400 likes | 622 Views
Dourados-MS Acolhe com alegria o XI Congresso dos Dirigentes da SSVP C.M.BAURU BOAS VINDAS SEMPRE!!!!. 1 - A MISSIONARIEDADE DO FILHO DE DEUS. Se queremos aperfeiçoar nossa atuação, devemos fixar nossos olhos na pessoa e atuação de Jesus.
E N D
Dourados-MSAcolhe com alegria o XI Congresso dos Dirigentes da SSVPC.M.BAURUBOAS VINDAS SEMPRE!!!!
Se queremos aperfeiçoar nossa atuação, devemos fixar nossos olhos na pessoa e atuação de Jesus.
1 - Seu ponto de partida: a pessoa.2 - Aponta a todos o Pai.3 - Propõe seguimento.
Na missionariedade, abastece da força do Espírito em vista da missão:Lc. 4, 16-21(Ele me enviou para...)
Propõe despojamento para o serviço: (“Se queres ser perfeito, vai, vende tudo e dê aos pobres”).
Jesus tirou o manto...colocou um avental e lavou os pés dos discípulos.
Abaixar-se para servir – Eis o nosso modelo de missionariedade.“...tire as sandálias porque esta terra é santa.”(cada pessoa é uma terra sagrada...)
Vicente pauta suas ações na contemplação do Cristo Servidor. (servir o pobre para servir Jesus Cristo)
“Vamos, pois, meus irmãos! E nos empenhemos com um novo amor em servir os pobres e inclusive os mais pobres e os mais abandonados; reconhecemos diante de Deus que estes são nossos Senhores e mestres, e que nós somos indignos de lhes prestar nossos pequenos serviços”. (SVP)
. Vicente, como Jesus, coloca a pessoa em primeiro lugar; . Aponta Jesus Cristo; . Propõe vida nova; (levar não só o sustento do corpo, mas também do Espírito.)
O termo “MISSÃO” para Vicente de Paulo, tem seu sentido fundamental na única e verdadeira Missão: A Missão de Jesus Cristo, enviado do Pai.
Por isso dizia: “ Jesus Cristo é a Regra da missão” “ O Filho de Deus veio para Evangelizar os Pobres; e nós, não fomos também mandados para o mesmo fim?”...
“ Deus ama os pobres, e por conseqüência ama aqueles que amam os Pobres. É preciso empenhar-se com afeição a serviço dos Pobres, que são os bem-amados de Deus”. (SVP)
“ Empenhemos com um novo amor em servir os Pobres e inclusive procuremos os mais Pobres e os mais abandonados; reconheçamos de Deus que estes são nossos senhores e mestres e que nós somos indignos de lhes prestar nossos pequenos serviços”. (SVP)
3 - CONFRADE, CONSÓCIA, • FAMILIA VICENTINA • EM ESTADO PERMANENTE • DE MISSÃO.
. Não somenteestou vicentino. Eu SOU... . Colocar em primeiro lugar a pessoado pobre... . Apontar Jesus Cristo como fonte...caminho... . Estimular o seguimento, a experiência de Jesus servidor.
Por causa do pobre, cuidar para que, se necessário, haja flexibilidade em nossas regras. (a lei estar a serviço)
A centralidade não é a Conferência, a SSVP, mas, Jesus Cristo e o seu Projeto. Projeto que se dá pela Igreja e a sociedade civil. O Papa Pio XII, assim sintetiza o papel da SSVP: “elas, pela sua freqüência de visitas aos pobres, são modelos como escola de santidade e como essência da perfeição cristã (...) oferecem um meio incomparável de santificação, de serviço e ação social”.
Frederico Ozanam declara: “Deus quis formar uma grande família de irmãos que se espalhassem por todas as partes do mundo. Foi Deus quem fundou a SSVP e foi Deus quem a quis assim”...
“Os pobres, nós os vemos com os olhos da carne. Estão aí e podemos por o dedo e a mão em suas feridas. As marcas da coroa de espinhos são visíveis”.“ ...as coisas necessárias à substância humana estão à mão. Se elas não chegam às mãos dos Pobres é porque alguém as retém. Se falta alguma coisa para alguém, pode-se crer que outros a tem em excesso.(Frederico Ozanan)
Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja Discípula missionária e profética,alimentada pela Palavra de Deuse pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
O discípulo-missionário, deve conhecer a realidade a sua volta e nela mergulhar com o olhar da fé, em atitude de discernimento.
A Conferência de Aparecida nos convoca:* A assumir uma pastoral missionária . Para isso, é necessário conversão pastoral.(n.26).
A Igreja é missionária por excelência.Hoje a missão assume um rosto próprio com três característica que se destacam: urgência,amplitude e inclusão.
Testemunhopessoal e comunitário. Dar a tudo o que se faz um sentido missionário.Anunciar ereanunciara pessoa e o Projeto de Jesus Cristo.
“ Em cada irmão e irmã em dificuldade, nos abraçamos a carne sofredora de Cristo.”
“ Mede-se a grandeza de uma sociedade pelo modo com que esta trata os mais necessitados.”
“ Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário.”
“ Não nos interessa ficar brigando por questões de fé, o que interessa é que todos se juntem para acabar com o sofrimento alheio, sobretudo a fome e a miséria”.
A nossa espiritualidade é a espiritualidade do avental(servir)