policiais - "Nós atiramos em vocês"Burguesia - "Nós comemos por vocês!"Plebe - "Nós trabalhamos por todos, nós alimentamos todos!..."
Na segunda metade do século XX, a regionalização mundial era marcada por dois sistema de poder com interesses políticos, sociais e econômicos – Sistema capitalista e o Sistema socialista (Passar o dvd – Vestibulando digital)
Sistema Capitalista é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. (pesquisar – Sistema capitalista - www.renascebrasil.com.br/f_capitalismo2.htm)
Sistema socialista caracteriza uma sociedade exclusivamente socialista é necessário que estejam presentes os seguintes elementos: limitação do direito à propriedade privada, controle dos principais recursos econômicos pelos poderes públicos com a finalidade, teórica, de promover a igualdade social, política e jurídica. (pesquisar – Sistema Socialista - http://www.renascebrasil.com.br/a_socialismo2.htm) (Le as paginas 12 a19).
Há algum tempo atrás podíamos dividir o mundo em três mundos diferentes: 1º, 2º e 3º mundos. No final dos anos 80 um desses três mundos praticamente desapareceu ou seja o 2° mundo.A divisão do mundo em três obedecia ao seguinte critério: • O 1º mundo era formado pelos países ricos, desenvolvidos como os Estados Unidos, Japão e países da Europa Ocidental, por exemplo, Alemanha, França e Inglaterra. • O 2º mundo pelos países socialistas liderados pela União Soviética • 3º mundo pelos países pobres, subdesenvolvidos. No final dos anos 80 a história deu uma importante guinada. As experiências socialistas praticamente desapareceram e com elas foi-se junto o 2o mundo. Le as pagina 20 a 25
Outra maneira de se regionalizar o mundo é a divisão em países Centrais e Periféricos. Centrais são os países Desenvolvidos que exercem influência sobre os países pobres ou Periféricos. Existem também países que são semi-periféricos, o Brasil é um exemplo desse tipo de país. Internacionalmente ele é Periférico, mas dentro do Cone Sul ele é Central, exportando seus produtos e serviços e com a mão-de-obra melhor qualificada que a de seus vizinhos. Ler as paginas 28 a29
Pais desenvolvido Pais subdesenvolvido
Curiosidade Com o mundo se integrando economicamente através de mercados comuns, o Brasil tem posição destacada no Mercosul, Mercado Comum do Cone Sul. * "Mercosul é um bloco econômico que reúne a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai. Veja um exemplo para entender como esse bloco funciona: antes do Mercosul, uma garrafa de vinho argentino, uma peça de couro paraguaio e um quilo de carne uruguaio chegava ao Brasil com preços mais altos. Isso acontecia porque esses produtos cruzavam as nossas fronteiras e o governo brasileiro cobrava Taxas de Importação, o mesmo acontecia quando produtos brasileiros iam para esses países. Mas desde que o Mercosul entrou em vigor em janeiro de 91 os quatro países membros deixaram de cobrar impostos de importação sobre a maioria dos produtos. O consumidor sentiu isso no bolso, os preços dos importados desses países caíram.
Outro bloco econômico que existe no continente americano é o NAFTA. NAFTA é uma sigla inglesa que em português significa Acordo de Livre Comércio da América do Norte. Os países membros são Canadá, Estados Unidos e o México. o Nafta entrou em vigor em 1 de janeiro de 94. Ele também acabou com os impostos cobrados sobre os produtos importados dos países membros. Mas agora existe a possibilidade de os 34 países do continente americano formarem um bloco único, a ALCA. ALCA significa Área de Livre Comércio das Américas e se ela for criada vai integrar todos os países da América com exceção de Cuba. Isso só deve acontecer a partir do ano de 2005."