1 / 8

ADJETIVO

ADJETIVO É a classe gramatical de palavras que exprimem qualidade, defeito, origem, estado do ser. Qualifica o substantivo. CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS EXPLICATIVO - exprime qualidade própria do se. Por exemplo, neve fria.

saxon
Download Presentation

ADJETIVO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ADJETIVO É a classe gramatical de palavras que exprimem qualidade, defeito, origem, estado do ser. Qualifica o substantivo. CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS EXPLICATIVO - exprime qualidade própria do se. Por exemplo, neve fria. RESTRITIVO - exprime qualidade que não é própria do ser. Ex: fruta madura. PRIMITIVO - não vem de outra palavra portuguesa. Por exemplo, bom e mau. DERIVADO - tem origem em outra palavra portuguesa. Por exemplo, bondoso SIMPLES - formado de um só radical. Por exemplo, brasileiro. COMPOSTO- formado de mais de um radical. Por exemplo, franco-brasileiro.

  2. PÁTRIO - é o adjetivo que indica a naturalidade ou a nacionalidade do ser. Por exemplo, brasileiro, cambuiense, etc. LOCUÇÃO ADJETIVA É a união de duas ou mais palavras com o valor de uma só. Locução adjetiva é, portanto, a união de duas ou mais palavras que equivalem a um adjetivo. Elas são usualmente formadas por: uma preposição e um substantivo, uma preposição e um advérbio. Dente de cão = dente canino, Conselho de mãe = conselho materno / Pneus de trás = pneus traseiros / Ataque de frente = ataque frontal GÊNEROS DOS ADJETIVOS Os adjetivos, quanto ao gênero, classificam-se em: Biformes - têm duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. Exemplo, mau e má, judeu e judia.

  3. ** Se o adjetivo é composto e biforme, ele flexiona no feminino somente o último elemento. Por exemplo, o motivo sócio-literário e a causa sócio-literária. Exceção = surdo-mudo e surda-muda. Uniformes - têm uma só forma tanto para o masculino como para o feminino. Exemplo, homem feliz ou cruel e mulher feliz ou cruel. Se o adjetivo é composto e uniforme, fica invariável no feminino. Por exemplo, conflito político-social e desavença político-social. Número do adjetivo O adjetivo simples faz o plural seguindo a mesma regra do substantivo: Rapaz feliz – rapazes felizes / Roupa branca – roupas brancas No plural dos adjetivos compostos acrescenta-se o “s” apenas no último elemento:Lente côncavo-convexa – lentes côncavo-convexa / Crianças mal-educadas – crianças mal-educadas

  4. PARTICULARIDADES Os adjetivos compostos azul-marinho e azul-celeste ficam invariáveis: Carro azul-marinho – carros azul-marinho  Vestido azul-celeste – vestidos azul-celeste O adjetivo composto surdo-mudo flexiona os dois elementos:  Rapaz surdo-mudo – rapazes surdos-mudos. Nos adjetivos referentes a cores, o adjetivo composto fica invariável quando o segundo elemento for um substantivo: Saia verde-oliva – saias verde-oliva Sofá marrom-café – sofás marrom-café

  5. Grau do adjetivo O adjetivo possui dois graus: comparativo e superlativo: Grau comparativo: transmite a ideia de igualdade, superioridade ou inferioridade de um ser em relação a outro. Igualdade - tão+adjetivo+que (do que):  Ela é tão alegre quanto (ou como) ele.  Lídia é tão bonita quanto Raquel. Superioridade – mais+adjetivo+quanto (como): Ele é mais alegre que (ou do que) ela. Lídia é mais bonita que Raquel.

  6. Inferioridade – menos+adjetivo+que (do que): Ele é menos alegre que (ou do que) ela. Lídia é menos bonita que Raquel. PARTICULARIDADES O grau comparativo de superioridade dos adjetivos grande, bom, pequeno, mau usam-se as formas sintéticas maior, melhor, menor e pior. O rapaz é maior que o lutador. **Quando comparamos duas qualidades do mesmo ser, usa-se a forma analítica: A casa é mais grande do que confortável.

  7. Grau superlativo O grau superlativo pode ser: Relativo – quando se faz sobressair, com vantagem desvantagem, a qualidade de um ser em relação a outros (a um conjunto de seres). Pode ser de superioridade ou de inferioridade: Mateus é o mais inteligente da turma. (superioridade) Mateus é o menos inteligente da turma. (inferioridade) Absoluto – quando a qualidade de um ser é intensificada sem a relação com outros seres. Pode ser analítico ou sintético: Analítico: quando o adjetivo é modificado pelo advérbio muito, extremamente, etc. Paula é extremamente bela.

  8. Sintético: quando se acrescenta o sufixo –íssimo, -imo ou -rimo ao radical do adjetivo: Conversa agradabilíssima. Alguns superlativos absolutos sintéticos:Ágil – agillíssimo, agílimo / Agudo – acutíssimo / Bom – boníssimo /Célebre – celebérrimo. Adjetivos pátrios O adjetivo pátrio é aquele que se refere a países, estados, cidades, etc. A maioria desses adjetivos forma-se pelo acréscimo de um sufixo ao substantivo que os origina. Os principais sufixos formadores de adjetivos pátrios são: “-aco, -ano, -ão, -eiro, -ês, -ense, -eu, -ino, -ita”. Acre – acreano / Amapá – amapaense / Espírito Santo – espírito-santense ou capixaba / Mato Grosso – mato-grossense / Pará – paraense

More Related