1 / 37

Qual é a razão de fazer o Enem

Qual é a razão de fazer o Enem. “O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado”. Anualmente cresce o número de matrículas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). .

sydney
Download Presentation

Qual é a razão de fazer o Enem

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Qual é a razão de fazer o Enem

  2. “O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado”.

  3. Anualmente cresce o número de matrículas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

  4. Em 2012, foram 5,7 milhões de inscritos e 4,1 milhões de participantes; sendo 300 mil a mais do que no ano anterior.

  5. Apenas três anos antes, em 2009, haviam sido 2,5 milhões de participantes.

  6. A partir de 2009, o Enem ampliou sua importância e, hoje, cumpre quatro funções:

  7. 1 - Apresentar-se como vestibular para boa parte das universidades federais, centros federais tecnológicos e algumas universidades estaduais, além de ter seu resultado usado nos processos seletivos de mais de mil faculdades;

  8. 2 - Possibilitar ao aluno concorrer a uma bolsa no ProUnie pedir financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies);

  9. 3 - Tornar-se a prova de conclusão do ensino médio para quem não concluiu o curso na idade adequada;

  10. 4 - Medir o conhecimento dos alunos que encerram o ensino médio.

  11. As Funções do Exame

  12. Originado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio, o Enem é usado desde então como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras.

  13. Atualmente, mais de mil faculdades fazem do Enem um instrumento complementar ao vestibular.

  14. O exame assume um papel cada vez mais importante na ajuda financeira para quem estuda em universidades privadas.

  15. Desde 2004, o Enem é a forma que os estudantes têm para conseguir uma bolsa para o “Programa Universidade para Todos” (ProUni).

  16. Em oito anos, o ProUni atendeu 1.830.000 estudantes, 56% deles com bolsa integral.

  17. Em 2010, a participação do Enem passou a ser obrigatória também para a solicitação do “Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior”(Fies).

  18. Assim, os alunos de baixa renda que quiserem pedir financiamento pelo fundo terão de fazer o exame.

  19. Desde 2009, o Enem ganhou mais duas importantes funções:

  20. Passou a substituir o vestibular de universidades federais. Para isso, foi instituído o “Sistema de Seleção Unificada” (Sisu), que funciona com as notas do Enem, pelo qual o estudante pode concorrer a uma vaga em dezenas de universidades.

  21. A adesão das instituições ao processo é voluntária. O MEC incentiva a adesão, mas respeita a recusa.

  22. A vocação do Enem como vestibular é, com o tempo, ser usado por todas as instituições federais de ensino superior.

  23. b) Passou a ser a prova de conclusão de ensino médio, em lugar do antigo “Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos”(Enceeja).

  24. Enem 2013

  25. O Projeto do Enem previa que o exame fosse aplicado duas ou mais vezes por ano, tal como ocorre em outros países com provas semelhantes, como é o caso do ScholasticAssessmentTest, conhecido como SAT, realizado nos Estados Unidos.

  26. Mas em 2013, o MEC deu um passo atrás e descartou a realização de uma segunda prova, por enquanto sob alegação de custos elevados.

  27. Mesmo com as dificuldades, os erros e os vazamentos, o novo Enem está vingando.

  28. Ainda que haja mais modificações no futuro, o modelo proposto é visto como um facilitador para a vida dos estudantes, pois abre acesso a várias universidades, público e privado, em todo o Brasil, com uma só prova.

  29. Ao unificar vários vestibulares, acaba sendo um fator de economia para o sistema federal de ensino superior.

  30. Enem para concluir a EJA

  31. A partir de 2009, os alunos do ensino médio da educação de jovens e adultos (EJA) passaram a prestar o Enem para conseguir o certificado de conclusão do curso.

  32. Para prestar a prova com esse fim, não é preciso ter frequentado a escola regular nem estar matriculado na EJA.

  33. A única condição é que o participante tenha 18 anos completos até a data do Enem.

  34. O estudante da EJA pode fazer o Enem com esse propósito em qualquer etapa do curso. Se tirar a nota necessária, ele obtém o certificado sem precisar participar das aulas até o final.

  35. É possível pedir a certificação de conclusão do ensino médio em cada uma das quatro áreas do Enem, separadamente.

  36. Para se candidatar com esse fim, o aluno deve indicar, quando se inscrever no Enem, se quer obter a certificação pela Secretaria Estadual de Educação

  37. Fim da 1ª Aula

More Related